mai 21 2015

Dor do membro fantasma- por Ana Carolina F. Gonçalves Sarzi e Jéssica Krieger de Souza

Introdução Dor do membro fantasma “phantom pain” e sensações de membro fantasma estão ligados, mais devem ser diferenciados um do outro. Enquanto, sensações de membros fantasmas são experimentados por aqueles com deficiência congênita de um membro, lesão da medula espinhal ou amputação, a dor do membro fantasma quase que exclusivamente como resultado de amputação6. Essa …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2334

mai 21 2015

Santos FH, Andrade VM, Bueno OFA (Orgs) (2015). Neuropsicologia Hoje -2a edição-Artmed. Porto Alegre: cinco módulos, 33 capítulos, 328 páginas  

  Este livro, escrito por importantes profissionais e pesquisadores brasileiros da área de neuropsicologia, chega à sua segunda edição trazendo o que há de mais novo no campo, em termos tanto teóricos quanto práticos, constituindo-se em leitura indispensável a profissionais e estudantes de neuropsicologia. “O livro que o leitor tem em mãos mostra claramente o …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2330

mai 10 2015

Neurobiologia do instinto materno, por Bruna Scheidt Gregianin, Karoline Becker Paraboni e Natanye Lemes Matchil.

  O instinto materno é descrito como uma tendência primordial que cria em toda mulher um desejo de maternidade e que, uma vez satisfeito, incita a mãe a zelar pela proteção física e moral dos filhos. Está bem estabelecido que os parâmetros característicos do comportamento maternal são mais intensos na primeira semana pós parto do …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2318

mai 02 2015

O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA E SUAS DIFICULDADES, por Jane Correa

 O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA E SUAS DIFICULDADES, por Jane Correa In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013. INTRODUÇÃO  Socialmente, a matemática é tida como um conhecimento complexo1. Saber matemática é comumente relacionado, em nossa sociedade, à inteligência ou às altas habilidades. Gostar …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2290

abr 26 2015

A CRIANÇA, A FAMÍLIA, A ESCOLA E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL- por Edna Maria Marturano.

    A CRIANÇA, A FAMÍLIA, A ESCOLA E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL- por Edna Maria Marturano.  In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013. Roberto tem sete anos incompletos e frequenta o 1º ano do ensino fundamental. Ele não teve …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2264

abr 18 2015

TRANSTORNO BIPOLAR: REVISÃO DE LITERATURA – por Claudemir Antônio Bianki Filho e Fernando R. da Silva

Introdução   O transtorno bipolar é uma doença mental crônica, episódica, descrita por Jules Falret, em 1854, como Folie Circulaire (loucura circular) (1,2). Mais tarde, ela foi renomeada como psicose maníaco-depressiva (3). Hoje em dia, o TB é considerado uma das doenças mentais mais incapacitantes, com altas taxas de morbidade, incapacidade, morte prematura por suicídio …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2251

abr 10 2015

HIV INFECTION AND DRUG ABUSE: IMPLICATIONS FOR NEUROPLASTICITY AND NEUROCOGNITIVE DISORDERS – Mônica Bento Bispo Patrícia de Barros Viegas

(Mônica Bento Bispo Patrícia de Barros Viegas) INTRODUCTION   Human immunodeficiency virus-1 (HIV-1) neuroinvasion occurs in about 80 % of infected individuals (Persidsky and Poluektova, 2006). In the early stage of infection, HIV enters the central nervous system (CNS) via infected monocytes, macrophages and T cells that cross the blood-brain barrier (BBB) and causes neurocognitive …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2225

abr 06 2015

SEMIOLOGIA: COMO REALIZAR E COMO INTERPRETAR O EXAME NEUROLÓGICO

Direção, roteiro, filmagem e edição de Edward Ziff e Elisabete Castelon Konkiewitz. Filme didático sobre semiologia neurológica. Ele apresenta a propedêutica completa, incluindo o nível de consciência, as funções corticais superiores, o exame do crânio, os sinais de irritação meníngea e de irritação radicular, a motricidade, os reflexos miotáticos e superficiais, a sensibilidade, os nervos …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2222

mar 27 2015

FILME COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA DE PARKINSON PARA PACIENTES E CUIDADORES – por Elisabete Castelon Konkiewitz, Ângela Cristina Lima e Edward Ziff

O vídeo “Vivendo com a Doença de Parkinson: Orientações Práticas para Pacientes e Cuidadores” apresenta orientações sobre a Doença de Parkinson. Aborda aspectos práticos, tratamento, evolução da doença e aspectos sociais relacionados. O filme foi produzido por Elisabete Castelon Konkiewitz (UFGD), Ângela Cristina Lima (UNIGRAN) e Edward Ziff (NYU). O vídeo está disponível abaixo e …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2218

mar 23 2015

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES E A METAFÍSICA DA PAIXÃO – por Elisabete Castelon Konkiewitz

O Morro dos Ventos Uivantes e a Metafísica do Amor Palestra de Abertura do II International Grand Dourados Neuroscience Symposium, 25 e 27 de setembro de 2014. O Morro do Ventos Uivantes é um romance publicado por Emily Brontë em 1848, sendo a única obra de ficção desta escritora, que veio a falecer, pouco meses …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2193

Posts mais antigos «