jun 23 2015

III Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados-01 a 03 de outubro de 2015

III International Grand Dourados Neuroscience Symposium-2015   A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem com alegria anunciar e convidar a todos para o III International Grand Dourados Neuroscience Symposium, o qual ocorrerá entre 01 a 03 de outubro de 2015. Esta é a terceira edição internacional do …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2390

jun 20 2015

A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA POR MEIO DA COLABORAÇÃO, por Eliana Marques Zanata e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013.

    “A esperança é fundamental para impulsionar a luta. Mas minha vontade de mudar o mundo não é suficiente para fazê-lo. A descoberta da possibilidade de mudar não é ainda mudar. A consciência de que a mudança é possível (e necessária), é essencial, pois é sabendo que mudar é difícil, mas possível, que o …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2371

jun 11 2015

Livro para educadores, psicólogos, pais e interessados: “Criança, Família e Escola: Promovendo o desempenho e a saúde emocional do seu filho”. Autores-Elisabete Castelon Konkiewitz e Miguel Ângelo Boarati-Editora Pulso-São José dos Campos, 2015. Interessados poderão comprar pelo site: http://www.pulsoeditorial.com.br/crianca-familia-e-escola.html

“A escolarização é a tarefa de vida mais importante para a criança na meninice. Conseguir ficar em um novo ambiente, separar-se por um período dos pais, estabelecer novos contatos, afirmar-se diante do grupo, lidar com situações desconhecidas, além de lidar com tarefas competitivas e com situações de avaliação não são processos fáceis. O entrosamento da …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2360

jun 06 2015

Stanislas Dehaene : “A neurociência deve ir para a sala de aula”-reportagem e entrevista da revista Época

ENTREVISTA – 14/08/2012 09h00- Stanislas Dehaene : “A neurociência deve ir para a sala de aula” O cientista condena o construtivismo como método de alfabetização e diz como os estudos com cérebro podem ajudar disléxicos a ler FLÁVIA YURI | Uma das tarefas comuns da ciência é desvendar a complexidade por trás de atividades aparentemente …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2356

mai 31 2015

EPIGENÉTICA E ADIÇÃO: MECANISMOS QUE GERAM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA-por Ana Claudia Hanel Salamoni, Géssika Biatrissy Gutierrez de Moraes Pereira, Luciana Squarizi dos Santos, Raisa Karla Pires de Lima

  INTRODUÇÃO     Desde a época das sociedades mais primitivas, existe o consumo de substâncias psicotrópicas e, no mundo atual, o abuso dessas substâncias tem se tornado um problema comum e crescente (1). Sabe-se que fatores de ordem social, psicológica e econômica estão envolvidos na exposição do indivíduo às drogas, no entanto, não se …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2344

mai 21 2015

Dor do membro fantasma- por Ana Carolina F. Gonçalves Sarzi e Jéssica Krieger de Souza

Introdução Dor do membro fantasma “phantom pain” e sensações de membro fantasma estão ligados, mais devem ser diferenciados um do outro. Enquanto, sensações de membros fantasmas são experimentados por aqueles com deficiência congênita de um membro, lesão da medula espinhal ou amputação, a dor do membro fantasma quase que exclusivamente como resultado de amputação6. Essa …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2334

mai 21 2015

Santos FH, Andrade VM, Bueno OFA (Orgs) (2015). Neuropsicologia Hoje -2a edição-Artmed. Porto Alegre: cinco módulos, 33 capítulos, 328 páginas  

  Este livro, escrito por importantes profissionais e pesquisadores brasileiros da área de neuropsicologia, chega à sua segunda edição trazendo o que há de mais novo no campo, em termos tanto teóricos quanto práticos, constituindo-se em leitura indispensável a profissionais e estudantes de neuropsicologia. “O livro que o leitor tem em mãos mostra claramente o …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2330

mai 10 2015

Neurobiologia do instinto materno, por Bruna Scheidt Gregianin, Karoline Becker Paraboni e Natanye Lemes Matchil.

  O instinto materno é descrito como uma tendência primordial que cria em toda mulher um desejo de maternidade e que, uma vez satisfeito, incita a mãe a zelar pela proteção física e moral dos filhos. Está bem estabelecido que os parâmetros característicos do comportamento maternal são mais intensos na primeira semana pós parto do …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2318

mai 02 2015

O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA E SUAS DIFICULDADES, por Jane Correa

 O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA E SUAS DIFICULDADES, por Jane Correa In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013. INTRODUÇÃO  Socialmente, a matemática é tida como um conhecimento complexo1. Saber matemática é comumente relacionado, em nossa sociedade, à inteligência ou às altas habilidades. Gostar …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2290

abr 26 2015

A CRIANÇA, A FAMÍLIA, A ESCOLA E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL- por Edna Maria Marturano.

    A CRIANÇA, A FAMÍLIA, A ESCOLA E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL- por Edna Maria Marturano.  In: APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013. Roberto tem sete anos incompletos e frequenta o 1º ano do ensino fundamental. Ele não teve …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=2264

Posts mais antigos «