Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada

https://www.neuropsiquiatriadourados.com.br/ O Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada é uma clínica de atendimento médico nas áreas de Neurologia e Psiquiatria-adultos e crianças. Todos os atendimentos são prestados pela Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz, formada pela UNIFESP há 26 anos, professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, doutora… Continue lendo…

Vamos falar sobre o suicídio-por Elisabete Castelon Konkiewitz

O suicídio é um tema difícil e perturbador. De fato, não há atitude mais radical que tirar a própria vida. É um ponto final sem volta que deixa como herança aos que ficam devastação, ruínas e escombros. Muitas são as perspectivas sobre esse ato. Dentro das tradições religiosas budista e… Continue lendo…

Toda dor é uma percepção cerebral e toda dor crônica envolve a neuropsiquiatria-por Elisabete Castelon Konkiewitz

A princípio, a dor é ruim, mas é boa. Sem ela, nós não conseguiríamos sobreviver. A dor é um sinal de alerta fundamental que nos mostra que algo está errado, ou seja, que alguma parte do nosso corpo está sendo ferida. Assim, tiramos o dedo da chapa quente, antes de… Continue lendo…

“O processo” de Franz Kafka e as Neurociências: bases neurobiológicas do delírio- um esboço de ensaio-por Elisabete Castelon Konkiewitz

O.I O romance A história de “O Processo” se inicia subitamente, quando o personagem principal, Josef K.,  é surpreendido pela manhã em seu quarto por dois homens desconhecidos. Ele então descobre que os mesmos são policiais, funcionários da Justiça, e que ele está preso. Os guardas, porém, não sabem e… Continue lendo…

Você precisa mapear o seu cérebro!- por Elisabete Castelon Konkiewitz

O cérebro governa todo o corpo. De fato, é nesse órgão que se iniciam os comandos para tudo o que fazemos e percebemos, desde as funções mais básicas para a sobrevivência, como respiração, batimentos cardíacos, digestão, até as experiências mais complexas, como os sonhos, o raciocínio matemático, a paixão, o… Continue lendo…

APONTAMENTOS SOBRE A ESQUIZOFRENIA, por Daniel Salmi Valadão Borges

INTRODUÇÃO Da Demência Precoce à Esquizofrenia: evolução histórica da compreensão de uma doença ainda não compreendida Demência Precoce foi um termo utilizado pela primeira vez por Arnold Pick em 1891 (AMARAL, 2014), e posteriormente adotado por Emil Kraepelin na quarta edição de seu “Tratado de Psiquiatria” para descrever processos psiquiátricos… Continue lendo…

Transtorno do pânico- por Elisabete Castelon Konkiewitz

De repente, surge uma sensação horrível. A garganta se tranca, como se o ar não pudesse mais ser inspirado, o coração dispara, as mãos ficam geladas, a cabeça não consegue pensar. Algo muito sério e ameaçador está acontecendo. Tudo é desespero e desorientação. Após eternos minutos, talvez até meia-hora, a… Continue lendo…

Altas habilidades/superdotação, motivação e desempenho-por Gustavo Wolff Cardoso.

Resenha do texto — “O.k., a prática traz a perfeição, mas o que sustenta a prática? Aspectos motivacionais e emocionais da aprendizagem expert de uma perspectiva psicanalítica —  Alfonso Galvão e Anna Carolina Ribeiro. Capítulo 12 do Livro Altas Habilidades / Superdotação, Inteligência e Criatividade – Uma Visão Multidisciplinar –… Continue lendo…

Transtorno do Espectro Autista: diagnósticos diferenciais, por Gustavo Wolff Cardoso

O Transtorno do Espectro autista (TEA) é uma desordem de base biológica do desenvolvimento neurológico caracterizada por déficits persistentes na comunicação e interação social associados a restrições e repetições de padrões de comportamento, interesse e atividades [1]. A prevalência do TEA aumentou ao longo dos anos, particularmente desde o final… Continue lendo…

Dissociation, Delusion and the Splitting of the Self in The Trial by Franz Kafka: Phenomenology and Neurobiology of Schizophrenia- by Elisabete Castelon Konkiewitz and Edward Ziff

Abstract In this essay, we propose an association between Franz Kafka’s novel, The Trial, and phenomenological and neurobiological processes in schizophrenia. We begin by presenting a summary of the plot, pointing to some of its remarkable literary aspects. We next compare the mental processes of dissociation, disorientation and delusion as represented… Continue lendo…

Letter to His Father by Franz Kafka: Literary Reconstruction of a Traumatic Childhood? by Elisabete Castelon Konkiewitz and Edward Ziff

Abstract Franz Kafka’s Letter to His Father is one of the greatest examples in world literature of memory of a traumatic childhood. In it, the author takes a retrospective journey through his life, recollecting and analyzing the reasons for the estrangement and hostility between a father and a son. This essay considers Letter… Continue lendo…

Pais e cuidadores-parte 2: como ajudar sua criança na escola-por Elisabete Castelon Konkiewitz

Neste vídeo a Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz se dirige aos pais/ cuidadores de crianças com problemas na escola. Fornece algumas orientações sobre como ajudá-las a superar suas dificuldades. Continue lendo…

Pais e cuidadores-parte 1: como ajudar sua criança na escola-por Elisabete Castelon Konkiewitz

Neste vídeo a Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz se dirige aos pais/ cuidadores de crianças com problemas na escola. Fornece algumas orientações sobre como ajudá-las a superar suas dificuldades. Continue lendo…

Neurofisiologia da dor-por Diego Fleury de Lemos Pereira

1.INTRODUÇÃO   O termo dor, tem sua origem no latim dolor, que significa sofrimento. Em populações primitivas, a dor derivada de lesões físicas era compreendida, no entanto, aquela relacionada as doenças, eram atribuídas a forças sobrenaturais e a penalização por pecados humanos (Lent, 2008). Hoje, sabemos que a dor é… Continue lendo…

Saúde mental na adolescência: busca de ajuda- por Elisabete Castelon Konkiewitz

A Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz procura neste vídeo conscientizar e alertar os adolescentes e suas famílias para a necessidade de busca de ajuda em situações de problemas/dificuldades emocionais. Continue lendo…

SISTEMA ENDOCANABINÓIDE: CONCEITOS, HISTÓRIA E POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS, por Luis Henrique Almeida Castro

  Dentre as drogas consideradas ilícitas no ocidente, a planta Cannabis sativa é a mais consumida: em torno de 4% da população adulta sendo que, destes usuários, 10% estão em situação de dependência. Não obstante, o uso medicinal desta erva remonta aos primórdios do surgimento da nossa própria espécie: alguns… Continue lendo…

Células de contextualização espacial dos eventos no hipocampo: memorizar onde as coisas aconteceram.

Brain Cells ‘Geotag’ Memories To Cache What Happened — And Where disponível em https://www.npr.org/sections/health-shots/2013/11/28/247541093/brain-cells-geotag-memories-to-cache-what-happened-and-where; acessado em 10/10/2018)     Pense em um evento importante em sua vida: uma formatura, um nascimento, um jantar especial de Ação de Graças. É provável que você esteja se lembrando não apenas do que aconteceu,… Continue lendo…

A importância do relatório dos educadores sobre o desempenho e o comportamento da criança na escola-por Elisabete Castelon Konkiewitz

A Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz fala sobre a importância do relatório dos educadores sobre o desempenho e o comportamento da criança na escola para o estabelecimento do diagnóstico pelo médico neurologista/ psiquiatra. Continue lendo…

Infecção pelo HIV no cérebro, uma abordagem investigativa- por Helder Freitas dos Santos

Resenha do artigo “Current understanding of HIV-associated neurocognitive disorders pathogenesis” Gannon P, Khan M.Z, Kolson D.L. Department of Neurology, University of Pennsylvania School of Medicine, Philadelphia, Pennsylvania, USA, Jun, 2011. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3683661/pdf/nihms469437.pdf     O sistema nervoso central é um importante reservatório potencial a persistente infecção pelo HIV-1, onde provávelmente entra… Continue lendo…

Novos paradigmas para a educação dos superdotados: A questão dos estudantes underachievers e com dupla excepcionalidade-por Vanessa Terezinha Alves Tentes.

Trechos de um capítulo do livro “Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade” – Angela M. R. Virgolim, Elisabete Castelon Konkiewitz (orgs.)-editora Papirus-201 4. A primeira década do século XXI chegou ao fim, marcada pelo desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais interconectada, mediada por tecnologias da informação e da comunicação e… Continue lendo…

Espectro do autismo-parte 8- as pessoas autistas podem ser criativas?- por Elisabete Castelon Konkiewitz

  A Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz explica como no espectro do autismo a criatividade segue caminhos específicos. Continue lendo…

Espectro do autismo-parte 7: uma inteligência mal compreendida e subestimada- por Elisabete Castelon Konkiewitz

    A Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz discute os modelos cognitivos da inteligência e as especificidades cognitivas do espectro do autismo   Continue lendo…

Espectro do autismo-parte 5-trabalho, inclusão e sexualidade- por Elisabete Castelon Konkiewitz

A Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz apresenta o espectro do autismo na adolescência e adultez. A inclusão no mercado de trabalho, o treino de habilidades sociais e a sexualidade são discutidos. Continue lendo…

Espectro do autismo-parte 4-terapias complementares:orientações para pais e professores- por Elisabete Castelon Konkiewitz

Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz discute a musicoterapia, arteterapia, terapia mediada por animais, terapia mediada por pares, terapia de integração sensorial. Continue lendo…

A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV-por Márcia Andrea Lial Sertão e Iara Beatriz Andrade de Sousa

  INFECÇÃO DO HIV E SUAS QUESTÕES PSICOLÓGICAS A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) após mais três décadas de seu surgimento no Brasil permanece sendo um problema de saúde pública no nosso país. Dados do boletim epidemiológico HIV/AIDS de 2015 revelam que foram registrados no Brasil, desde 1980 até Junho… Continue lendo…

Espectro do autismo: parte 2- como sua mente funciona: orientações para pais e professores- por Elisabete Castelon Konkiewitz

A Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz explica a diferença entre autismo e transtorno de conduta, transtorno de personalidade anti-social e transtorno de vínculo. Também são expostos modelos cognitivos que tentam explicar o funcionamento da mente autista. Continue lendo…

Capítulo 9-Inteligência e criatividade dentro do espectro autista, por Elisabete Castelon Konkiewitz.

Trechos do Capítulo do livro- Superdotação-processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Ângela Rodrigues Virgolim (Org.). Ed. Juruá. 2018 Introdução O espectro autista (EA) corresponde a um transtorno neurobio-lógico do desenvolvimento que se associa a prejuízos de comunicação, de socialização e a um comportamento repetitivo com interesses restritos (American Psychiatry Association,… Continue lendo…

Superdotação-processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Ângela Rodrigues Virgolim. Ed Juruá. 2018

  Sumário Capítulo 1 – Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o século XXI: Uma abordagem teó- rica em quatro partes ……………………………………………………………………………. 17 Joseph S. Renzulli Capítulo 2 – Vivendo com intensidade e sensibilidade: Um olhar para o mundo emocional da criança superdotada,… Continue lendo…

TEXTO COMPLETO-APOIANDO A CRIANÇA NA ESCOLA: CARTILHA INFORMATIVA PARA PAIS E PROFESSORES. ELISABETE CASTELON KONKIEWITZ. 2009.

       AUTORIA: Elisabete Castelon Konkiewitz Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Desde 2008, professora adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde (Curso de Medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).… Continue lendo…