ago 17 2014

O Morro dos Ventos Uivantes, a Neurobiologia do Amor e a Metafísica da Paixão – Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz

header_wuthering

O Morro do Ventos Uivantes é um romance publicado por Emily Brontë em 1848, sendo a única obra de ficção desta escritora, que veio a falecer, pouco meses depois, aos 30 anos, após uma vida de poucos acontecimentos, quase toda encerrada em um vilarejo da região de Yorkshire no norte da Inglaterra.
O romance foi chocante na época e ainda arrebata o público moderno pela sua ferocidade, sua energia e seu erotismo. Ele representa um grito selvagem contra as convenções sociais normatizantes, artificiais e excludentes a favor da expansão da individualidade, da liberdade de autodeterminação e de uma forma de vida mais autêntica e natural. Por isso é muito, muito romântico.
É a história de um amor impedido, de uma necessidade sufocada. É a história de um homem que se impõe contra todo um mundo que lhe tirou o que lhe era mais caro e se vinga.

Pouco antes da publicação do romance por Emily Brontë, o filósofo Arthur Schopenhauer, na Alemanha, se debruçava de uma forma bastante diversa sobre o mesmo tema do amor erótico. Em seu ensaio A Metafísica do Amor, ele defende que o enamoramento é uma ilusão que se apossa de nós e nos faz desejar determinada pessoa, acreditando que nela repouse a nossa felicidade, mas que, na verdade, ao perseguirmos este fim egoísta, estamos de fato obedecendo a um interesse muito maior, que é o da perpetuação da nossa espécie. Assim, nós nos apaixonamos justamente pela pessoa com quem as chances de gerarmos filhos mais robustos é maior. 
Ora, este é um pensamento que precede e antevê (quase que profeticamente!) o pensamento darwinista, o conceito de evolução e a própria neurobiologia da paixão, da sexualidade e do ciúmes.

Alguns trechos do ensaio deste grande pensador:
Toda paixão, com efeito, por mais etérea que possa parecer, na verdade enraíza-se tão-somente no instinto natural dos sexos; e nada mais é que um impulso sexual perfeitamente determinado e individualizado. (…)
(…) Pois é a geração futura na sua determinação absoluta individual, que caminha para a existência por meio dessas dores e desses esforços. Sim, é ela mesma que já se agita na escolha circunspecta, determinada, obstinada, procurando satisfazer esse impulso sexual, que tem o nome de amor. (…)
(…)O amor não apenas está em contradição com as situações exteriores, como também o está, muitas vezes, com a própria individualidade, quando se projeta sobre pessoas que, fora das relações sexuais, seriam odiadas pelo amante, desprezadas e até mesmo repulsivas, Mas a vontade da espécie tem um tamanho poder sobre o indivíduos, que o amante fecha os olhos aos atributos que lhe são desagradáveis naquele que ama; de nada se dá conta, unindo-se para sempre ao objeto de sua paixão, de tal maneira o fascina essa ilusão, 
(…) Por isso os antigos representavam o Amor de olhos vendados.
(…) Os antigos sentiram isso muito bem quando personificaram 
o gênio da espécie em Cupido, deus hostil e cruel, apesar de aparência infantil; um deus cruel, por isso mesmo mal-afamado, um demônio caprichoso, despótico e, não obstante, senhor dos deuses e dos homens: Tu, deorum hominumque tyranne, Amor! (Tu, amor, tirano de deuses e homens). Seus atributos são flechas mortíferas, uma venda e asas. A asas indicam a inconstância, que vem geralmente com a decepção, que é consequência do desejo satisfeito.
(…) O arrebatamento vertiginoso que toma o homem quando ele vê uma mulher cuja beleza é para ele das mais adequadas, e lhe preludia a união com ela como o sumo bem, é justamente o sentido da espécie, que, reconhecendo sua estampa nitidamente expressa, gostaria de perpetuar-se com ela. Sobre essa decisiva inclinação para a beleza repousa a conservação do tipo da espécie e por isso é que ela age com tão grande poder.
(…) Também, via de regra, as grandes paixões nascem à primeira vista:
W’ho ever lov’d, that lov’d not at first sight?*
Shakespeare, As you like it, III, 5.
(…) Em conformidade com isso, a perda da amada para um rival, ou para a morte, é também sentida pelo amante apaixonado como uma dor que supera qualquer outra, justamente porque é de tipo transcendente, já que afeta não apenas o indivíduo, mas o atinge em sua essentia aeterna [essência eterna], na vida da espécie, para cuja vontade especial e missão ele estava aqui ocupado. Por isso, o ciúme é tão cheio de tormentos e tão furioso, e a renúncia da amada é o maior de todos os sacrifícios.
Arthur Schopenhauer, Metafísica do Amor, 1844.

“Pois o filósofo Arthur Schopenhauer já mostrou há muito tempo aos homens em que medida o seu agir e ambicionar são determinados por esforços sexuais – no sentido comum da palavra -, e um mundo de leitores devia decerto ter sido incapaz, para assim perder de vista tão completamente uma tão envolvente advertência!”  Freud, no prefácio à quarta edição dos Três ensaios de teoria sexual

QUINTA-FEIRA-25 DE SETEMBRO DE 2014 

19h30-20h30-: Conferência inaugural: O Morro dos Ventos Uivantes, a Neurobiologia do Amor e a Metafísica Da Paixão”-Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz-UFGD

maiores informações  http://simposioneurodourados.com

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1824

ago 17 2014

Condutas em Neurotrauma – Dra. Stefânia Forner e Dr. Irineu Renzi Jr.

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014foto_Stefânia Forner

Tarde-Auditório da UFGD – Campus II

14h00-18h00-Mini-curso (em português): Condutas em Neurotrauma-

14h00-14h45-Lesão Medular Traumática: da bancada à clínica- Dra. Stefânia Forner- University of Toronto/UFSC

14h45-15h30-Lesão Medular Traumática-perspectiva neurocirúrgica-Dr. Irineu Renzi Jr. (USP-RP)

16h00-16h45- Traumatismo crânioencefálico-perspectiva neurocirúrgica-Dr. Irineu Renzi Jr. (USP-RP)

16h45-18h00-mesa redonda-questionamentos, discussão e perspectivas futuras.O

  • Stefânia Forner: Doutoranda e Mestre Farmacologia/UFSC e Farmacêutica/UFSC. Doutorado sanduíche na University of Toronto com Dr. Michael G. Fehlings. Coordenadora do grupo (Re)Habilitar do Departamento de Enfermagem/UFSC. Ampla experiência na área de lesão medular traumática e comorbidades tais como dor neuropática e bexiga neurogênica.
  • Dr Irineu Renzi Jr.- médico, neurocirurgião, com graduação, residência e doutorado em Neurocirurgia pela USP de Ribeirão Preto.

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1822

ago 17 2014

Casos neurológicos desvendados pelo radiologista – discussão e demonstração de imagem – Dr. Victor Marussi

RMN-craniana-corte-coronal-mostrando-atrofia-cortical-generalizada-estágio avançado da demência do tipo Alzheimer

RMN-craniana-corte-coronal-mostrando-atrofia-cortical-generalizada-estágio avançado da demência do tipo Alzheimer

Auditório da UFGD-Campus II

14h00-18h00-Mini-curso (em português) de Neuroimagem:

Casos neurológicos desvendados pelo radiologista- discussão e demonstração de imagem.

Dr Victor Marussi- médico radiologista, graduado pela UNICAMP, visiting fellowship Universite du Sherbrooke – Quebec – Canadá, atua no Hospital Beneficencia Portuguesa– SP.

 Dr Luiz Dutra-Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem-Dourados, Dr. Irineu Renzi Jr.-Hospital das Clínicas-USP-Ribeirão Preto, Prof. Ms. Emerson Henklain Ferruzzi- UFGD, Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz-UFGD.

Intervalo: 15h30-16h00

maiores informações: http://simposioneurodourados.com

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1820

ago 17 2014

Neurobiology Course

Neurobiology Course: 

  • How the brain responds to reward;

  • HIV infection of the brain;  

  • Cytokinergic mechanisms of HIV depression

Prof Dr Edward Ziff (NYU), Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego, Profa Dra Cândida Kassuya (UFGD), Prof. Dr. Edmar Miyoshi (UEPG).

 

edward ziff

ronald ellis

edmar miyoshi

candida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Early-Netherlandish-Painter-Hieronymus-Bosch-The-Seven-Deadly-Sins-detail-3-Oil-PaintingQUINTA-FEIRA-25 DE SETEMBRO DE 2014

14h00-18h00- sala 5- Faculdade de Ciências da Saúde- Neurobiology Course (inglês e português):How the brain responds to reward:

Definition of reward; Response of the basal ganglia to reward; Dopamine system, VTA; Nucleus accumbens, striatum; Medium spiny neurons and their synapses;  Synapse regulation by dopamine;  Origins of hedonia and depression in the nucleus accumbens.

Prof Dr Edward Ziff (NYU), Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego, Profa Dra Cândida Kassuya (UFGD), Prof. Dr. Edmar Miyoshi (UEPG).

Vagas limitadas: 25 pessoas

15h30-16h00-intervalo

 

brain explosionSEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014

Neurobiology Course (inglês e português): HIV infection of the brain:

The viral life cycle; Viral entry into the brain; Tropism of HIV for dopaminergic brain regions; Neuroinflammation and HIV;  Viral antigens; gp120, Tat; Roles of microglia and astrocytes;  Inflammatory cytokines; HPA axis

Prof Dr Edward Ziff (NYU), Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego, Profa Dra Cândida Kassuya (UFGD), Prof. Dr. Edmar Miyoshi (UEPG)-Vagas limitadas: 25 pessoas

15h30-16h00-intervalo

 

 

 

 

 

Abstract_architecture_Optical_Illusion_wallpaperSÁBADO, 27 DE SETEMBRO DE 2014

14h00-18h00- Neurobiology Course (inglês e português):Cytokinergic mechanisms of HIV depression:

Sickness behavior;  Action of gp120 on synapses; Neurotoxic mechanisms of HIV dementia; Toxicity of gp120 and Tat; Comparison with Alzheimer’s disease; Tropism for dopaminergic neurons; Functional consequences ; Pharmacologic and Psychosocial intervention Opportunities.

Prof Dr Edward Ziff (NYU), Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego, Profa Dra Cândida Kassuya (UFGD), Prof. Dr. Edmar Miyoshi (UEPG

Vagas limitadas: 25 pessoas

15h30-16h00-intervalo

maiores informações: http://simposioneurodourados.com

                                                    

 

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1817

ago 17 2014

Altas habilidades, inteligência e criatividade – Prof. Dr.Gláucio Aranha-UFF, Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco-UFRJ, Profa. Dra. Ângela Virgolim-UnB.

14h00-18h00-Anfiteatro-FCBA Campus II-UFGD

Ciclo de palestras e mesa redonda: Ampliando o conceito de inteligência- dos neurônios à artechagall-The_Circus_Horse-1964

14h00-14h45 - Perspectivas psicológicas sobre a inteligência e a superdotação - Profa. Dra. Ângela Mágda Rodrigues Virgolim – UnB

14h45-15h30- O que dizem as Neurociências sobre a Inteligência – contribuições para a Educação-Prof. Dr.Alfred Sholl-Franco-UFRJ.

15h30-16h00-intervalo

16h00-16h45-Inteligência, Criatividade e Arte: formas inovadoras de compreender e estimular a cognição- Prof. Dr.Gláucio Aranha-UFF.

16h45-18h00-mesa redonda-questionamentos, discussão e perspectivas futuras.Prof. Dr. Gláucio Aranha Barros-UFRJ, Prof Alfred Sholl Franco-UFRJ, Profa. Dra. Ângela Mágda Rodrigues Virgolim-UnB

18h00-19h00-Hall do Auditório-UFGD

Apresentação do livro: Altas habilidades, inteligência e criatividade:Uma visão multidisciplinar. VIRGOLIM, A.M.R. & KONKIEWITZ, E. C. (Orgs). (2014).  Campinas, SP: Editora Papirus.

Tarde- Sala 3- Faculdade de Ciências da Saúde 14h00-18h00- Oficina de Neuroeducação-

Uso de multimídia na educação; Atenção, movimento e melhora das funções executivas; Arte, cognição e funções cerebrais; Emoções e aprendizado; Ludicidade, lógica e cognição.Prof. Dr.Gláucio Aranha-UFF, Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco-UFRJ, Profa. Dra. Ângela Virgolim-UnB.

 

18h00-19h00-Hall do Auditório-UFGD Apresentação livro Fazendo arte com o cérebro. Alfred Sholl-Franco & Thais Veque. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2013

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1814

ago 17 2014

Suicide, mental disorders and suicide prevention- Prof. Dr. Erkki Isometsä-University of Helsinki

Erkki Isometsä

 SÁBADO, 27 DE SETEMBRO DE 2014

8h45-9h30: Suicide, mental disorders and suicide prevention- Prof. Dr. Erkki Isometsä-University of Helsinki

10h00-10h45-Suicidal behavior in mood disorders – who, when and why?-Prof. Dr. Erkki Isometsä-University of Helsinki

maiores informações : http://simposioneurodourados.com

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1811

ago 17 2014

HIV infection, drug addiction and the brain-Prof Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego

ronald ellis

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014

10h00-10h45- HIV infection, drug addiction and the brain-Prof Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego

 

SÁBADO, 27 DE SETEMBRO DE 2014

8h00-8h45: HIV Associated Neurocognitive Disorders- Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San

Diego

 

14h00-18h00- sala 5- Faculdade de Ciências da Saúde-brain explosion

Neurobiology Course (inglês e português): HIV infection of the brain:

The viral life cycle; Viral entry into the brain; Tropism of HIV for dopaminergic brain regions; Neuroinflammation and HIV;  Viral antigens; gp120, Tat; Roles of microglia and astrocytes;  Inflammatory cytokines; HPA axis

Prof Dr Edward Ziff (NYU), Prof. Dr. Ronald Ellis-UC-San Diego, Profa Dra Cândida Kassuya (UFGD), Prof. Dr. Edmar Miyoshi (UEPG)-Vagas limitadas: 25 pessoas

15h30-16h00-intervalo

 

maiores informações http://simposioneurodourados.com

 

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1809

ago 17 2014

Cérebro e meditação- o encontro de tradições milenares com a pesquisa neurocientífica do século XXI- Profa. Dra. Elisa Kosaza-UNIFESP

elisa

QUINTA-FEIRA-25 DE SETEMBRO DE 2014 

14h00-17h00-  Sala 1-Faculdade de

Ciências da Saúde-

Workshop: Práticas meditativas aplicadas à saúde- Profa. Dra. Elisa Kosaza-UNIFESP

 

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014

8h00-8h45:

maiores informaçòes http://simposioneurodourados.com

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1806

ago 17 2014

Stroke: diagnostic and therapy-Prof. Dr. Keith Siller

keith sillerQUINTA-FEIRA-25 DE SETEMBRO DE 2014

14h00-18h00- Auditório da UFGD-Campus II: Mini-curso (em inglês)-

Stroke: diagnostic and therapy- Prof. Dr. Keith Siller- New York University Langone Medical Center – NYU Comprehensive Stroke Care Center

15h30-16h00-intervalo

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2014

8h45-9h30: New highlights on Stroke Management- Prof. Dr. Keith Siller-New York University Langone Medical Center – NYU Comprehensive Stroke Care Center

 

mais informações: http://simposioneurodourados.com

 

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1803

ago 17 2014

II Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados

1465112_611415285610181_4454237036402680201_n

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem com alegria anunciar e convidar a todos para o II International Grand Dourados Neuroscience Symposium, o qual ocorrerá entre 25 a 27 de setembro de 2014.Esta é a segunda edição internacional do evento, que já acontece anualmente desde 2010.

Traremos convidados de diversas regiões e instituições brasileiras (UNIFESP, USP de Ribeirão Preto, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo), assim como de países e de continentes diferentes- Finlândia e Estados Unidos, o que será uma oportunidade única de interação, troca de experiências e enriquecimento científico e cultural.

Atenção: este ano os certificados serão entregues em mãos ao final do evento!

Abordaremos um amplo espectro de temas, incluindo:

  • A Neurobiologia do amor e do desejo erótico;
  • As interpolações entre Psiquiatria, Neurociências e Literatura;
  • Neurotrauma-manejo na urgência
  • Acidente vascular cerebral-manejo na urgência
  • Neurociências e arte
  • Circuitos de recompensa: o papel dos gânglios da base/nucleus accumbens e da dopamina
  • Circuitos de recompensa: prazer, depressão e anedonia
  • Infecção pelo HIV, neuroinflamação, citocinas e depressão
  • Infecção pelo HIV, drogadição e cérebro
  • Infecção pelo HIV e transtornos neurocognitivos
  • Maus tratos na infância, pobreza, exclusão social e estigma como mediadores de depressão nos pacientes com infecção pelo HIV
  • Neurorradiologia-discussão de casos clínicos e sua correlação com achados de neuroimagem
  • Transtornos de humor, transtornos de personalidade e suicídio
  • Transtorno afetivo bipolar e depressão
  • Personalidade, caráter e temperamento
  • O encontro entre as Neurociências do século XXI e as tradições milenares de meditação;
  • Os efeitos da meditação sobre a atividade cerebral e a saúde;
  • Inteligência, Neurodesenvolvimento, Criatividade e Altas Habilidades;
  • Neuroeducação, práticas pedagógicas do aprendizado e do ensino de Neurociências
  • Uso de multimídia na Educação
  • Emoções e aprendizado

O evento será bastante dinâmico e diversificado, oferecendo oportunidades de enriquecimento intelectual para diferentes grupos profissionais:

  1. Os mini-cursos de Acidente Vascular Cerebral, de Neurotrauma e de Neurorradiologia contemplam a área da saúde, em especial, a Medicina.
  2. O ciclo de palestras e mesa redonda “Ampliando o conceito de inteligência: dos neurônios à arte”, a oficina de Neuroeducação, assim como o workshop “Práticas meditativas aplicadas à Saúde” dirigem-se a todos os interessados, especialmente aos estudantes e profissionais de Enfermagem, Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, dentre outros.
  3. O curso de Neurobiologia adentrará aspectos biomoleculares do funcionamento cerebral, pesquisa translacional, modelos animais e Farmacologia, destinando-se aos interessados em pesquisa básica.
  4. A palestra de abertura, assim como as palestras das manhãs de sexta e de sábado são destinadas a todos e abordam questões de interesse geral, procurando transmitir em linguagem acessível abordagens atualizadas, instigantes e complexas.
  5. As apresentações de trabalhossob a forma de pôsteres e de apresentação oral visam criar oportunidades de proximidade e interação entre professores locais, professores convidados, pesquisadores e alunos, estimulando assim, através da exposição e discussão crítica de idéias, o pensamento científico e criativo em todos nós.

Palestrantes:

Prof. Dr. Erkki Tapio Isometsä: Professor e chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Helsinki, Finlândia, professor do Instituto Nacional de Saúde de Helsinki, Finlândia. Pesquisador na área de suicídio e transtornos afetivos e de personalidade.

Prof. Dr. Ronald Ellis- UC San Diego-Califórnia-neurologista, especializado em Neuroinfectologia, co-diretor do Neurobehavioral Research Programs (HNRP), do Translational Methamphetamine AIDS Research Center (TMARC), pesquisador do amplo estudo multicêntrico “CNS HIV Antiretroviral Therapy Effects Research” (CHARTER).

Prof. Dr. Keith A Siller- New York University Langone Medical Center – médico neurologista, diretor do NYU Comprehensive Stroke Care Center.

Prof. Dr. Edward Ziff- bioquímico, chefe do Departamento de Neurobiologia Molecular – New York University Langone Medical Center, pesquisador nas áreas de neuroplasticidade, demência, comportamento de recompensa e humor.

Stefânia Forner: Doutoranda e Mestre Farmacologia/UFSC e Farmacêutica/UFSC. Doutorado sanduíche na University of Toronto com Dr. Michael G. Fehlings. Coordenadora do grupo (Re)Habilitar do Departamento de Enfermagem/UFSC. Ampla experiência na área de lesão medular traumática e comorbidades tais como dor neuropática e bexiga neurogênica.

Prof. Dr. Edmar Miyoshi- graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1998), professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pesquisador nos temas doença de Parkinson, aprendizado e memória.

Profa Dra Elisa Kozasa – graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado (2012) pelo depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011. Foi treinada por Paul Ekman e Alan Wallace para ministrar o treinamento Cultivating Emotional Balance.

Prof Dr Alfred Sholl-Franco- graduado em Ciências Biológicas (Faculdades Maria Thereza), Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador do Laboratório de Animais Transgênicos (LAT, IBCCF, UFRJ) e do Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), editor-chefe da revista eletrônica “Ciências e Cognição”.

Prof Dr Gláucio Aranha- doutor em Letras (área: Literatura Comparada), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pesquisador-líder do grupo de pesquisa *Neuroeduc – Centro de Estudos em Neurociências e Educação* (OCC/UFRJ), no qual integra a coordenação da linha de pesquisa Novas Mídias, Narratividade e Ensino, editor-chefe do periódico científico Ciências & Cognição (www.cienciasecognicao.org).

Profa Dra Ângela Mágda Rodrigues Virgolim- graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983), e doutorado em Educational Psychology pela University of Connecticut, EUA (2005), especializando-se em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented. É professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Dr Victor Marussi- médico radiologista, graduado pela UNICAMP, visiting fellowship Universite du Sherbrooke – Quebec – Canadá, atua no Hospital Beneficencia Portuguesa– SP.

Dr Luiz Dutra- médico, radiologista, mestre pela UFRJ, diretor do Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem-Dourados

Dr Irineu Renzi Jr.- médico, neurocirurgião, com graduação, residência e doutorado em Neurocirurgia pela USP de Ribeirão Preto.

Profa Dra Cândida Aparecida Leite Kassuya- graduação em Farmácia e Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (1996), professora adjunta da FCS/UFGD,Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/UFGD e docente permanente do Programa de Pós-graduação da Rede Pró-Centro-Oeste em nível de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade.

Prof. Ms. Emerson Henklain Ferruzzi- médico, neuropediatra, professor assistente da UFGD, atuando principalmente nos seguintes temas: Epilepsia, Cefaléias, TDAH, Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, Medicina do Sono.

Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz- Neurologista e psiquiatra, doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha), professora adjunta da FCS/UFGD. Desenvolve pesquisa na área de depressão em pessoas que vivem com o HIV.

 

Carga horária: 30 horas

Local:Anfiteatro do Campus II-UFGD. Rodovia Dourados-Itahum KM 12

Inscrições a partir de junho de 2014:- pelo site http://www.simposioneurodourados.com/

Valor da Inscrição antecipada on-line: R$80,00 para estudantes de graduação e RS160,00 para profissionais e estudantes de pós-graduação.

Nos dias do evento, inscrições poderão ser feitas no local a R$100,00 para estudantes de graduação e a R$200,00 para profissionais e estudantes de pós-graduação.

Maiores informações e Submissão de trabalhos: http://www.simposioneurodourados.com/

TABELA PROGRAMACAO1100

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1794

Posts mais antigos «