Imprimir Página

Inscrições, Programa e Formulário – VI OBN 2018

  • Inscrições

  • Programação Preliminar

  • Documentação

  • Formulários

  • Dúvidas sobre o Edital

  • Contato com o Coordenador da Olimpíada Brasileira de Neurociências

  • Endereço para correspondência postal

As inscrições para a  VI OBN poderão ser feitas de 30 de março até o dia 16 de abril de 2018.

As provas ocorrerão nos dias 5 e 6 de maio de 2018 (sábado/domingo), no Campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ CEP 21.941-902.

A VI OBN será realizada como evento satélite ao I Simpósio Brasileiro de Neurociências (I SBN). Todos os candidatos aprovados nas competições locais e indicados para a competição nacional devem, além de se inscreverem na Competição Nacional, se inscreverem como participante do I SBN. A inscrição do competidor no Simpósio será confirmada após aprovação da inscrição na VI OBN. O Comitê Organizador do I SBN oferece gratuidade na inscrição para todos os competidores indicados pelos comitês locais e para um acompanhante de cada competidor (o supervisor ou um responsável). Convidamos todos os competidores a participarem das atividades científicas do simpósio, que será realizado nos dias 04 e 05 de maio de 2018. Para se inscreverem no I SBN, acesse AQUI (utilizando o lote: Competidor / Supervisor indicado pelos Comitês Locais para a Olimpíada Brasileira de Neurociências).

Programação Preliminar

  • 04/05 (Sexta-feira)

    • 08:00 às 17:00 horas – Credenciamento dos competidores da VI OBN e participação nas atividades do I SBN

  • 05/05 (Sábado)

    • 08:00 às 12:00 – Credenciamento dos competidores da VI OBN e participação nas atividades do I SBN

    • 13:00 às 14:00 horas – Prova de Morfologia para competidores da  VI OBN 

    • 14:00 às 17:00 horas – Participação nas atividades do I SBN

    • 17:30 às 18:30 horas – Prova de Neurociências Básicas (Quiz) para competidores da  VI OBN 

  • 06/05 (Domingo)

    • 09:00 às 10:00 – Prova de Neurociências Clínicas (Diagnósticos) para competidores da  VI OBN

    • 10:30 às 12:00 – Live Questions para competidores da VI OBN 

    • 13:00 – Palestra de Encerramento e Premiações da VI OBN

Nota: a ordem de execução das avaliações será informada na programação presente no sitio oficial do I Simpósio Brasileiro de Neurociências (www.sbn2018.com.br), mas poderá ser modificada nos dias de competição conforme decisão do Comitê Nacional, sendo necessária a divulgação prévia para os competidores inscritos.

As provas da OBN serão divididas nos dois dias e em quatro etapas, sendo a pontuação máxima de 100 pontos obtida, conforme a seguinte divisão:

  • Morfologia do Sistema Nervoso – Avaliação prática/teórica (25%), que envolve conteúdos de embriologia, citologia, histologia e anatomia macroscópica do sistema nervoso. Os candidatos serão apresentados às amostras histológicas preparadas ou de tecido nervoso humano conservado ou às imagens das mesmas. Os estudantes deverão lembrar os nomes e/ou funções das células, tecidos ou estruturas celulares e/ou histológicas e/ou peças indicadas e responder de modo objetivo ou discursivo em suas folhas de resposta, conforme indicação no dia da prova.
  • Neurociências Básicas – Avaliação teórica (25%), que envolve responder as questões objetivas apresentadas. As respostas deverão ser marcadas em um cartão (ou caderno) de respostas dentro do prazo  de tempo estabelecido e divulgado no dia da competição. Nesta etapa serão abordados temas básicos e avançados (conhecimentos gerais) em neurociências, como, por exemplo desenvolvimento, organização funcional, excitabilidade e sinalização neuronal, sistemas sensoriais e motores, comportamentos, aprendizagem, memória, linguagem, sono, mecanismos de ação de drogas, envelhecimento, dentre outros.
  • Neurociências Clínicas – Avaliação prática/teórica (25%), que envolve a utilização de casos clínicos (apresentação de vídeos, dramatizações, desafios) a serem desvendados pelos candidatos. Nesta etapa os candidatos assistirão a vídeos ou apresentação de quadros clínicos por atores (alunos/professores ou outros profissionais), sendo cada apresentação com duração de 1-2 minutos.  Será avaliado também o domínio e conhecimento sobre exames laboratoriais e/ou clínicos para o diagnóstico de doença neurológica do paciente, conforme a escolha de uma das seguintes desordens: transtorno bipolar, epilepsia, dislexia, TDAH, TDC, doença de Parkinson, dependência/addição, doença de Alzheimer, doença de Huntington, acidente vascular cerebral/encefálico (AVC/AVE), Síndrome de Korsakoff, Trauma /Lesão raquimedular, Doenças do Príon – Doença de Creutzfeldt-Jakob, Síndrome de Down, esquizofrenia, depressão, TOC, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, síndrome de Tourette, hidrocefalia, paralisia cerebral, síndromes neurológicas relacionadas à SIDA, dor crônica e TEA. Poderão ser abordados os seguintes exames para teste diagnóstico: Teste de Inteligência, Teste de Memória, Exame sanguíneo (Hemograma), Teste de DNA, Punção Lombar, Aferição de Pressão Arterial, Biópsa e Neuropatologia, Teste de condução nervosa, Avaliação de reflexos, Avaliação motora, Avaliação sensorial, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Estudo de fluxo sanguíneo cerebral, Tomografia Computadorizada (CT scan), Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan), Imagem de Ressonância Magnética Funcional (functional MRI), Imagem de Ressonância Magnética (MRI scan).
  • Live Questions – Avaliação teórica (25%) discursiva, que envolve responder a perguntas apresentadas oralmente e corrigidas por uma comissão julgadora, na medida em que as mesmas forem sendo respondidas. O tempo para responder a cada uma das perguntas abertas será de no máximo 1 (um) minuto. Nesta etapa as questões podem abordar todos os temas anteriormente avaliados (morfologia do sistema nervoso, neurociências básicas e clínicas), envolvendo conhecimentos gerais tais como: desenvolvimento, organização funcional, excitabilidade e sinalização neuronal, sistemas sensoriais e motores, comportamentos, aprendizagem, memória, linguagem, sono, doenças/distúrbios, mecanismos de ação de drogas, envelhecimento, dentre outros.

 

Nota: a ordem de execução das avaliações será informada na programação presente no sitio oficial do evento, mas poderá ser modificada nos dias de competição conforme decisão do Comitê Nacional, sendo necessária a divulgação prévia no sítio eletrônico. A ordem de apresentação das peças/imagens anatômicas e das imagens histológicas será determinada apenas no dia da competição e poderá ser alterada  dependendo das circunstâncias locais e/ou da disponibilidade de recursos. A ordem ou mesmo a estrutura da competição (inclusão ou retirada de alguma etapa) poderão ser alteradas pelo Comitê Nacional.

 

Inscrições

Um candidato para se inscrever na Olimpíada Brasileira de Neurociências deverá ter competido no presente ano em uma competição local (ou na competição para residentes onde não há um comitê local) e ter sido aprovado. Os Comitês locais farão a indicação de até 3 (três) candidatos e dos supervisores responsáveis pelos candidatos.  Inscrições fora do prazo ou ainda outros casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora Nacional;

  • Poderão participar jovens nascidos ou residentes no território nacional. No caso de jovens de outra nacionalidade, os mesmos devem estar regularmente matriculados ou terem completado o ensino médio em instituição de ensino localizada e/ou credenciada em território nacional. No caso de um representante estrangeiro ser selecionado, ele estará representando o Comitê Local onde realizou sua seleção junto ao Comitê Brasileiro e representando o Brasil junto ao Comitê Internacional e não o pais de sua nacionalidade. A competição nacional será bilíngüe caso seja necessário (português/inglês), possibilitando que as perguntas e/ou respostas sejam feitas e respondidas em português e/ou inglês. Nenhum outro idioma será aceito nas respostas dos candidatos;

  • Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Neurociências/Brazilian Brain Bee (OBN/BBB)  estudantes representando escolas públicas e privadas ou espaços de ciências e tecnologias (e.g. Museus, Espaços de Ciência, ONGs etc) sediados em território nacional, desde que haja concordância da instituição e um responsável (ou supervisor) credenciado junto aos Comitês Locais de origem. Um responsável deverá inscrever o aluno na OBN e acompanhar o candidato durante todo o processo de avaliação. Caso não possa comparecer, deverá nomear e registrar um substituto junto aos Comitês Local e Nacional. O supervisor ou seu representante deverá acompanhar o aluno, caso este seja selecionado em primeiro lugar, representando o Brasil no campeonato internacional (05-09/07 de 2018, 18a Competição Internacional de Neurociências (International Brain Bee) entre os dias 07 e 11 de julho de 2018, em Berlim – Alemanha, durante o Fórum da Federação das Sociedades Européias de Neurociências (Federation of European Neuroscience Societies Bi-annual Forum). International Brain Bee 2018 Preliminary Day program.

  • Para credenciamento, o aluno juntamente com o seu supervisor e o coordenador do Comitê Local deverão preencher o formulário online disponível em Formulário Inscrição da OBN do dia 30 de março até o dia 16 de abril de 2018;

  • Poderão participar da OBN estudantes que tenham, até o dia 01 de julho  de 2018, inclusive, o mínimo de 14 (quatorze) anos e o máximo 18 (dezoito anos completos) anos de idade e que estejam matriculados no ensino médio em andamento ou mesmo completo, desde que nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior;

 

Documentação

O candidato à V OBN e o seu supervisor/professor responsável devem se credenciar até o dia 16  de abril de 2018, preenchendo o formulário de inscrição e anexando-o no site https://doity.com.br/vi-olimpiada-brasileira-de-neurociencias.

Documentos a serem anexados  (em formato pdf) no processo de inscrição:

  • Formulário Inscrição na OBN (com todas as assinaturas);

  • Foto do aluno

  • Foto do supervisor;

  • Comprovante de vínculo institucional (do supervisor),

  • Registro geral (RG) do aluno,

  • RG do responsável legal,

  • RG do supervisor;

  • Comprovante de escolaridade (do aluno);

  • Carta de autorização do responsável pelo estudante para realização da atividade MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR).

 

A confirmação da inscrição e sua divulgação será realizada por e-mail diretamente aos candidatos/supervisores e na pagina oficial da OBN (www.cienciasecognicao.org/rbrazilianbrainbee).  A validação da Inscrição é condicionada ao recebimento de toda a documentação original e assinada no prazo estabelecido. Todos os candidatos e seus acompanhantes devem se inscrever, gratuitamente, no I SBN, evento onde a competição será realizada.

 

Formulários

formulario inscricao OBN

MODELO AUTORIZAÇÃO PARA MENOR

 

Dúvidas sobre o Edital

As dúvidas sobre o presente edital deverão ser encaminhadas ao  Coordenador da OBN, Professor Dr. Alfred Sholl-Franco.

Contato com a Coordenação

Telefone: (55) 21 98743-0444, Fax: (55) 21 2280-8193.

e-mail: brazilianbrainbee@gmail.com / alfredsholl@gmail.com.

Website: http://www.cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee.

Endereço para correspondência postal

Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco / Acadêmica Ingrid Moura

Coordenadores da Olimpíada Brasileira de Neurociências

Programa de Neurobiologia

CeC-NuDCEN – Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências

Sala G0-015, Bloco G, Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ 21.941-902, Brasil.

_________________________________________________________________________________________

Esta Olimpíada de Neurociências é um evento sancionado oficialmente pela ©International Brain Bee

© 2012 Organização Ciências e Cognição. Todos os Direitos Reservados. Por favor, envie sugestões de melhorias, correções e comentários para o suporte Web (assessoria@cienciasecognicao.org), aos cuidados de Glaucio Aranha.

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee/inscricoes-e-formulario-ii-olimpiada-brasileira-de-neurociencias/

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Vania da Cunha Mastela

    Boa tarde!
    Estou com algumas dúvidas sobre a OBN:
    – Podemos inscrever nossos alunos mesmo não participando de um comitê local? Somos do ES.
    – O link para formulário não está ativo. As inscrições já estão abertas?

    Atc,

    1. cienciasecognicao

      Boa noite Vânia,

      Como constam nas normas da OBN só podem participar na competição nacional candidatos indicados por comitês locais credenciados. Alunos de qualquer lugar podem competir nos comitês locais credenciados. Não há problemas em vocês montarem um grupo e montarem um comitê na cidade de vocês, abrindo para outros candidatos da região. Verifique o link para criação de um comitê, pois ainda há prazo para montar uma competição por ai. As competições locais este ano poderão ocorrer até o final de abril e a competição nacional será no dia 09/05 no Rio de janeiro. Att., Comitê Nacional.

  2. daniel campos fuziel

    como faço para participar?

    1. cienciasecognicao

      Caro Daniel,

      Para participar da competição nacional você precisa primeiro competir por um comitê local. Caso na sua cidade ou região não haja um comitê local você poderá competir por qualquer um dos comitês ativos (lista atualizada presente em nosso sitio). Verifique, nas paginas dos comitês locais, as datas e períodos para inscrição e participação.

      Att.,

      Comissão Organizadora.

  3. Juliano Pinto Ribeiro Filho

    Olá, moro em Fortaleza, e aqui não possui nenhum comitê ativo, além disso além de mim existe mais 4 pessoas interessadas em participar da OBN, então, não existe nenhuma possibilidade para a gente se deslocar para um dos comitês presentes. Agradeço resposta! 🙂

    1. cienciasecognicao

      Infelizmente Juliano, para competir na OBN o candidato tem que passar por uma das etapas locais. NÃo temos nenhum comitê na região nordeste, mas estamos a disposição para a abertura de novos comitês. Manaus credenciou um comitê partindo da iniciativa de professores de um centro educacional (Adalberto Valle) e da Universidade Federal do Amazonas. Estamos a disposição para ajudar na criação de novos Comitês.
      No seu caso e dos seus amigos, a unica solução no momento é participar de uma competição em um dos comitês ativos.
      Att., Coordenação Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>