set 16 2017

  Estado vegetativo e estado minimamente consciente: como diferenciá-los clinicamente? por Janieli Monteiro Lima Cabreira, Jaquelyne Oliveira Silva, Lorene Maira Vasques e Pedro Fonseca Ferreira

 RESUMO               A diferenciação clínica entre o Estado Minimamente Consciente (EMC) e o Estado Vegetativo (EV) constitui-se em um importante desafio enfrentado pelas equipes médicas intensivistas, uma vez que esta é crucial para as tomadas de decisão de fim de vida, já que estes dois grupos de pacientes apresentam diferentes prognósticos. A medicina lança …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3916

set 05 2017

IV Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados-outubro de 2017-http://neurocienciasdourados.com.br/

  IV Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados QUER GANHAR O LIVRO “O PROCESSO” DO KAFKA EM HQ????? *Curta este post; *Compartilhe em modo público quantas vezes quiser; *Marque três amigos na foto compartilhada. Obs: é preciso comprovar o pagamento do Simpósio até o dia do sorteio (18/09). Boa sorte! 🖤

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3965

set 03 2017

Impulsividade: quando a gente se joga sem pensar- por Christiane Dias dos Anjos Cunha

Por que algumas pessoas têm medo e refletem demoradamente entes de tomarem qualquer pequena decisão, enquanto outras agem aparentemente sem pensar? Por que algumas pessoas tomam atitudes sabidamente autodestrutivas por não conseguirem obter controle sobre seus impulsos? Por que algumas pessoas inteligentes e críticas ficam presas a vida toda num círculo vicioso de decisões erradas, …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3935

ago 14 2017

Professor cego mostra em livro como ensinar física para quem não enxerga- reportagem de Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo. (http://g1.globo.com)

Eder Camargo pesquisa formas não visuais de ajudar no ensino da matéria.Ele perdeu visão aos 9 anos e hoje tem pós-doutorado pela Unesp. O professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo, que dá aulas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), reuniu em um e-book ferramentas úteis para professores ensinarem física a alunos que …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3932

ago 13 2017

Inflamação crônica no sistema nervoso central, importância de sua patogênese em alterações neurocognitivas associadas ao HIV- por Helder Freitas dos Santos: resenha do artigo “Brain inflammation is a common feature of HIV-infected patients without HIV encephalitis or productive brain infection”.

  As consequências clínicas da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) devem-se à capacidade deste retrovírus em infectar células do sistema imunológico. Os alvos primários do vírus são os linfócitos que expressam o marcador de superfície CD4, que serve como receptor que se liga à proteína do envelope do vírus. Estas células, chamadas de …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3910

ago 06 2017

Deprivação física e emocional na infância: experiência com crianças de orfanatos da Romênia- por Vitor Colpo e Bruno Ernandes

Resenha do artigo “Child-to-adult neurodevelopmental and mental health trajectories after early life deprivation: the young adult follow-u of the longitudinal English and Romaniena Adoptees study   A deprivação física e emocional na infância é um fator de risco para o surgimento de doenças mentais na vida adulta , porém seu suporte vem sendo a observação …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3903

jul 15 2017

The state of consciousness in patients in the vegetative and minimally conscious states – Edward Ziff, Elisabete Castelon Konkiewitz

  Resumo Pacientes com lesão cerebral, quando assistidos, podem continuar a desempenhar funções fisiológicas básicas, mesmo estando com a vigília, a atenção, a capacidade de decisão e outras funções de consciência prejudicadas. Revisamos aqui dois níveis de distúrbio de consciência o estado vegetativo (VS) e o nível de consciência mínima (MCS), e discutimos como são …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3887

jul 11 2017

Discalculia e o aprendizado da matemática – um texto para pais e educadores, por Elisabete Castelon Konkiewitz (vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4cCEHDU4l-4)

Introdução Habilidades Matemáticas são fundamentais e são necessárias o tempo todo no nosso dia a dia, como na estimativa de quanto vão custar as compras do supermercado, no planejamento do tempo necessário para o preparo de um jantar que deve estar pronto em uma determinada hora, no cálculo do horário para sair de casa, considerando …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3867

jul 11 2017

Livros (online para baixar gratuitamente!) sobre infância, adolescência, escola, comportamento e aprendizado, por Elisabete Castelon Konkiewitz

Aprendizado, comportamento e emoções na infância e na adolescência- uma visão transdisciplinar– Para baixar: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2651 Tópicos de Neurociência Clínica-Para baixar: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2656 Apoiando a criança na escola-Cartilha para pais e professores–  Para baixar http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2648 Criança, família e escola– para comprar: http://www.pulsoeditorial.com.br/crianca-familia-e-escola.h… Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade-para comprar: http://www.papirus.com.br

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3881

jun 24 2017

O processo de Franz Kafka- sábado, 07 de outubro de 2017. IV International Grand Dourados Neuroscience Symposium: http://neurocienciasdourados.com.br/

A história de “O Processo” se inicia subitamente, quando o personagem principal, Josef K.,  é surpreendido pela manhã em seu quarto por dois homens desconhecidos. Ele então descobre que os mesmos são policiais, funcionários da Justiça, e que ele está preso. Os guardas, porém, não sabem e nem se sentem na obrigação de lhe informar …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3849

Posts mais antigos «