↑ Retornar para Sobre

Imprimir Página

FAQs

FAQs (Perguntas mais Frequentes)

Bem-vindo à nossa página de perguntas mais frequentes! Se você tiver dúvidas ou comentários, por favor contacte-nos para mais informações.

1. Quem é elegível para participar da competição nacional?

2. Quais são os benefícios de participar na Olimpíada Brasileira de Neurociências?

3. Qual é o formato de uma Olimpíada de Neurociências?

4. Qual é a língua oficial das Olimpíadas? Posso competir sem saber inglês?

5. Como posso me preparar para competir em uma Olimpíada  de Neurociências?

6. Onde posso obter uma cópia do Brain Facts?

7. Onde posso obter uma cópia de Neurociência: A Ciência do Cérebro?

8. Há exemplos de perguntas que eu possa consultar?

9. Eu gostaria de participar da OBN, mas não há um Comitê Local em minha cidade ou região. O que devo fazer?

10. Eu estou interessado em começar um Comitê Local e desenvolver uma Olimpíada de Neurociências em minha região. O que devo fazer?

________________________________________________________________________

1. Quem é elegível para participar da competição nacional?

A Olimpíada Brasileira de Neurociências é um programa lançado para motivar os alunos do ensino básico na busca por conhecimento sobre neurociências. Exigimos que nossos concorrentes estejam matriculados em alguma instituição de ensino básico ou tutorial, mas não pode ter menos de 14 e não mais de 19 anos de idade. Nenhum candidato pode participar em mais de uma competição por ano e nenhum vencedor poderá representar o Brasil internacionalmente mais de uma vez. Além disso, seguindo o critério internacional, nenhum estudante está autorizado a competir mais de uma vez nacionalmente.

2. Quais são os benefícios de participar na Olimpíada Brasileira de Neurociências?

Os prêmios a serem fornecidos para os participantes e os vencedores das competições locais e nacional podem variar. Eles geralmente incluem certificados, prêmios em dinheiro, troféus e viagens para o vencedor para o próximo nível da competição. No caso da Competição Internacional (International Brain Bee), o terceiro colocado recebe US$ 1.000,00 (mil dólares), o segundo colocado recebe US$ 2.000,00 (dois mil dólares) e o primeiro colocado recebe U$$ 3.000,00, (três mil dólares) mais um troféu individual, um troféu para a sua escola e um estágio de verão com um internacionalmente renomado neurocientista. Ao participar, os estudantes não só competem por uma premiação, mas aprendem sobre neurociências e cooperação, tanto no que se refere aos aspectos básico e clínicos como sua relação com o nosso dia-a-dia. Os coordenadores locais, assim como os patrocinadores irão se orgulhar de participar de uma iniciativa que visa melhor o ensino e inspirar alunos para o estudo das neurociências e quem sabe inspirar futuros pesquisadores e profissionais nas áreas humanas, tecnológicas e da saúde!

3. Qual é o formato de uma Olimpíada de Neurociências?

Os formatos podem variar dentro e entre as olimpíadas locais e nacionais. O mais comum internacionalmente é a adoção de perguntas orais e os competidores respondem de modo curto e objetivo (as respostas podem ser orais ou escritas, no caso de escritas, podem ser objetivas ou discursivas) sobre os conteúdos que podem incluir: neuroanatomia, neurohistologia, neurofisiologia, neuropatologia (o estudo de doenças do sistema nervoso), diagnóstico de paciente, testes laboratoriais, dentre outros conteúdos. Dependendo do número de concorrentes, as competições podem ser precedidas por uma pré-seleção em forma escrita ou até mesmo pela internet.

4. Qual é a língua oficial das Olimpíadas? Posso competir sem saber inglês?

As provas tanto para as competições locais e nacional brasileira como para a competição internacional são formuladas em inglês. No caso das competições realizadas no Brasil, temos autorização para fazermos bilingue. Entretanto, na competição internacional só será permitido o uso do inglês e não há previsão para alternativas de tradução. A mesma situação é observada em países de língua espanhola e nas províncias canadenses que utilizam o francês como língua preferencial.  Assim, caso você queira participar das competições locais e seja o vencedor, poderá competir na etapa nacional. No entanto, não poderá ser indicado para a competição internacional e outro colocado poderá ser indicado para representar o Brasil.

5. Como posso me preparar para competir em uma Olimpíada de Neurociências?

As questões trabalhadas nas Olimpíadas de Neurociências (Locais, Nacional e Internacional) são criadas a partir do material contido basicamente em duas publicações. A maioria dos países de língua Inglesa utiliza a publicação denominada Brain Facts (Fatos do Cérebro),  a qual é grátis para baixar aqui ou a partir do site da Sociedade de Neurociências (Society for Neuroscience).  A maioria dos países de outra língua que não a inglesa utilizam o livro “Neurociência: A Ciência do Cérebro”, publicado por The British Neuroscience Association (Copyright British Neuroscience Association 2003, tradução, em 2007, por João O Malva –  Instituto de Bioquímica, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal).  Todos os campeonatos nacionais e internacionais utilizam o livro “Neurociência: A Ciência do Cérebro”. No caso de atividades práticas serem incluídas nos campeonatos recomendamos aos candidatos o uso das publicações indicadas pelos Comitês Locais e que abordem neuroanatomia e neurohistologia básicas. Caso sejam incluídos casos de doenças, os estudantes também devem conhecer os sinais, sintomas e os critérios de diagnóstico de desordens neurológicas comuns e de psiquiatria. Uma indicação para consulta geral em língua inglesa é o site da Enciclopédia de Medicina da Medline Plus, o qual pode ser encontrado na Biblioteca Nacional de Medicina.

6. Onde posso obter uma cópia do Brain Facts?

Não há até o momento uma versão em português do livro Brain Facts (Fatos do Cérebro). A versão em inglês está disponível no site da Sociedade para a Neurociência (Society for Neuroscience). Estudantes ou professores podem solicitar uma cópia impressa através do mesmo site.

7. Onde posso obter uma cópia de “Neurociência: A Ciência do Cérebro”?

As cópias podem ser baixado gratuitamente a partir do site da Organização Internacional para a Pesquisa do Cérebro (IBRO)  e clique no link para a Campanha Cérebro, onde você poderá encontrar a versão em 21 idiomas. Estudantes ou professores interessados  em solicitar uma cópia impressa da publicação também deve visitar o site para mais informações.

8. Há exemplos de perguntas que eu possa consultar?

Ainda não temos amostras de perguntas utilizadas em Olimpíadas de Neurociências no Brasil. Entretanto, algumas questões podem ser visualizadas em nossa pagina Exemplo de Questões e que estão disponíveis para guiar os estudos. Todas as questões utilizadas nos campeonatos locais são formuladas por um Comitê Internacional e sempre são baseadas nos dois livros indicados pelo mesmo. Assim, recomendamos o estudo destes livros (Brain Facts e Neurociência: Ciência do Cérebro).

9. Eu gostaria de participar da OBN, mas não há um Comitê Local em minha cidade ou região. O que devo fazer?

Se não existe um Comitê Local em sua cidade ou região, convidamos você a participar em qualquer outro Comitê Local! Você pode escolher qualquer outro Comitê para se inscrever e participar, aquele que for mais conveniente para você. Consulte a nossa lista de Comitês Locais para ver se você consegue se deslocar para este outro local. Não se esqueça de consultar as regras e seguir os prazos estipulados pelos Comitês, pois eles podem variar.

Caso na sua região não tenha um Comitê, nos avise, pois podemos procurar mais interessados em iniciar este novo Comitê! Iniciar um novo Comitê Local é uma maneira divertida e fácil de aumentar a conscientização sobre a importância das neurociência, alem de servir de veículo para expor os alunos do ensino básico ao conhecimento produzido e propagado nas faculdades, universidades e centros de pesquisa. Se você é um estudante do ensino básico  e está interessado em iniciar um Comitê Local em sua região, por favor converse com os seus professores ou coordenadores pedagógicos e peça para eles entrarem em contato diretamente com o Dr. Alfred Sholl-Franco. Pesquisadores e professores em todas as áreas do saber também sintam-se encorajados a entrar em contato  com o Dr. Alfred Sholl-Franco, ou visite a nossa página Inicie um Comitê Local para obter algumas dicas de como iniciar uma nova Olimpíada de Neurociências.

10. Eu estou interessado em começar um Comitê Local e desenvolver uma Olimpíada de Neurociências em minha região. O que devo fazer?

Será um prazer termos mais uma competição local!!! Se você quiser mais informações sobre como iniciar uma Olimpíada de Neurociências, visite a página Inicie um Comitê Local.

 

_______________________________________________________________________________________
Esta Olimpíada de Neurociências é um evento sancionado oficialmente pela International Brain Bee.
© 2012 Organização Ciências e Cognição. Todos os Direitos Reservados. Por favor, envie sugestões de melhorias, correções e comentários para o suporte Web, aos cuidados de Glaucio Aranha.

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/brazilianbrainbee/pagina-exemplo/faqs/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>