Nem todo esquecimento é início de Alzheimer e Alzheimer não é só esquecimento- por Elisabete Castelon Konkiewitz

Uma vez um paciente me contou que saiu do banho com a cabeça toda ensaboada; em outra ocasião uma paciente me disse que elogiou o brinco de uma amiga e ouviu como resposta que este havia sido um presente dela! Muitos se esquecem do fogo ligado, ou do que deveriam… Continue lendo…

ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS: PRINCÍPIOS BIOATIVOS E MECANISMOS DE AÇÃO- por Luis Henrique Almeida Castro

Com o advento da revolução industrial a sociedade europeia e, posteriormente demais continentes, experimentou uma ampla mudança não apenas no modo de produção – retratado de maneira satírica e não menos crítica em “Tempos Modernos” de Charles Chaplin – mas também vivenciou uma transformação no modo como nos relacionamos com… Continue lendo…

Será que o seu filho tem dislexia?-por Elisabete Castelon Konkiewitz

Durante milênios, a maioria da humanidade nas mais diversas regiões do mundo não lia, nem escrevia, o aprendizado acontecia pela transmissão oral e demonstração. Esse cenário foi se modificando principalmente na segunda metade do século XX e assim, a importância que a comunicação escrita tem hoje no cotidiano é historicamente… Continue lendo…

Cefaleias-visão geral- por Camila Machado

Introdução A cefaleia é responsável por grande parte das consultas nas unidades de saúde e está associada a um alto impacto socioeconômico, perda da produtividade no trabalho e diminuição da qualidade de vida. Na maioria dos casos, não está relacionada a outras condições clínicas e, quando presentes, costumam ser condições… Continue lendo…

PROCESSAMENTO VISUAL DE NÍVEL SUPERIOR (parte 3)- por Carla Geórgia Rodrigues Guimarães Souto Diego Fleury de Lemos Pereira

A visão não é um mecanismo de transmissão de informação reunindo formas em etapas, com complexidade crescente. Os processos subjacentes são altamente dinâmicos. As estratégias para interpretar a imagem envolvem circuitos corticais dependentes de experiência, em que informações são constantemente armazenadas acerca das formas de objetos observadas pelo individuo ao… Continue lendo…

APONTAMENTOS SOBRE O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE-por Daniel Salmi Valadão Borges

Introdução Os padrões de comportamento e experiência interna são as placas tectônicas que sustentam o oceano dos transtornos de personalidade. Estáveis, de longa duração, inflexíveis e persistentes, seus choques e abalos sísmicos geram ondas que varrem as praias da cognição, da afetividade, do funcionamento interpessoal e do controle de impulsos.… Continue lendo…

PROCESSAMENTO VISUAL (PARTE 2) – NÍVEL INTERMEDIÁRIO – por Carla Geórgia Rodrigues Guimarães Souto Diego Fleury de Lemos Pereira

           A via visual primaria é também chamada de via geniculoestriatal, porque passa pelo núcleo geniculado lateral no trajeto para o córtex visual primário, também conhecido como córtex estriado devido às estrias ricas em mielina que percorrem suas camadas do meio. Uma segunda via que se origina na retina dirige-se… Continue lendo…

“Ansiedade generalizada, o medo da vida e o desejo de controle”, por Elisabete Castelon Konkiewitz

No fundo, no fundo, ansiedade é medo. E assim, o transtorno de ansiedade generalizada corresponde ao medo generalizado, ou seja, uma sensação desagradável de apreensão e insegurança, por vezes mais consciente, por vezes subliminar, porém sempre presente. Em alguns, a experiência é predominantemente psíquica, com preocupações contínuas, insônia, irritabilidade, dificuldade… Continue lendo…

“O mundo trata melhor quem se veste bem”. E você? -por Elisabete Castelon Konkiewitz

Todos nós aprendemos que não se deve julgar as pessoas pela aparência, entretanto diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Ora, a primeira impressão é justamente a aparência. De fato, nosso cérebro é montado para registrar muitas informações ao mesmo tempo, juntá-las todas e construir em… Continue lendo…

Arteterapia na Psiquiatria e na Neurologia

Publicado em “Neurociências em Debate” | A arteterapia também pode ajudar a tolerar dividir um ambiente com outras pessoas, ajudando pessoas com fobia social, agorafobia, depressão, espectro do autismo, dentre outras situações. Continue lendo…

Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada

https://www.neuropsiquiatriadourados.com.br/ O Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada é uma clínica de atendimento médico nas áreas de Neurologia e Psiquiatria-adultos e crianças. Todos os atendimentos são prestados pela Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz, formada pela UNIFESP há 26 anos, professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, doutora… Continue lendo…

TODA DOR É UMA PERCEPÇÃO CEREBRAL E TODA DOR CRÔNICA ENVOLVE A NEUROPSIQUIATRIA

TODA DOR É UMA PERCEPÇÃO CEREBRAL E TODA DOR CRÔNICA ENVOLVE A NEUROPSIQUIATRIA – por Elisabete Castelon Konkiewitz | Matéria publicada no blog “neurociências em Debate” Continue lendo…