Imprimir Página

Informações

2012-01-alfred-sholl-it

Alfred Sholl-Franco possui graduação em Ciências Biológicas (Faculdades Maria Thereza), Especialização em Neurobiologia (UFF), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica, URFJ). Atualmente é Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador da Extensão no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE, IBCCF, UFRJ) e do Ciências e Cognição – Núcleo de DIvulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Editor-Chefe da revista eletrônica “Ciências e Cognição”. Dedica-se à pesquisa básica em estudos sobre proliferação, diferenciação e morte celular no sistema nervoso e à pesquisa em Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, Aprendizado, narrativa e arte. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica, com ênfase nas sub-áreas de Neuroimunomodulação, Biologia Celular, Desenvolvimento, Regeneração no Sistema Nervoso e Educação/Divulgação Científica. Participa como Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ),onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de neuroimunomodulação, neuroplasticidade, neurodegeneração e regeneração. Coordena o Grupo de Peesquisa registrado no CNPq intitulado “Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação” (Neuroeduc), onde desenvolve atividades de editoração, pesquisa em neuroeducação, aprendizagem, corporeidade, narrativa, artes e divulgação científica.

Versões logo-02

Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NUDCEN) é uma unidade da extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi criada com o intuito de promover ações de divulgação científica voltadas para a alfabetização científica, difusão e popularização de neurociências, assim como despertar a consciência pública para a importância do saber científico.

O projeto que deu início ao CeC-NuDCEN teve início em 2004, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, buscando promover ações de divulgação científica que contribuam para o desenvolvimento do ensino na comunidade do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, propõe-se a organizar eventos de divulgação, bem como o desenvolvimento de ferramentas didáticas favorecendo ensino fundamental e médio com temas relacionados às Neurociências. Assume por meta a viabilização do primeiro contato de crianças e adolescentes com o universo acadêmico, estimulando vocações e motivando o estudo de ciências, dando continuidade a eventos isolados já existentes. Ciente, todavia, de que o processo de ensino-aprendizagem tem no professor seu agente-mediador central, contempla em seu escopo atividades e ações voltadas para o apoio e capacitação de professores, tais como workshops, palestras, disponibilização de material didático para uso em sala de aula e outros.

Conta, atualmente, com o apoio do Dana Alliance for Brain Initiatives (Dana Foundation), da Organização Ciências e Cognição (OCC) e do Instituto de Biologia, da Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). O CeC-NuDCEN tem desenvolvido atividades de divulgação do conhecimento científico de modo interinstitucional, encontrando neste momento a oportunidade para sistematizar as ações sinérgicas até hoje desenvolvidas, tais como: desenvolvimento de pesquisa em Ludicidade e Ensino e  ferramentas multimídias de ensino de ciências e neurociências (jogo eletrônico NeurAventura e colaboratório de ensino, dente outros) junto ao Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), tutoriais de práticas, visita a escolas, organização da Semana do Cérebro (alinhada com o evento internacional Brain Awareness Week) e o periódico Ciências & Cognição publicado regularmente desde 2004 (com apoio CNPq/MCT/MEC e FAPERJ).

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/cecnudcen/?page_id=2

Deixe uma resposta