jan 21 2017

Decifrando o estigma: uma busca para redução de seus impactos em minorias sociais – resenha do artigo “Reducing stigma and discrimination to improve child health and survival in low- and middle-income countries promising approaches and implications for future research”- por Helder Freitas dos Santos.

  É necessário entender previamente que o estigma corresponde a um processo de desvalorização de um indíviduo ou grupo, de acordo com suas atribuições físicas ou pessoais, muitas vezes consideradas incabíveis no ambiente em que vive. Desta forma, o estigmatizado se vê alvo de atitudes e comportamentos negativos da sociedade, como julgamentos morais e discriminação. …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3498

jan 19 2017

Want to ‘train your brain’? Forget apps, learn a musical instrument

  The multimillion dollar brain training industry is under attack. In October 2014, a group of over 100 eminent neuroscientists and psychologists wrote an open letter warning that “claims promoting brain games are frequently exaggerated and at times misleading”. Earlier this year, industry giant Lumosity was fined $2m, and ordered to refund thousands of customers …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3493

jan 19 2017

Assista ao vídeo: Dourados realiza 1ª Olimpíada de Neurociência para estudantes do Ensino Básico – G1 Mato Grosso do Sul – MSTV 1ª Edição – Catálogo de Vídeos

    http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/mstv-1edicao/videos/t/edicoes/v/dourados-realiza-1-olimpiada-de-neurociencia-para-estudantes-do-ensino-basico/5588783/  

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3491

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3468

dez 19 2016

Pesquisador americano realiza pesquisa sobre doenças degenerativas na UFGD- por Vanessa Freixo, jornalistaRevista Corpo e Mente

Desde 2013, o cientista Edward Ziff agrega estudos com outros profissionais da universidade     http://www.revistacorpoemente.com.br/noticias/pesquisador-americano-realiza-pesquisa-sobre-doencas-degenerativas-na-ufgd 16/12/2016 15:16:42 | Atualizado em 16/12/2016 15:18:55 Com apoio do Ciências Sem Fronteiras, Edward Ziff desenvolveu nos últimos três anos pesquisas e trabalhos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sobre Alzheimer e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Bacharel em …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3463

dez 18 2016

A infância é a fase mais feliz da vida. Criança não tem problemas. Será? Ansiedade e depressão na infância e o impacto sobre o aprendizado- um texto para educadores, por Elisabete Castelon Konkiewitz

  Depressão  A depressão é doença freqüente também em crianças. Estatísticas americanas apontam para uma frequência de 0,9% em pré-escolares, 1,9% em ecolares e 4,7% em adolescentes. Existe forte predisposição familiar, havendo um padrão de herança provavelmente do tipo poligênico, multifatorial. As manifestações podem ser tão diversas, que é preciso muita sensibilidade na observação da …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3336

dez 10 2016

Olimpíada de Neurociências https://doity.com.br/i-curso-de-vero-em-neurocincias-da-grande-dourados/

Olimpíada de Neurociências   Atenção alunos de ensino médio! Inscrições abertas: https://doity.com.br/i-curso-de-vero-em-neurocincias-da-gr…/ I Curso de Verão em Neurociências Preparatório para I Olimpíada de Neurociências da Grande Dourados A Olimpíada é destinada a alunos do ensino médio e classifica 3 competidores para a etapa nacional.

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3459

dez 06 2016

Psiquiatria do desenvolvimento: um texto para educadores- por Elisabete Castelon Konkiewitz

Introdução  Estima-se que por volta de 12% das crianças em idade escolar no Brasil apresentem algum problema de saúde mental, os quais abrangem desde os transtornos de aprendizagem, como a dislexia e a discalculia, os transtornos de ansiedade, os transtornos disruptivos, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH-com prevalência de 3-7%), o …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3331

nov 26 2016

Noções de neuroanatomia e neurofisiologia-um texto para educadores, por Elisabete Castelon Konkiewitz

  O encéfalo humano é uma rede de mais de 100 bilhões de neurônios interconectados em sistemas que constroem nossa percepção sobre o mundo externo, fixam nossa atenção e controlam o mecanismo de nossas ações. A primeira etapa para se compreender a mente consiste portanto em aprender como os neurônios estão localizados em vias de …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3340

nov 13 2016

EPIDEMIOLOGIA DA INFECÇÃO PELO HIV NO BRASIL E DÉFICIT NEUROCOGNITIVO ASSOCIADO AO HIV- por Renata Nasser, Letícia Ferreira Oliveira e Sara Moraes Peixoto

Introdução A temática do HIV e da AIDS consiste em um dos grandes problemas da Saúde Pública atualmente no Brasil. A AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome) ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma síndrome que se manifesta em indivíduos infectados pelo vírus HIV (sigla proveniente do inglês que significa Vírus da Imunodeficiência Humana). Este retrovírus ataca …

Continue lendo »

Pin It

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=3355

Posts mais antigos «