set 25 2016

PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA: GENE, CÉREBRO, AMBIENTE E INDIVIDUALIDADE-por Elisabete Castelon Konkiewitz, Paulo Estevão Andrade. In: Caminhos da Neuroeducação. Organização: Gláucio Aranha & Alfred Sholl-Franco. Ed. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, 2012.

1-. Introdução     Estima-se que por volta de 12% das crianças em idade escolar no Brasil apresentem algum problema de saúde mental, os quais abrangem desde os transtornos de aprendizagem, como a dislexia e a discalculia, os transtornos de ansiedade, os transtornos disruptivos, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH-com prevalência …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3223

set 19 2016

Cannabis causa rompimento de circuitos neurais

Pesquisadores conseguiram esclarecer mecanismos importantes envolvidos na formação da circuitaria cerebral. A equipe também descobriu que o tetraidrocanabinol (THC), substância psicoativa presente na Cannabis, causa rompimento dos circuitos neurais dentro do córtex. Esses resultados explicam por que a Cannabis pode ser prejudicial e ter potencial para ser aplicada na recuperação de danos cerebrais que ocorrem …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3214

set 08 2016

A CRÍTICA DE DARWIN AO ARGUMENTO TELEOLÓGICO DE PALEY Maxwell Morais de Lima Filho

    Cada corpo organizado, nas disposições que contém para a sua manutenção e propagação, atesta um cuidado por parte do Criador expressamente direcionado para esses fins. (…) As obras da natureza querem apenas ser contempladas – William Paley    O organismo mais insignificante é um tanto mais elevado do que a poeira orgânica debaixo …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3203

set 07 2016

O uso de drogas no tratamento de estresse pós-traumático-Ciência&Mulher-Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

  O estresse pós-traumático é um transtorno psiquiátrico que pode afetar pessoas que sofreram algum tipo de trauma como, por exemplo, um assalto, um ato de violência extrema ou a perda repentina de um ente querido. O transtorno acontece quando, diante de uma situação de medo ou de ansiedade, o doente responde de forma desproporcional, …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3200

set 07 2016

Pesquisas analisam efeito neuroprotetor do exercício físico-Ciência&Mulher-Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

  Exercícios físicos em intensidade moderada podem reduzir os danos causados por isquemia cerebral, potencializar a expressão gênica, melhorar a memória e até aumentar a ativação de enzimas que atuam contra a Doença de Alzheimer.  Essas foram algumas das descobertas de pesquisas que investigam o efeito neuroprotetor de atividades físicas em modelos animais, coordenadas pela …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3196

set 07 2016

Estudo sobre o Zika vírus apresenta imagens dos danos causados aos bebês-Ciência&Mulher-Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

  Foi divulgado nesta terça-feira, 23 de agosto, no periódico Radiology, uma publicação da Radiological Society of North America (RSNA), resultados obtidos em estudo que inclui 45 exames de ultrassonografias de bebês contaminados pelo Zika vírus (ZIKV) durante a gestação. As imagens, também publicadas no New York Times e em outros meios de comunicação estrangeiros, tiveram …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3193

set 07 2016

Tratamento experimental inibe a dor de animais com neuropatia diabética-Ciência&Mulher-Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Tratamento-experimental-678x381

    Um peptídeo conhecido como hemopressina – naturalmente encontrado no organismo humano e de outros mamíferos – se mostrou uma alternativa promissora no tratamento da neuropatia diabética em experimentos com camundongos conduzidos no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Os primeiros resultados da pesquisa, realizada com apoio da FAPESP, foram …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3190

set 07 2016

Neurologista do HU-UFGD desenvolve vídeos para orientar pacientes e familiares-Ciência & Mulher-Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

      Assim como em todas as áreas do conhecimento, os recursos audiovisuais têm se mostrado ferramentas muito úteis no âmbito da saúde, desempenhando papel importante na informação de profissionais e pacientes. Seguindo a tendência, uma colaboradora do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) vem ganhando destaque em redes sociais com …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3186

set 06 2016

Estudo associa dor crônica à depressão e ao estresse social-Texto por Silvio Anunciação-Jornal da UNICAMP

Pesquisa identificou mecanismos neurofisiológicos comuns em experimentos feitos com animais Fotos: Antonio Scarpinetti, Edição de Imagens: André Vieira   Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp revelou, em experimentos com animais, que o estresse social pode ser uma das causas tanto dos quadros depressivos como de dores crônicas. O estudo apontou ainda que não somente …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3180

set 06 2016

Novo estudo comprova eficácia de método fônico na alfabetização

  Um estudo lançado no mês passado pela Universidade Stanford (EUA), uma das instituições mais renomadas do mundo, comprova a vantagem do método fônico de alfabetização sobre outras técnicas de ensino. O estudo, de co-autoria de Bruce McCandliss, professor da de Pós-Graduação Escola de Educação e do Instituto de Neurociência de Stanford, fornece algumas das …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3176

Posts mais antigos «