abr 22 2016

Um modelo animal de memória traumática, por Bruno Ernandes e Victor Colpo. Resenha do artigo “PTSD-Like Memory Generated Through Enhanced Noradrenergic Activity is Mitigated by a Dual Step Pharmacological Intervention Targeting its Reconsolidation” Lucas Gazarini, PhD; Cristina A. J. Stern, PhD; Rene R. Piornedo, MSc; Reinaldo N. Takahashi, PhD; Leandro J. Bertoglio, PhD. International Journal of Neuropsychopharmacology, 2014, 1-9.

Introdução Sabe-se que pacientes que sofrem de transtorno do stress pós-traumático (PTSD) possuem atividade noradrenérgica aumentada logo após o contato com o evento traumático em questão. Essa maior descarga de neurotransmissores nas sinapses do SNC (sistema nervoso central) é consequência de falhas na regulação feita pelos receptores α-2 dessas mesmas sinapses. Em busca de um …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3020

abr 08 2016

Depressão e Neuroimunologia – por Paulo Henrique de Souza e Vicente Guimarães Neto

 INTRODUÇÃO Transtornos de humor são desordens psiquiátricas, nas quais ocorrem predomínio de alterações de humor e sintomas vegetativos associados (mudança de apetite, sono, peso e libido), se estendendo por semanas ou meses. Desse modo, nos transtornos de humor encontram-se aqueles em que predominam sintomas de tristeza e depressão e aqueles que ocorre excitação e euforia …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3004

mar 22 2016

Entre neurônios e sistema imunológico: o que a ciência tem para nos dizer? – por Beatriz Nardoque e Brenda Arnold

    Resenha do artigo – PICKERING, M.; CUMISKEY, D.; O’CONNOR J. J. Actions of TNF-α on glutamatergic synaptic transmission in the central nervous system. Exp Physiol, v. 90, p. 663-670, Jun 2005 “Na vida, nada deve ser temido, apenas compreendido”. Com essa frase, Marie Curie, conhecida na história por suas contribuições nos ramos de …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2995

mar 05 2016

NEUROBIOLOGIA DA ADIÇÃO: A AÇÃO DA COCAÍNA- por TAISSA GONÇALVES LEAL VILSON WALTER SCHULZ JUNIOR

INTRODUÇÃO O uso deliberado de determinadas substâncias têm sido descritos desde a antiguidade, pelo menos desde a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. provocada por anos de alcoolismo. Aristóteles registou os efeitos da privação do álcool em dependentes e que sua ingestão durante a gravidez pode ser prejudicial. No entanto foi o médico …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2983

fev 09 2016

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA-por Elizeth Heldt, Luciano Isolan, Maria Augusta Mansur e Rafaela Behs Jarros. In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013.

 Fundamentos teóricos:   Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)   Os últimos anos têm testemunhado um desenvolvimento vertiginoso da psicoterapia cognitiva. Historicamente, esta abordagem teve como precursora a Terapia Racional-              -Emotiva1, mas foi Aaron Beck que lhe deu os contornos atuais. Beck percebeu em seus pacientes deprimidos certas características comuns no processamento cognitivo e a relação dessas características …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2962

jan 05 2016

ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM PODEM SER CRIATIVOS?- por Sônia Regina Fiorim Enumo e Tatiane Lebre Dias. In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013.

“Minha deficiência de leitura, de escrita e de ortografia me afetaram de duas maneiras. Em primeiro lugar, eu não tinha confiança em mim mesma e, em segundo, eu tinha medo dentro de mim. Meu medo era, e ainda é tão grande que, se alguém me pedisse para ler, soletrar ou escrever instruções, eu irrompia em …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2942

dez 04 2015

Por que as pessoas se arriscam?- por Ana Claudia Piccinelli

  Resenha do artigo- NORBURY, A.; HUSAIN, M. Sensation-seeking: Dopaminergic modulation and risk for psychopathology. Behav Brain Res, v. 288, p. 79-93, Jul 2015 O ser humano segue incessantemente em uma busca de novas sensações, muitas vezes empenhando grande esforço para experimentar tais sensações, intensas e quase sempre fugazes. Há vários comportamentos que se enquadram …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2931

dez 01 2015

O que dirão da nossa época os nossos sucessores daqui a 200 anos? – por Elisabete Castelon Konkiewitz

O que dirão da nossa época os nossos sucessores daqui a 200 anos? Como nosso século será visto à distância? É certo que vivemos grandes avanços tecnológicos. É certo que temos mais conforto e mais possibilidades de ação, como viagens, alcance de conhecimento, mobilidade social, expressão sexual. Por outro lado, é certo também que vivemos …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2927

dez 01 2015

Livro sobre Superdotação, ganhador do prêmio Jabuti: 2° lugar-área de Educação.

  “…Por muitos anos, o estudo e a pesquisa na área da superdotação, da inteligência e do talento em potencial esteve reservado a poucos estudiosos na área da psicologia, da filosofia e da educação. Noções equivocadas e estereotipadas sobre a inteligência e as altas habilidades fizeram com que este campo permanecesse, por muito tempo, pouco …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2922

nov 29 2015

YOGA COMO TERAPIA ADJUVANTE NO MANEJO DOS SINTOMAS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA – por Agatha Rosembarque Marques e Thamy da Cunha Nakamichi

INTRODUÇÃO   “Yoga é transformar nossa consciência humana em consciência Divina” Jaideva Singh   A esclerose múltipla é um processo em que o sistema imune do próprio indivíduo produz anticorpos que danificam a mielina presente no sistema nervoso central. O início da doença ocorre, tipicamente, em jovens adultos, mais comumente no sexo feminino. Atualmente, não …

Continue lendo »


Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2889

Posts mais antigos «