As histórias de Oliver Sacks – por Alessandra C. Martini

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

Nascido em Londres, Inglaterra, em 1933, Oliver Sacks é um neurologista e professor de neurologia na New York University (NYU). Mais conhecido pelos seus livros, que reúnem histórias de casos da sua longa experiência como médico neurologista, frequentemente Oliver é chamado de “o poeta laureado da medicina”. Seus relatos vão … Continue lendo…

Bases Neurobiológicas da Ansiedade – por Ariadne Belavenutti Magrinelli

anxiety_by_caroro

      1. INTRODUÇÃO 1.1 MEDO E ANSIEDADE O medo é uma resposta adaptativa a situações de perigo, sendo expresso pela resposta de luta-ou-fuga mediada pela divisão simpática do sistema nervoso autônomo. A expressão inapropriada de medo caracteriza os transtornos de ansiedade.2 A ansiedade e o medo estão intimamente … Continue lendo…

Lesão medular traumática – por Stefânia Forner

medula

A lesão medular traumática, ou traumatismo raquimedular – TRM (coluna vertebral e medula espinhal), é uma lesão frequente que resulta em uma síndrome neurológica altamente incapacitante que compromete as principais funções motoras, autonômicas e reflexas levando a inabilidade permanente. A causa mais frequente é o traumatismo, mas também pode ser … Continue lendo…

Altas Habilidades / Superdotação, Inteligência e Criatividade – Uma Visão Multidisciplinar – Elisabete Konkiewitz e Angela Virgolim (Org.)

inteligencia

Lançamento: Essa obra reúne o conhecimento e a experiência de profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, como psicologia, educação, neurociências e medicina, para refletir e discutir sobre a superdotação, a inteligência e a criatividade humanas. Os autores buscam elucidar mitos, confrontar e analisar teorias, modelos e perspectivas, além de … Continue lendo…

Sonho e Sonhos: bases neurobiológicas, atividade cerebral e teorias interpretativas de seu conteúdo – por Elimar Mayara de Almeida Menegotto

Jacob's ladder

   1 INTRODUÇÃO O sono e os sonhos são misteriosos. A cada noite, abandonamos nossos companheiros, nosso trabalho e nosso lazer e entramos no retiro do sono. Temos somente controle limitado sobre a decisão; podemos adiar o sono por algum tempo, mas somos inevitavelmente vencidos por ele. Gastamos aproxi­madamente um … Continue lendo…

Lesão medular traumática – por Stefânia Forner

medula

A lesão medular traumática, ou traumatismo raquimedular – TRM (coluna vertebral e medula espinhal), é uma lesão frequente que resulta em uma síndrome neurológica altamente incapacitante que compromete as principais funções motoras, autonômicas e reflexas levando a inabilidade permanente. A causa mais frequente é o traumatismo, mas também pode ser … Continue lendo…

Cerebelo, cognição e emoção – por Ana Carolina Mello Perin, Bruna Luíse Trentim e Luana Taiane Dondé

10606385_10204303405963644_4875243854788300975_n

Constituído por dois hemisférios cerebelares e uma porção central, chamada de verme, o cerebelo é uma estrutura que ocupa grande parte da fossa craniana posterior. Externamente, é revestido pela substância cinzenta, enquanto sua porção interior recebe preenchimento de substância branca- na qual haverá quatro pares de núcleos cerebelares, futuramente associados … Continue lendo…

Dor e Sistema Límbico: os mesmos circuitos cerebrais ativados na dor física também participam da dor afetiva – Por Janieli Monteiro; Jaquelyne Oliveira; Lorene Maira; Pedro Fonseca

A bela adormecida

Introdução: A dor é uma experiência complexa essencial para o ser humano, que inclui componentes sensoriais e afetivos. Responsável pela organização de estados e experiências emocionais e de suas expressões somáticas, o sistema límbico possui grande relevância em pacientes com dor. Sob uma perspectiva evolutiva o sistema de alerta às … Continue lendo…

Simpósio Internacional de Neurociência da Grande Dourados está com inscrições abertas

cartAZ

Simpósio Internacional de Neurociência da Grande Dourados está com inscrições abertas Evento já consolidado no calendário científico de Mato Grosso do Sul, o II Simpósio Internacional de Neurociência da Grande Dourados está com inscrições abertas para quem tiver interesse em participar das palestras, workshops e minicursos e também para quem … Continue lendo…