fev 10 2018

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO E DO TRANSTORNO DO USO DE SUBSTÂNCIAS NA SAÚDE DE UM INDIVÍDUO HIV POSITIVO? – por Mariana Angélica da Silva Miranda e Isabella Fernandes de Azambuja Vedovato

Resenha do artigo: Understanding the interface of HIV, trauma, post traumatic stress disorder, and substance use and its implications for health outcomes D. J. Brief, A. R. Bollinger, M. J. Vielhauer, J. A. Berger-Greenstein, E. E. Morgan, S. M. Brady,  L. M. Buondonno, T. M. Keane. For The HIV/AIDS Treatment Adherence, Health Outcomes And Cost …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4087

fev 03 2018

Artificial Intelligence, consciousness, perception and the uniqueness of the human brain-by Edward Benjamin Ziff

The world is quantal, nearly infinite in its complexity. We must navigate this world to survive. To navigate successfully, we must reduce the complexity of the world by making categorizations. This process depends on establishing relationships between world entities and between these entities and us. The properties of objects exist in time and space. An …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4077

jan 11 2018

O QUE AS ADVERSIDADES NA INFÂNCIA TÊM PARA NOS DIZER SOBRE A PREVENÇÃO DO HIV? – por Brenda Barzotto Arnold e Murilo Higa Cimatti de Andrade Kratz Resenha do artigo: Fang, L., Chuang D.M., Lee, Y. Adverse childhood experiences, gender, and HIV risk behaviors: Results from a population-based sample. Preventive Medicine Reports 4 (2016) 113-120.

A identificação de características preditivas em um indivíduo é foco em diversas áreas do conhecimento humano. Na educação, podemos tomar como exemplo os diversos perfis de alunos e suas necessidades, que levam ao desenvolvimento de teorias e formulação de estudos para obter o máximo de desenvolvimento intelectual possível para aquela pessoa. Na criminologia, também, é …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4069

jan 06 2018

Trecho do livro-Espectro do Autismo, Criatividade e Emoções (talentos e oportunidades criativas)-Elisabete Castelon Konkiewitz e Edward Benjamin Ziff

O espectro do autismo: neurônios, cérebro e comportamento: Uma breve apresentação A maioria de nós já vem ao mundo com um funcionamento cerebral que nos permite aprender espontaneamente e com facilidade a comunicação com outras pessoas e a assimilação das regras e convenções de comportamento do nosso grupo cultural. Esse aprendizado é fundamental para a …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4064

jan 02 2018

Dra Elisabete Castelon Konkiewitz-neurologista e psiquiatra-mudança de endereço

  Queridos pacientes! A todos um Feliz 2018! A partir de 15 de janeiro recomeço meus atendimentos em Neurologia e Psiquiatria em novo endereço-Rua Joaquim Alves Taveira 2590-Dourados-MS (perto do açougue Beef Beef, duas quadras acima do Hospital da Vida). Para agendamento: 996041996. Grande abraço a todos! Elisabete Castelon Konkiewitz é médica graduada pela UNIFESP, …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4058

dez 20 2017

O polimorfismo genético do BDNF e seu papel na reconsolidação e na atualização das memórias, por Isabelle Monte e Lizia Kinsley – Uma resenha do artigo “Preventing the Return of Fear Using Reconsolidation Update Mechanisms Depends on the Met-Allele of the Brain Derived Neurotrophic Factor Val66Met Polymorphism”

Sabemos que o processo de formação e consolidação de memórias está relacionado com diversos mecanismos complexos que envolvem regiões do córtex, a amígdala e o hipocampo e também aspectos neuro-humorais, com diversos sinalizadores envolvidos nesse processo, dentre os quais o fator neurotrófico derivado do cérebro (cuja sigla em inglês é BDNF), que será o foco …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4047

dez 03 2017

Yoga para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH)- por Millene Romero e Paula Costa

O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é um quadro caracterizado por um prejuízo nos mecanismos que regulam a atenção e a atividade motora. A tríade de sintomas clássica na síndrome é caracterizada pela presença de: hiperatividade extrema, desatenção e impulsividade.1,6  Independente do grau  classificatório empregado, crianças que apresentam TDAH são notoriamente reconhecidas devido …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4000

nov 15 2017

II Olimpíada de Neurociências (Brain Bee) da Grande Dourados

As Olimpíadas de Neurociências (Brain Bee) são competições de neurociência para estudantes do ensino básico (entre 14 e 18 anos). Seu objetivo é motivar os jovens a aprenderem sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas que estudam ou interagem com as neurociências tanto …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4037

nov 09 2017

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA EM VÍDEO Elisabete Castelon Konkiewitz; Gustavo Carneiro De Rezende- Universidade Federal da Grande Dourados.

    Introdução: O ensino de neurologia é de extrema importância na formação médica ao abordar problemas de saúde pública como depressão, distúrbios de comportamento, alterações cognitivas e motoras. Contudo, ele esbarra na dificuldade que os acadêmicos relatam em aprender de maneira efetiva essa disciplina, uma vez que sua realização é complexa e depende da …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4034

nov 03 2017

Cannabis  e o processo neuroinflamatório em pacientes com infecção pelo HIV , por Carolina Rangel de Lima Santos e Laísa Vieira Gnutzmann

  Introdução   Os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2) são retrovírus pertencentes à família dos lentivírus. Essa família inclui vírus capazes de provocar infecções persistentes, com evolução lenta, produzindo degeneração progressiva do sistema imune (Brasil, 2014). O vírus HIV infecta um subconjunto de células de imunidade, em que se incluem as células T …

Continue reading

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=4010

Load more