Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada

https://www.neuropsiquiatriadourados.com.br/ O Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada é uma clínica de atendimento médico nas áreas de Neurologia e Psiquiatria-adultos e crianças. Todos os atendimentos são prestados pela Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz, formada pela UNIFESP há 26 anos, professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, doutora… Continue lendo…

Vamos falar sobre o suicídio-por Elisabete Castelon Konkiewitz

O suicídio é um tema difícil e perturbador. De fato, não há atitude mais radical que tirar a própria vida. É um ponto final sem volta que deixa como herança aos que ficam devastação, ruínas e escombros. Muitas são as perspectivas sobre esse ato. Dentro das tradições religiosas budista e… Continue lendo…

Toda dor é uma percepção cerebral e toda dor crônica envolve a neuropsiquiatria-por Elisabete Castelon Konkiewitz

A princípio, a dor é ruim, mas é boa. Sem ela, nós não conseguiríamos sobreviver. A dor é um sinal de alerta fundamental que nos mostra que algo está errado, ou seja, que alguma parte do nosso corpo está sendo ferida. Assim, tiramos o dedo da chapa quente, antes de… Continue lendo…

“O processo” de Franz Kafka e as Neurociências: bases neurobiológicas do delírio- um esboço de ensaio-por Elisabete Castelon Konkiewitz

O.I O romance A história de “O Processo” se inicia subitamente, quando o personagem principal, Josef K.,  é surpreendido pela manhã em seu quarto por dois homens desconhecidos. Ele então descobre que os mesmos são policiais, funcionários da Justiça, e que ele está preso. Os guardas, porém, não sabem e… Continue lendo…

Você precisa mapear o seu cérebro!- por Elisabete Castelon Konkiewitz

O cérebro governa todo o corpo. De fato, é nesse órgão que se iniciam os comandos para tudo o que fazemos e percebemos, desde as funções mais básicas para a sobrevivência, como respiração, batimentos cardíacos, digestão, até as experiências mais complexas, como os sonhos, o raciocínio matemático, a paixão, o… Continue lendo…