“O processo” de Franz Kafka e as Neurociências: bases neurobiológicas do delírio- um esboço de ensaio-por Elisabete Castelon Konkiewitz

O.I O romance A história de “O Processo” se inicia subitamente, quando o personagem principal, Josef K.,  é surpreendido pela manhã em seu quarto por dois homens desconhecidos. Ele então descobre que os mesmos são policiais, funcionários da Justiça, e que ele está preso. Os guardas, porém, não sabem e … Continue lendo…

Você precisa mapear o seu cérebro!- por Elisabete Castelon Konkiewitz

O cérebro governa todo o corpo. De fato, é nesse órgão que se iniciam os comandos para tudo o que fazemos e percebemos, desde as funções mais básicas para a sobrevivência, como respiração, batimentos cardíacos, digestão, até as experiências mais complexas, como os sonhos, o raciocínio matemático, a paixão, o … Continue lendo…

APONTAMENTOS SOBRE A ESQUIZOFRENIA, por Daniel Salmi Valadão Borges

INTRODUÇÃO Da Demência Precoce à Esquizofrenia: evolução histórica da compreensão de uma doença ainda não compreendida Demência Precoce foi um termo utilizado pela primeira vez por Arnold Pick em 1891 (AMARAL, 2014), e posteriormente adotado por Emil Kraepelin na quarta edição de seu “Tratado de Psiquiatria” para descrever processos psiquiátricos … Continue lendo…

Transtorno do pânico- por Elisabete Castelon Konkiewitz

De repente, surge uma sensação horrível. A garganta se tranca, como se o ar não pudesse mais ser inspirado, o coração dispara, as mãos ficam geladas, a cabeça não consegue pensar. Algo muito sério e ameaçador está acontecendo. Tudo é desespero e desorientação. Após eternos minutos, talvez até meia-hora, a … Continue lendo…

Altas habilidades/superdotação, motivação e desempenho-por Gustavo Wolff Cardoso.

Resenha do texto — “O.k., a prática traz a perfeição, mas o que sustenta a prática? Aspectos motivacionais e emocionais da aprendizagem expert de uma perspectiva psicanalítica —  Alfonso Galvão e Anna Carolina Ribeiro. Capítulo 12 do Livro Altas Habilidades / Superdotação, Inteligência e Criatividade – Uma Visão Multidisciplinar – … Continue lendo…

Transtorno do Espectro Autista: diagnósticos diferenciais, por Gustavo Wolff Cardoso

O Transtorno do Espectro autista (TEA) é uma desordem de base biológica do desenvolvimento neurológico caracterizada por déficits persistentes na comunicação e interação social associados a restrições e repetições de padrões de comportamento, interesse e atividades [1]. A prevalência do TEA aumentou ao longo dos anos, particularmente desde o final … Continue lendo…

Dissociation, Delusion and the Splitting of the Self in The Trial by Franz Kafka: Phenomenology and Neurobiology of Schizophrenia- by Elisabete Castelon Konkiewitz and Edward Ziff

Abstract In this essay, we propose an association between Franz Kafka’s novel, The Trial, and phenomenological and neurobiological processes in schizophrenia. We begin by presenting a summary of the plot, pointing to some of its remarkable literary aspects. We next compare the mental processes of dissociation, disorientation and delusion as represented … Continue lendo…