↑ Retornar para Para estudantes

Imprimir Página

Competidores

Competidores

Se você já se perguntou …

 “… Como pensamos?”

“… Como falamos?”

“… Como podemos melhorar nossa memória?”

“… Por que precisamos dormir?”

“… O que determina a inteligência de cada indivíduo?”

“… O que diferencia um cérebro de um computador?”

“… Por que nos emocionamos?”

“… Como enxergamos e ouvimos?”

“… Qual é a função da dor?”

“… Existe diferenças entre os sistemas nervosos de homens e mulheres?”

“… Como podemos estudar o sistema nervoso?”

… considere ser um participante de alguma das Olimpíadas de Neurociências pelo Brasil!  Você irá aprender mais sobre vários assuntos relacionados às ciências do cérebro além de conhecer outros estudantes de outras cidades e estados brasileiros e de todo o mundo na competição internacional, além de ganhar prémios e visitar algumas dos melhores universidades e centros de pesquisa do mundo.

Todo ano, centenas de estudantes competem ao redor do mundo, primeiro em competições locais, depois nacionais e por fim internacionalmente. O primeiro passo é entrar em contato com o coordenador de um Comitê Local (a lista podem ser encontrados clicando aqui) Em geral, as competições locais são realizadas de janeiro a março de cada ano. Os vencedores de todas as competições locais poderão se inscrever na competição nacional, e o vencedor desta etapa poderá ser inscrito no Campeonato Internacional.

As olimpíadas de Neurociências faz parte de um programa internacional especialmente concebido para estimular os alunos do ensino básico (principalmente do ensino médio) para aprofundar seus conhecimentos sobre neurociências. Por isso é necessário que o candidato esteja matriculado ou que tenha concluído o ensino médio. Nenhum aluno pode se inscrever em mais de uma competição local e os alunos vencedores da competição nacional só são autorizados a competir uma única vez na competição internacional.

Os alunos podem se preparar para qualquer Olimpíada de Neurociências estudando pela edição de 2008 do livro Brain Facts, publicado pela Sociedade de Neurociência (SfN). Esta publicação também está disponível para download gratuito na página inicial do SfN em versão pdf ou como áudiolivro.  Outro material comumente utilizado para o preparo de candidatos é o livro Neurociência: a Ciência do Cérebro. Este livro  está publicado em 21 idiomas. Cada Olimpíada de Neurociências organizada no Brasil possui coordenação independente e para saber maiores detalhes sobre cada competição, recomendamos que o coordenador específico para obter mais informações sobre procedimentos e regras em sua área. A Coordenação Nacional é a responsável pela acessória e regulamentação da Olimpíada Brasileira de Neurociências, sendo os membros da comissão nacional os coordenadores locais associados a esta iniciativa. A lista dos Coordenadores Locais pode ser encontrada clicando aqui.

Para mais informações sobre como estudar para as competições nos seus diferentes níveis (local, nacional e internacional), visite a nossa página de FAQs, bem como nossa página de Material de Estudo.

 

_______________________________________________________________________________________
Esta Olimpíada de Neurociências é um evento sancionado oficialmente pela International Brain Bee.
© 2012 Organização Ciências e Cognição. Todos os Direitos Reservados. Por favor, envie sugestões de melhorias, correções e comentários para o suporte Web, aos cuidados de Glaucio Aranha.

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee/estudantes/competidores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>