O jogo – Regras


NeurAventura foi projetado para ser um misto de roleplaying game (RPG) e jogo de realidade alternativa (ARG). Esta modalidade de jogo de simulação é orientado para uma narrativa de mistério, envolvendo múltiplos personagens.

O sistema de regras adotado para o RGP é o “Ação!!!“, por Marcelo Cassar. Para fazer o download do sistema de regras  Ação!!! (CLIQUE AQUI).

Capa do sistema de RPG Ação!!!

Capa do sistema de RPG Ação!!!

As regras de um ARG são bastante flexíveis e podem ser customizadas para se ajustar à capacidade de interação de cada jogador. A base do jogo gira em torno dos esforços do indivíduo ou grupo envolvido no sentido de desvendar um enigma. Para tanto, o responsável pelo ARG distribui elementos da narrativa por uma diversificada quantidade de mídias, tais como sites, blogs, redes sociais, álbuns de fotos eletrônico, não esquecendo as mídias tradicionais. Por exemplo, a chave de um bloco da história pode estar contido em uma matéria publicada em jornal impresso em dia, cadesno e página especificado. A esta narrativa realizada através de uma rede de mídias dá-se o nome de “transmídia”.

Os ARGs surgiram na rede mundial de computadores e encontram nas mídias digitais sua principal engrenagem de compartilhamento de informação. Alguns ARGs podem abrir espaço para a interação com o prórprio espaço urbano, solicitando, por exemplo, que o jogador vá até um determinado local na cidade, caso em que o jogador que executa a missão pode fotografar ou filmar o evento descrito compartilhando com os demais jogadores ou não.

O princípio de um ARG se dá com a organização de uma equipe, a qual se reune real ou virtualmente para discutir, trocar dados e criar ações estratégicas para o próximo ‘input’ . Quanto mais as informações forem partilhadas, maior será a probabilidade de solução da missão sobre a qual o grupo está empreendendo esforços.

NeurAventura está orientado para trabalhar com o sistema de grupos e líderes de grupos. O Líder de Grupo (LG) deve solicitar o seu credenciamento junto à Administradora do Jogo (AJ). Esse credenciamento é totalmente gratuito e, no momento, estará restrito a professores.

As equipes serão a base de realização do jogo e cabe ao LG acompanhar o desempenho de sua equipe, segundo as instruções obtidas da administração do jogo. Ao LG cabe:  coordenar as ações, estimular as discussões e consolidar as descobertas. A qualquer tempo, ele poderá contatar a AJ para retirar dúvidas e fazer sugestões, através dos meios próprios disponibilizados, exclusivamente, ao LG credenciado.

Não há um tempo determidado para a duração de um ARG, podendo o mesmo durar arcos fechaados de narrativa, compreendendo alguns dias ou ser jogado por semanas ou meses.

Por outro lado, não há uma “meta”. O objetivo do jogo é o seu próprio desdobramento, a diversão e a descoberta de novos conteúdos. Assim como um seriado de TV terá tantas temporadas quanto se verificar o interesse do público e viabilidade da rede de televisão. Um ARG poderá ser produzido enquanto houver núcleos interessados em jogá-lo.

Vale destacar que um ARG é um jogo de simulação e não de competição. Os jogadores não competem entre si, logo não há UM ganhador. Pelo contrário, os jogadores cooperam entre si para que todos possam ganhar. Neste sentido, a criação de blogs, canais do You Tube, ou qualquer outro recurso pelos jogadores é estimulado e os links para os mesmos, desde que submetidos pelo LG, serão incorporados à página de link deste site. Vale destacar que todo recurso desta natureza deverá conter expressamente e bastante visívei a informação: “este (blog/site/canal/etc – adaptar) faz parte de um jogo narrativo, sendo todas as informações fictícias, ainda que inspiradas em elementos verídicos”.

O Neuraventura foi concebido para ser organizado em “Células”. A primeira a ser liberada será o “Comando Imuno”. Inicialmente, a liberação de credenciamento de LG será restrita a professores, mas em breve pretendemos ampliar a rede de participantes para um modelo aberto.

Deixe um comentário