PROCESSAMENTO VISUAL (PARTE 2) DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO- por Carla Geórgia Rodrigues Guimarães Souto Diego Fleury de Lemos Pereira

           A via visual primaria é também chamada de via geniculoestriatal, porque passa pelo núcleo geniculado lateral no trajeto para o córtex visual primário, também conhecido como córtex estriado devido às estrias ricas em mielina que percorrem suas camadas do meio. Uma segunda via que se origina na retina dirige-se… Continue lendo…

Qual é a sua personalidade?-por Elisabete Castelon Konkiewitz

A personalidade é um padrão, um jeito básico de perceber o mundo, de senti-lo e de responder a ele. São tendências pessoais que direcionam nossas interpretações, escolhas e atitudes. Essas tendências já se mostram desde a infância e são determinadas principalmente pela herança genética. Assim, os bebês já se apresentam… Continue lendo…

“Ansiedade generalizada, o medo da vida e o desejo de controle”, por Elisabete Castelon Konkiewitz

No fundo, no fundo, ansiedade é medo. E assim, o transtorno de ansiedade generalizada corresponde ao medo generalizado, ou seja, uma sensação desagradável de apreensão e insegurança, por vezes mais consciente, por vezes subliminar, porém sempre presente. Em alguns, a experiência é predominantemente psíquica, com preocupações contínuas, insônia, irritabilidade, dificuldade… Continue lendo…

“O mundo trata melhor quem se veste bem”. E você? -por Elisabete Castelon Konkiewitz

Todos nós aprendemos que não se deve julgar as pessoas pela aparência, entretanto diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Ora, a primeira impressão é justamente a aparência. De fato, nosso cérebro é montado para registrar muitas informações ao mesmo tempo, juntá-las todas e construir em… Continue lendo…

Arteterapia na Psiquiatria e na Neurologia – por Elisabete Castelon Konkiewitz

Publicado em “Neurociências em Debate” | A arteterapia também pode ajudar a tolerar dividir um ambiente com outras pessoas, ajudando pessoas com fobia social, agorafobia, depressão, espectro do autismo, dentre outras situações. Continue lendo…

Síndromes Demenciais- por Rafael Claudino dos Santos e Sidney Mariano dos Santos.

Síndromes Demenciais As síndromes demenciais caracterizam-se por serem de natureza crônica, e por apresentarem vários déficits cognitivos, que incluem comprometimento da memória, do pensamento, orientação, compreensão, cálculo, capacidade de aprendizagem, linguagem e julgamento, enfim, alterações significativas o bastante para não serem consideradas apenas uma consequência do envelhecimento normal. De forma… Continue lendo…