jun 21 2016

Livro explica sobre os problemas de comportamento e as dificuldades escolares-http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/livro-explica-sobre-os-problemas-de-comportamento-e-as-dificuldades-escolares

  Dificuldades e transtornos de aprendizagem apresentados na infância têm sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu entorno. Buscar informações com profissionais da educação e da saúde e por meio de pesquisas que esclareçam dúvidas auxilia na compreensão racional do problema para que se possa buscar soluções. …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3084

jun 17 2016

Repercussões neurológicas do Diabetes Mellitus – por Otávio Silva Rodrigues Filho e Maikon Augusto Aranda

INTRODUÇÃO O Diabetes Mellitus (DM), não é apenas um tipo de patologia isolada, mas sim um grupo de desordens metabólicas de diferentes etiologias, que têm a hiperglicemia como característica em comum. Estima-se que no Brasil a prevalência da doença seja de 9,2% da população, sendo que a DM corresponde a 5,2% das mortes relacionadas ao …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3067

maio 24 2016

Adversidades durante a infância podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de fibromialgia durante a vida adulta? Por Nycolle Bueno e Murillu Augusto Lopes.

      A fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa crônica e generalizada. É considerada uma síndrome, porque envolve vários sintomas, como rigidez e fragilidade muscular, fadiga crônica, distúrbios do humor, déficits de cognição e insônia. Além disso, a fibromialgia está associada a aberrações no sistema neuroendócrino, disfunção na regulação do estresse, função dos neurotransmissores …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3059

maio 22 2016

A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: LIMITES E DESAFIOS PARA A CULTURA ESCOLAR- por Marilda Moraes Garcia Bruno. In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013.

INTRODUÇÃO     O debate sobre a diferença, a diversidade cultural e a inclusão de grupos socialmente marginalizados, na última década, tem ocupado espaço nos discursos políticos e nas pesquisas em educação. Essa temática envolve de forma abrangente o delineamento das representações sociais, das políticas públicas e das práticas sociais capazes de promover a exclusão …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3055

maio 12 2016

Vivendo com a Demência de Alzheimer: Parte IV – as alterações de comportamento e o estresse do cuidador- por Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3049

maio 12 2016

Vivendo com a Demência de Alzheimer: Parte III – tratamento, ativação e qualidade de vida – por Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3047

maio 12 2016

Vivendo com a Demência de Alzheimer: Parte II – fatores de risco e prevenção- por Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3042

maio 12 2016

Vivendo com a Demência de Alzheimer: Parte I – como reconhecer e sinais de alerta- por Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3040

abr 22 2016

Um modelo animal de memória traumática, por Bruno Ernandes e Victor Colpo. Resenha do artigo “PTSD-Like Memory Generated Through Enhanced Noradrenergic Activity is Mitigated by a Dual Step Pharmacological Intervention Targeting its Reconsolidation” Lucas Gazarini, PhD; Cristina A. J. Stern, PhD; Rene R. Piornedo, MSc; Reinaldo N. Takahashi, PhD; Leandro J. Bertoglio, PhD. International Journal of Neuropsychopharmacology, 2014, 1-9.

Introdução Sabe-se que pacientes que sofrem de transtorno do stress pós-traumático (PTSD) possuem atividade noradrenérgica aumentada logo após o contato com o evento traumático em questão. Essa maior descarga de neurotransmissores nas sinapses do SNC (sistema nervoso central) é consequência de falhas na regulação feita pelos receptores α-2 dessas mesmas sinapses. Em busca de um …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3020

abr 08 2016

Depressão e Neuroimunologia – por Paulo Henrique de Souza e Vicente Guimarães Neto

 INTRODUÇÃO Transtornos de humor são desordens psiquiátricas, nas quais ocorrem predomínio de alterações de humor e sintomas vegetativos associados (mudança de apetite, sono, peso e libido), se estendendo por semanas ou meses. Desse modo, nos transtornos de humor encontram-se aqueles em que predominam sintomas de tristeza e depressão e aqueles que ocorre excitação e euforia …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3004

Posts mais antigos «