Unidade 731 – foi uma unidade secreta de pesquisa e desenvolvimento da guerra biológica do exército imperial japonês que utilizou seres humanos em experiências secretas durante a Segunda Guerra Mundiale Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937–1945).
História[editar | editar código-fonte]
A Unidade 731 foi denominada oficialmente Departamento de prevenção de epidemias e purificação de água (関東軍防疫給水部本部Kantōgun Bōeki Kyūsuibu Honbu) do exército de Guangdong, originalmente sob comando da Kempeitai (polícia militar). Foi ajustada às políticas, ideologias e seções dakenpeitai da pré-guerra japonesa no Pacífico. Significou se opôr a ideologia e influência política dos inimigos, e reforçar a ideologia de unidades militares.
A Unidade ficava localizada no distrito de Pingfang, na cidade de Harbin, no estado fantoche de Manchukuo(nordeste da China). Foi responsável por alguns dos crimes de guerra na China e outros países da Ásia, numas das maiores atrocidades realizadas pelo exército imperial japonês1 , agindo de forma muito similar aos famosos experimentos humanos nazistas.
Entre outros experimentos praticados pelos médicos e militares japoneses em prisioneiros e civis chineses,soviéticos, filipinos e de nacionalidades pertencentes a países Aliados1 , ocorreram vivissecções, isto é,dissecações de pessoas vivas, em alguns casos, sem anestesia, retirando órgão por órgão até ao óbito1 ; expostos a mudanças extremas de temperatura1 , ou a temperaturas excessivamente baixas1 ; gaseamento dos prisioneiros levando-os à morte por Sufocamento; ou mesmo enclausurados em câmaras de descompressão, enquanto pesquisadores cronometravam dados como o tempo para que os olhos explodissem2 . Foram disseminadas doenças e pestes como tifo, cólera, peste bubônica, disenteria e antrazem várias cidades chinesas, levando aproximadamente duzentas mil pessoas à morte1 .O lugar até ficou conhecido como “Auschwitz asiática” por conta de todas essas atrocidades.
Além do governo japonês, no pós-Guerra, o governo norte-americano ficou a conhecer a unidade e as atividades realizadas durante o período de Guerra1 . No entanto, o Governo Americano concedeu imunidade aos perpetradores e ajudou a encobrir acontecimentos e provas em troca de dados1 . Assim, os crimes de guerra cometidos foram mantidos em segredo para o resto do mundo até virem à tona a verdade em 1989com a descoberta de cadáveres no subsolo da cidade de Tóquio por operários de construção.
Sendo impossível ocultar por mais tempo a verdade, muitos fatos foram levados ao público e vítimas deixam o estado de silêncio e deram seus depoimentos sobre a unidade 731, muitas das quais são soldados norte-americanos que foram cobaias em experiências sob o comando do general Shiro Ishii, oficial do exército de Guangdong.
O filme de 1988, produção conjunta de Hong Kong/República Popular da China, Hei tai yang 731 (em inglês: Men Behind the Sun, em português: Campo 731: Bactérias, a maldade Humana) retrata as experiências da Unidade 731.3
Essas atrocidades causadas pelo exército japonês na época da Segunda Grande Guerra inspiraram a banda de Thrash metal Slayer a compor a música Unit 731.