Revisão sobre o Transtorno Dissociativo de Identidade baseado no artigo de Marcello de Abreu “The Pfister Test and the dissociative identity disorder” para a analise do filme “O Clube da Luta”- por Kaique Miranda

A personalidade é um conjunto de características ou traços que diferencia os indivíduos. É o modo de ser, a tendência de ser de uma determinada forma de acordo com sua herança genética, sua história pessoal e suas influências sociais. Formada pela organização de aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos, que … Continue lendo…

Adversidades na infância, epigenética e Diabetes Mellitus- por Mateus Lima do Prado, Matheus Timm Avila e Thaís Gassi Jorge

epigenetics (1)

Introdução   O funcionamento e a organização do cérebro humano dependem de experiências que influenciam a expressividade genômica. Níveis anormalmente elevados de estresse, principalmente em crianças, podem lesar o desenvolvimento cerebral, afetando também, e muitas vezes de forma permanente, as atividade dos sistemas neurorregulatórios. Isso ocorre porque a infância é … Continue lendo…

Breve Panorama das Diferentes Conceituações e Abordagens da Inteligência- por Elisabete Castelon Konkiewitz

Este Mac Leod

O criador do teste de QI, Alfred Binet, entendia a inteligência como um complexo mutável de diversas funções, modeláveis pelo ambiente e por variáveis de acordo com o grau de desenvolvimento do indivíduo (Binet & Simon, 1916). Este conceito é deveras amplo e se harmoniza com conceitos mais recentes, como … Continue lendo…

Ômega 3 e depressão-por José Rodolfo Radaeli, Fellipe Matos, Gustavo Nakamiti e Hélder Villela Jr

omega-3

    Introdução: Os ácidos graxo são componentes essenciais das membranas celulares. Os ácidos graxos insaturados têm uma ou mais ligações duplas entre átomos de carbono. Quando a ligação dupla está na posição 6 dos ácidos graxos insaturados são chamado de “ômega-6″, enquanto aqueles com uma ligação dupla na posição … Continue lendo…

ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS E EVOLUCIONÁRIOS DA COGNIÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO-por Olga Valéria C. A. Andrade e Paulo Estevão Andrade. Capítulo do livro APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz, editora UFGD, Dourados, 2013.

neurodevelopment

“Nada na neurobiologia faz sentido exceto à luz do comportamento.” (Gordon Shepherd)   INTRODUÇÃO É comum todos os pais conversarem e se interagirem efusiva e calorosamente com seus bebês. Conversamos com eles, perguntamos como estão, tentamos adivinhar seus pensamentos e cremos firmemente que, na maioria das vezes, eles nos entendem … Continue lendo…

Explorando os déficits neuropsiquiátricos da Doença de Parkinson através de modelos animais- por Janieli Monteiro Lima Cabreira e Lorene Maira Vasques

Movement

  Introdução: Parkinson não é uma doença apenas motora A Doença de Parkinson (DP) foi descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817 no seu livro “Essay on the Shaking Palsy”. Atinge aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos. A incidência e prevalência desta doença devem … Continue lendo…

SISTEMA ENDOCANABINÓIDE E O MEDO CONDICIONADO- por Caroline de Barros Viegas, Letícia Mie Moriya, Sandro Barreto dos Santos.

Angst -by Pamela Ott

Resumo: O medo é uma das emoções mais esclarecidas em termos de mecanismos cerebrais. A busca pela compreensão dos mecanismos de aprendizagem associados ao medo condicionado tem sido cada vez maior nos últimos anos, mediante a constatação de eles podem participar da etiologia dos transtornos de ansiedade humanos. Baseando-se na … Continue lendo…

The role of dopaminergic dysfunction as an etiological factor in HIV-associated cognitive deficits and how it can be tested in animal models-by Francisco Catsarini, Jaume Aran and Marineide Aquino

Sam Szafran, Escalier anamorphique charcoal on paper

  A major consequence of HIV infection is the development of cognitive deficits due to the effects of infection on the CNS. These deficits, usually referred to as HAND (HIV Associated Neurocognitive Disorders), are commonly classified in three categories, according to their severity: asymptomatic, mild and dementia. Although highly active … Continue lendo…

Dependência de Álcool-por Ariadne Belavenutti Magrinelli-extraído do livro “Tópicos em Neurociência Clínica”editora UFGD-2009

the drinker

INTRODUÇÃO   O vício, do ponto de vista farmacológico, pode ser definido por processos como tolerância, sensibilização, dependência e abstinência. Tolerância refere-se a um progressivo enfraquecimento do efeito de determinada droga após exposição repetida, o que pode contribuir para um aumento da ingestão à medida que o vício prossegue. Sensibilização, … Continue lendo…

As histórias de Oliver Sacks – por Alessandra C. Martini

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

Nascido em Londres, Inglaterra, em 1933, Oliver Sacks é um neurologista e professor de neurologia na New York University (NYU). Mais conhecido pelos seus livros, que reúnem histórias de casos da sua longa experiência como médico neurologista, frequentemente Oliver é chamado de “o poeta laureado da medicina”. Seus relatos vão … Continue lendo…

Bases Neurobiológicas da Ansiedade – por Ariadne Belavenutti Magrinelli

anxiety_by_caroro

      1. INTRODUÇÃO 1.1 MEDO E ANSIEDADE O medo é uma resposta adaptativa a situações de perigo, sendo expresso pela resposta de luta-ou-fuga mediada pela divisão simpática do sistema nervoso autônomo. A expressão inapropriada de medo caracteriza os transtornos de ansiedade.2 A ansiedade e o medo estão intimamente … Continue lendo…

Lesão medular traumática – por Stefânia Forner

medula

A lesão medular traumática, ou traumatismo raquimedular – TRM (coluna vertebral e medula espinhal), é uma lesão frequente que resulta em uma síndrome neurológica altamente incapacitante que compromete as principais funções motoras, autonômicas e reflexas levando a inabilidade permanente. A causa mais frequente é o traumatismo, mas também pode ser … Continue lendo…

Altas Habilidades / Superdotação, Inteligência e Criatividade – Uma Visão Multidisciplinar – Elisabete Konkiewitz e Angela Virgolim (Org.)

inteligencia

Lançamento: Essa obra reúne o conhecimento e a experiência de profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, como psicologia, educação, neurociências e medicina, para refletir e discutir sobre a superdotação, a inteligência e a criatividade humanas. Os autores buscam elucidar mitos, confrontar e analisar teorias, modelos e perspectivas, além de … Continue lendo…

Sonho e Sonhos: bases neurobiológicas, atividade cerebral e teorias interpretativas de seu conteúdo – por Elimar Mayara de Almeida Menegotto

Jacob's ladder

   1 INTRODUÇÃO O sono e os sonhos são misteriosos. A cada noite, abandonamos nossos companheiros, nosso trabalho e nosso lazer e entramos no retiro do sono. Temos somente controle limitado sobre a decisão; podemos adiar o sono por algum tempo, mas somos inevitavelmente vencidos por ele. Gastamos aproxi­madamente um … Continue lendo…

Lesão medular traumática – por Stefânia Forner

medula

A lesão medular traumática, ou traumatismo raquimedular – TRM (coluna vertebral e medula espinhal), é uma lesão frequente que resulta em uma síndrome neurológica altamente incapacitante que compromete as principais funções motoras, autonômicas e reflexas levando a inabilidade permanente. A causa mais frequente é o traumatismo, mas também pode ser … Continue lendo…

Cerebelo, cognição e emoção – por Ana Carolina Mello Perin, Bruna Luíse Trentim e Luana Taiane Dondé

10606385_10204303405963644_4875243854788300975_n

Constituído por dois hemisférios cerebelares e uma porção central, chamada de verme, o cerebelo é uma estrutura que ocupa grande parte da fossa craniana posterior. Externamente, é revestido pela substância cinzenta, enquanto sua porção interior recebe preenchimento de substância branca- na qual haverá quatro pares de núcleos cerebelares, futuramente associados … Continue lendo…

Dor e Sistema Límbico: os mesmos circuitos cerebrais ativados na dor física também participam da dor afetiva – Por Janieli Monteiro; Jaquelyne Oliveira; Lorene Maira; Pedro Fonseca

A bela adormecida

Introdução: A dor é uma experiência complexa essencial para o ser humano, que inclui componentes sensoriais e afetivos. Responsável pela organização de estados e experiências emocionais e de suas expressões somáticas, o sistema límbico possui grande relevância em pacientes com dor. Sob uma perspectiva evolutiva o sistema de alerta às … Continue lendo…

Simpósio Internacional de Neurociência da Grande Dourados está com inscrições abertas

cartAZ

Simpósio Internacional de Neurociência da Grande Dourados está com inscrições abertas Evento já consolidado no calendário científico de Mato Grosso do Sul, o II Simpósio Internacional de Neurociência da Grande Dourados está com inscrições abertas para quem tiver interesse em participar das palestras, workshops e minicursos e também para quem … Continue lendo…

UNI DUNI TÊ, ME ENSINA A BRINCAR E EU BRINCO COM VOCÊ: DISTÚRBIOS DO ESPECTRO AUTISTA- Mylena Lima Ribeiro

foto de TimothyArchibald

Extraído do livro APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR-Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz-editora UFGD, Dourados, 2013. O livro pode ser baixado em pdf gratuitamente:www.ufgd.edu.br     “Você poderia, por favor, me dizer qual o caminho que devo seguir?” “Isso depende em boa parte de onde você … Continue lendo…

O Morro dos Ventos Uivantes, a Neurobiologia do Amor e a Metafísica da Paixão – Por Elisabete Castelon Konkiewitz

header_wuthering

O Morro do Ventos Uivantes é um romance publicado por Emily Brontë em 1848, sendo a única obra de ficção desta escritora, que veio a falecer, pouco meses depois, aos 30 anos, após uma vida de poucos acontecimentos, quase toda encerrada em um vilarejo da região de Yorkshire no norte … Continue lendo…

Condutas em Neurotrauma – Dra. Stefânia Forner e Dr. Irineu Renzi Jr.

trepanation

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014 Tarde-Auditório da UFGD – Campus II 14h00-18h00-Mini-curso (em português): Condutas em Neurotrauma- 14h00-14h45-Lesão Medular Traumática: da bancada à clínica- Dra. Stefânia Forner- University of Toronto/UFSC 14h45-15h30-Lesão Medular Traumática-perspectiva neurocirúrgica-Dr. Irineu Renzi Jr. (USP-RP) 16h00-16h45- Traumatismo crânioencefálico-perspectiva neurocirúrgica-Dr. Irineu Renzi Jr. (USP-RP) 16h45-18h00-mesa redonda-questionamentos, discussão e … Continue lendo…

Casos neurológicos desvendados pelo radiologista – discussão e demonstração de imagem – Dr. Victor Marussi

RMN-craniana-corte-coronal-mostrando-atrofia-cortical-generalizada-estágio avançado da demência do tipo Alzheimer

Auditório da UFGD-Campus II 14h00-18h00-Mini-curso (em português) de Neuroimagem: Casos neurológicos desvendados pelo radiologista- discussão e demonstração de imagem. Dr Victor Marussi- médico radiologista, graduado pela UNICAMP, visiting fellowship Universite du Sherbrooke – Quebec – Canadá, atua no Hospital Beneficencia Portuguesa– SP.  Dr Luiz Dutra-Centro de Radiologia e Diagnóstico por … Continue lendo…

Altas habilidades, inteligência e criatividade – Prof. Dr.Gláucio Aranha-UFF, Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco-UFRJ, Profa. Dra. Ângela Virgolim-UnB.

chagall-The_Circus_Horse-1964

14h00-18h00-Anfiteatro-FCBA Campus II-UFGD Ciclo de palestras e mesa redonda: Ampliando o conceito de inteligência- dos neurônios à arte 14h00-14h45 – Perspectivas psicológicas sobre a inteligência e a superdotação – Profa. Dra. Ângela Mágda Rodrigues Virgolim – UnB 14h45-15h30- O que dizem as Neurociências sobre a Inteligência – contribuições para a Educação-Prof. Dr.Alfred … Continue lendo…

Suicide, mental disorders and suicide prevention- Prof. Dr. Erkki Isometsä-University of Helsinki

Erkki Isometsä

 SÁBADO, 27 DE SETEMBRO DE 2014 8h45-9h30: Suicide, mental disorders and suicide prevention- Prof. Dr. Erkki Isometsä-University of Helsinki 10h00-10h45-Suicidal behavior in mood disorders – who, when and why?-Prof. Dr. Erkki Isometsä-University of Helsinki maiores informações : http://simposioneurodourados.com  

HIV infection, drug addiction and the brain-Prof Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego

ronald ellis

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014 10h00-10h45- HIV infection, drug addiction and the brain-Prof Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego   SÁBADO, 27 DE SETEMBRO DE 2014 8h00-8h45: HIV Associated Neurocognitive Disorders- Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego   14h00-18h00- sala 5- Faculdade de Ciências da Saúde- Neurobiology Course (inglês e português): HIV … Continue lendo…

Cérebro e meditação- o encontro de tradições milenares com a pesquisa neurocientífica do século XXI- Profa. Dra. Elisa Kosaza-UNIFESP

elisa

QUINTA-FEIRA-25 DE SETEMBRO DE 2014  14h00-17h00-  Sala 1-Faculdade de Ciências da Saúde- Workshop: Práticas meditativas aplicadas à saúde- Profa. Dra. Elisa Kosaza-UNIFESP   SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014 8h00-8h45: maiores informaçòes http://simposioneurodourados.com

Stroke: diagnostic and therapy-Prof. Dr. Keith Siller

keith siller

QUINTA-FEIRA-25 DE SETEMBRO DE 2014 14h00-18h00- Auditório da UFGD-Campus II: Mini-curso (em inglês)- Stroke: diagnostic and therapy- Prof. Dr. Keith Siller- New York University Langone Medical Center – NYU Comprehensive Stroke Care Center 15h30-16h00-intervalo SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014 8h45-9h30: New highlights on Stroke Management- Prof. Dr. Keith Siller-New … Continue lendo…

II Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados

1465112_611415285610181_4454237036402680201_n

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem com alegria anunciar e convidar a todos para o II International Grand Dourados Neuroscience Symposium, o qual ocorrerá entre 25 a 27 de setembro de 2014.Esta é a segunda edição internacional do evento, que já … Continue lendo…

Dor na doença de Parkinson-por Jaquelyne Oliveira Silva e Pedro Fonseca Ferreira

parkinson2

Introdução     Dor é um sintoma muito frequente na Doença de Parkinson (DP). Desde a primeira descrição (1817) por James Parkinson, já se fazia referência à “dor do tipo reumática” ipsilateral à extremidade afetada. Charcot, posteriormente, descreveu diferentes tipos de dor experienciados pelos pacientes com DP. Os sintomas não … Continue lendo…

‘Alfabetização no Brasil não alfabetiza’, crítica à alfabetização baseada na teoria construtivista

  ‘Alfabetização no Brasil não alfabetiza’ Professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas, José Morais estuda a psicologia cognitiva associada à educação POR LEONARDO VIEIRA 21/07/2014 6:00 / ATUALIZADO 21/07/2014 11:22 Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/alfabetizacao-no-brasil-nao-alfabetiza-13321682#ixzz38g1uoaao   Doutor em desenvolvimento da cognição e psicolinguística, o português José Morais defende o envolvimento da neurociência na alfabetização para reformar … Continue lendo…

Reabilitação após acidente vascular cerebral com o uso da realidade virtual-por Sandy Carvalho e Jhonathan Roger Levino

virtual 7

INTRODUÇÃO No mundo ocidental, as doenças cerebrovasculares são responsáveis pelo comprometimento de uma boa parte da população economicamente ativa. Estima-se que nos países industrializados, 300 a 500 pessoas para cada 100 mil habitantes são vítimas desse grupo de doenças (Sudlow & Warlow, 1997). Isto concorre para o fato de que … Continue lendo…

NEUROBIOLOGIA DA LINGUAGEM E AFASIAS-por Elimar Mayara de Almeida Menegotto

linguagem1

  1 INTRODUÇÃO   A comunicação é uma atividade social, rica e complexa, que envolve competências lingüísticas, cognitivas e pragmáticas. Relativamente às competências lingüísticas temos, então, a “linguagem”, que corresponde a um sistema de sinais simbólicos utilizados por uma pessoa para comunicar com outras. Uma linguagem eficaz implica diversos processos: … Continue lendo…

“MEU UNIVERSO PARTICULAR” – CONHECENDO A SÍNDROME DE ASPERGER- por Caio Borba Casella, Camila Luisi Rodrigues, Lorena Alves Sampaio de Souza e Rosa Magaly C. Borba de Morais, extraído do livro “Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e na adolescência-uma visão transdisciplinar”- Elisabete Castelon Konkiewitz (Org.) editora UFGD, 2013.

O geólogo-por Carl_Spitzweg

“— Christopher, você entende que eu amo você? — Sim, eu entendo. Porque amar é ajudá-lo quando ele está com problemas, tomar conta dele, falar sempre a verdade, e o pai toma conta de mim quando eu estou com problemas, (…) e isso quer dizer que ele me ama.” (“O … Continue lendo…

Vertigem e integração sensorial: Jandira Moreira, Marília Cruvinel Assunção Silva, Thayana Marçal e Vanessa Bento

vertigo a

1- Introdução   A manutenção do equilíbrio corporal é indispensável no relacionamento espacial do homem com o meio. Para tanto é fundamental que os fatores que controlam esse mecanismo estejam fisiologicamente estáveis prevenindo assim quedas, desequilíbrio e outras implicações clínicas como a vertigem. —Vertigem é a ilusão do movimento do … Continue lendo…

Dislexia: quando aprender a ler não é uma aventura prazerosa – Olga Valéria C. A. Andrade, extraído do livro “Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e na adolescência-uma visão transdisciplinar”- Elisabete Castelon Konkiewitz (Org.) editora UFGD, 2013.

dyslexia

“Um dia, me deu um clique na cabeça. Mamãe tinha aberto sobre a mesa da sala de jantar o método Regimbeau: contemplei a imagem de uma vaca e as duas letras, c, h, da palavra “vache” que se pronunciavam ch. Compreendi subitamente que elas não possuíam um nome à maneira … Continue lendo…

O médico rural – por Franz Kafka “Traído! Traído! Depois de ter acorrido a um falso alarme noturno, já não há remédio. Nunca mais”.

Kafka - Ein Landarzt Anime 1a

O Médico rural – FRANZ KAFKA O médico rural precisa cumprir o seu papel, por mais pesado que lhe seja este fardo. Ele se sente impotente diante das circunstâncias que ora o impedem, ora o impulsionam, mas sempre se lhe impõem e diante das expectativas nele colocadas, sempre impossíveis de … Continue lendo…