abr 19

O papel de amiloides cerebrais em pessoas com AIDS e sua relação com a terapia antirretroviral – resenha do artigo ”Amyloid beta accumulation in HIV-1-infected brain: The role of the blood brain barrier”, publicado em Dezembro de 2012, na “IUBMB life” – por Fabiana Braga.

      Nos últimos anos ocorreram enormes avanços quanto ao tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), destacando – se a introdução da terapia antirretroviral (TAR). O artigo traz uma dualidade superficial sobre essa terapia, usada desde a década de 90. Muitos pacientes HIV-1 infectados sobreviveram por mais de 20 anos, levando …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1477

abr 03

Neurônios-espelho- por Alexandre Key Teruya, José Eudes Neri, Kim Soares Marinho e Thaís Gregol de Farias

Histórico Os neurônios-espelho foram descobertos por acaso em 1994, na Universidade de Parma, na Itália, pelos neurocientistas Giacomo Rizzolatti, Leonardo Fogassi e Vittorio Gallese. As descobertas foram constatadas em macacos Rhesus¹. A experiência deu-se da seguinte maneira: apesar do estudo ter como objetivo principal identificar qual área cerebral era ativada ao se executar determinada ação …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1590

abr 03

Abordagem Neurobiológica e Evolucionária da ficção-por Bianca Sofía Niz Di Stéfano, Elexandra Aparecida Simões e Rafael Kanji Nakamura

            O avanço da Neurociência, nas últimas décadas, possibilitou uma maior compreensão sobre a relação entre a ficção e sistema nervoso central. O presente estudo “Abordagem Neurobiológica e Evolucionária  da ficção” é  um artigo de revisão e como tal, limita-se a buscar pelo conhecimento científico a partir de pesquisas e autores que retratam o assunto …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1580

mar 23

Você é vítima de estigma? (Tradução livre de alguns excertos por Elisabete Castelon Konkiewitz)

Você é vítima de estigma? Estigma é uma fonte significativa de estresse e desvantagem social, sendo um fator de risco de mortalidade e de morbidade.   Estigma é definido como a co-ocorrência de rotulagem, estereótipos, exclusão , perda de status e discriminação em um contexto no qual o poder é exercido. Estigma sobrepõe-se com o …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1544

mar 22

Trauma na infância e epigenética – resenha do artigo “Primate evidence on the late health effects of early-life adversity” por Lucas Shuiti

Gabriella Conti,Christopher Hansman, James J. Heckman, Matthew F. X. Novak, Angela Ruggiero, and Stephen J. Suomi; PNAS; 2012 http://www.pnas.org/content/109/23/8866.full   A relação entre as experiências vivenciadas nos primeiros anos de vida e sua influência em comportamentos na vida adulta é, hoje, indiscutível e torna-se objeto de muitos estudos atuais. As consequências mais frequentemente listadas desses traumas são a depressão, …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1460

mar 17

II International Grand Dourados Neuroscience Symposium, 25 a 27 de setembro de 2014

      II International Grand Dourados Neuroscience Symposium,             A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem com alegria anunciar e convidar a todos para o II International Grand Dourados Neuroscience Symposium, o qual ocorrerá entre 25 e 27 de setembro de …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1495

mar 13

Alguns trechos do artigo “How Might Yoga Help Depression? A Neurobiological Perspective” Patricia Anne Kinser, PhDc, Lisa Goehler, PhD, and Ann Gill Taylor, EdD. Tradução livre por Elisabete Castelon Konkiewitz

vídeo do youtube Grupo Sita Devi: praticantes de Yoga de Dourados-MS http://www.youtube.com/watch?v=Lqbb4-tlAfQ&hd=1 Resumo A depressão é uma condição de saúde mental prevalente em todo o mundo e é a principal causa de incapacitação em adultos com menos de 45 anos de idade . A maioria dos indivíduos com transtorno depressivo maior ( MDD) relata apenas …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1441

fev 27

Neurobiologia dos Gânglios da Base: Transtorno de Tourette e Transtorno Obsessivo-Compulsivo-por Dayane Caroline Sperandio Sales

 Introdução              Os Gânglios da Base são massas de substância cinzenta no interior da substância branca localizados na base do cerebelo, principalmente na posição lateral e circunvizinha ao tálamo.             Alterações nessas estruturas estão relacionadas à fisiopatologia de várias doenças, entre elas, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Tourette, que serão abordados ao longo …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1410

fev 08

Percepção musical em crianças autistas: melhora de funções interpessoais- por Bruna Luiza Guerrer, Jaqueline Lima de Menezes

Resumo Estudos sugerem que as áreas do processamento da linguagem em indivíduos autistas têm ativação reduzida. Além disso, estes apresentam anormalidades em circuitos cerebrais, como: atraso no desenvolvimento maturacional dos circuitos do sistema límbico, número diminuído de células de Purkinje no cerebelo, aumento do volume do córtex frontal, dentre outras. No entanto, apesar destas anormalidades, …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1393

jan 30

Experiência de quase morte: explicação neurobiológica – resenha do artigo “Near death experiences: a multidisciplinary hypothesis” por Diana Sevilha

o beijo da morte

István Bókkon,, Birendra N. Mallick, and Jack A. Tuszynski. Frontiers in Human Neuroscience, 2013; 7: 533  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3769617/#!po=2.38095   A experiência de quase morte (EQM) inclui um amplo conjunto de experiências subjetivas associadas com a morte iminente, sendo as mais frequentes: experiência fora do corpo (separação da consciência do corpo físico), passagem através de um túnel …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1385

Posts mais antigos «