III Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados-01 a 03 de outubro de 2015. Informações e inscrições a partir de 01/08/2015 pelo site www.simposioneurodourados.com

III International Grand Dourados Neuroscience Symposium-2015

o pensador

 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem com alegria anunciar e convidar a todos para o III International Grand Dourados Neuroscience Symposium, o qual ocorrerá entre 01 a 03 de outubro de 2015. Esta é a terceira edição internacional do evento, que já acontece anualmente desde 2010.

Traremos convidados de diversas regiões e instituições brasileiras (USP, UNIFESP, Universidade Federal do Paraná, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina), assim como de países e de continentes diferentes- Estados Unidos e África do Sul – o que será uma oportunidade única de interação, troca de experiências e enriquecimento científico e cultural.

Atenção: este ano os certificados serão entregues em mãos ao final do evento!

 

Abordaremos um amplo espectro de temas, incluindo:

  • As interpolações entre Psiquiatria, Neurociências e Literatura
  • Neurociências e artes visuais
  • O uso de canabinóides na prática clínica
  • Erva do Santo Daime (Ahayuasca): da selva aos laboratórios
  • Meditação e o cultivo do equilíbrio emocional
  • Meditação e Neuroimagem: circuitos neurais e neuroplasticidade
  • Relação entre maus tratos na infância e doenças psiquiátricas no adulto
  • Transtorno do stress pós-traumático: Trauma, memória e superação
  • Maus tratos na infância, pobreza, exclusão social e estigma
  • Experiências traumáticas na infância e infecção pelo HIV no adulto
  • Espectro autista-diagnóstico e tratamento
  • Espectro autista –avaliação neuropsicológica
  • Espectro autista- neurodesenvolvimento e detecção precoce
  • Espectro autista-psicoterapia e inclusão
  • Neuroimunologia:inflamação, resposta imune e estados mentais
  • Doença de Parkinson: complicações não motoras
  • Doença de Parkinson: avanços no diagnóstico e no tratamento- o que há de novo
  • Doença de Parkinson: abordagem multiprofissional
  • Otoneurologia: zumbido e vertigem no Pronto Atendimento: abordagem inicial
  • Neurorradiologia-discussão de casos clínicos e sua correlação com achados de neuroimagem
  • Infecção pelo HIV, neuroinflamação, citocinas, depressão e dor

 

O evento será bastante dinâmico e diversificado, oferecendo oportunidades de enriquecimento intelectual para diferentes grupos profissionais:

 

  1. Os mini-cursos sobre doença de Parkinson, Espectro Autista, Otoneurologia e de Neurorradiologia contemplam a área da saúde, trazendo aspectos práticos para melhor abordagem a tratamento.

 

  1. O ciclo de palestras e os mini-cursos sobre espectro autista, neurodesenvolvimento, doença de Parkinson e meditação contemplam estudantes e profissionais nas mais diversas áreas, como Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Pediatria, Neurologia e Psiquiatria.

 

  1. O curso de Neurobiologia adentrará aspectos biomoleculares do funcionamento cerebral, pesquisa translacional, modelos animais e Farmacologia, destinando-se aos interessados em pesquisa básica e clínica.

 

  1. A palestra de abertura, assim como as palestras das manhãs de quinta, de sexta e de sábado são destinadas a todos e abordam questões de interesse geral, procurando transmitir em linguagem acessível abordagens atualizadas, instigantes e complexas sobre diferentes tópicos das Neurociências.

 

  1. As apresentações de trabalhos sob a forma de pôsteres e de apresentação oral visam criar oportunidades de proximidade e interação entre professores locais, professores convidados, pesquisadores e alunos, estimulando assim, através da exposição e discussão crítica de idéias, o pensamento científico e criativo em todos nós.

 

 

 

Palestrantes confirmados:

 

edward ziff

 

 

 

 

Prof. Dr. Edward Ziff– bioquímico, chefe do Departamento de Neurobiologia Molecular – New York University Langone Medical Center, pesquisador nas áreas de neuroplasticidade, demência, comportamento de recompensa e humor.

 

 sorayaProfa Dra Soraya Seedat- professora do Departamento de Psiquiatria na Stellenbosch University, África do Sul, e diretora do South African Research in Posttraumatic Stress Disorder do Department of Science and Technology e do National Research Foundation. É também diretora do Medical Research Council Unit on Anxiety and Stress Disorders.

 

miguel-2013Dr. Miguel Ângelo Boarati-médico psiquiatra da infância e adolescência, coordenador do ambulatório do Programa de Atendimento a Transtornos Afetivos (PRATA) e do Hospital-Dia Infantil (HDI) do Instituto de Psiquiatria do HC-USP-São Paulo.

 

  lorena

 

Dra. LoreBroseghini Barcelos-Título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia Médica Neurologista da Unidade de AVC do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Médica Neurologista do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho Especialização: Pós-Graduanda do Setor de Distúrbios do Movimento da UNIFESP Residência Médica: Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Neurologia ano opcional pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

 

 

 

leo

 

Dr.Leonardo de Oliveira Mendonça- médico graduado pela Universidade Federal da Grande Dourados.  Tem residencia médica em Imunologia Clínica e Alergia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é médico preceptor do serviço de Imunologia Clínica e Alergia e doutorandopela USP em Doenças Autoinflamatórias principalmente na área de diagnóstico genético de novas doenças autoinflamatórias em adultos.

 

 

 

karen carvalho lopesDra. Karen de Carvalho Lopes-Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2002). Residência médica em Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí-SP (2005). Título de Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (2006). Especialização em Otoneurologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM) (2007). Mestre em Ciências pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP-EPM (2009).

lucas gazarini

 

 

 

 

Dr. Lucas Gazarini- graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutor em Neuropsicofarmacologia pela UFSC. Pesquisador em Neurobiologia da memória, processamento de memórias de medo e seus impactos sobre as respostas defensivas.

 

 

rafael guimaraes

 

 

 

Rafael Guimarães dos Santos-bacharel em Biologia, doutor em Farmacologia pela Universidad Autônoma de Barcelona. Pós-doutorando no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento-USP-RP. Pesquisador de substâncias psicoativas com ênfase em Etnobotânica e Etnofarmacologia, especialmente ayahuasca e maconha.

 

albert shiaveto de souza

 

 

 

Prof. Dr. Albert Schiaveto de Souza-Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Em 2013 concluiu um ano pós-doutorado na University of Oxford, UK, por meio da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ao nível de graduação, orientador credenciado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, no Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMS e colaborador no Programa de Mestrado em Farmácia da UFMS e Mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em convênio com a UFMS. É avaliador do INEP/MEC para o curso de Fisioterapia. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia e Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plasticidade neuronal, memória espacial, fisiologia dos núcleos da base e Bioestatística.

 

elisaProfa. Dra Elisa Harumi Kosaza- Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado (2012), doutorado (2002), e mestrado (1999) pelo depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Capes 7), onde é professora afiliada. Fellow do Mind and Life Institute. É pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Suas principais pesquisas abordam a neurofisiologia de estados de consciência como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais e que promovem uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Nestas áreas participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011.

 

joana portolese

 

 

 

 

 

Dra. Joana Portolese – Neuropsicóloga; Coordenadora da Autismo & Realidade- Associação de Estudos e Apoio e Coordenadora da Equipe Multiprofissional e da Neuropsicologia do PROTEA (Programa do Transtorno do Espectro Autista) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Brasil.

 

 

candida

 

Professora Dra Cândida Aparecida Leite Kassuya- graduação em Farmácia e Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (1996), professora adjunta da FCS/UFGD, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/UFGD e docente permanente do Programa de Pós-graduação da Rede Pró-Centro-Oeste em nível de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade.

 

 

 

 

 

fev 2015jProfa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz- Neurologista e psiquiatra, doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha), professora adjunta da FCS/UFGD. Desenvolve pesquisa na área de depressão em pessoas que vivem com o HIV.

 

 

luiz dutra

 

 

 

 

Dr Luiz Dutra– Médico, Radiologista, Mestre pela UFRJ, Diretor do Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem-Dourados.

 

 

O

 

 

 

 

Dr Irineu Renzi Jr.- Médico, Neurocirurgião, com graduação, residência e doutorado em Neurocirurgia pela USP de Ribeirão Preto.

 

 

marcel

 

 

 

 

 

Dr. Marcel Rozin Pierobon-médico neurocirurgião (UEL), doutorando em Neurocirurgia-USP-SP.

 

 

 

Carga horária: 36 horas

 

Local: Anfiteatro do Campus II-UFGD. Rodovia Dourados-Itahum KM 12

 

Valor da Inscrição antecipada on-line: R$90,00 para estudantes de graduação e RS180,00 para profissionais e estudantes de pós-graduação.

Nos dias do evento, inscrições poderão ser feitas no local a R$120,00 para estudantes de graduação e a R$240,00 para profissionais e estudantes de pós-graduação.

 

A partir de julho maiores informações e Submissão de trabalhos:

 

Temas para submissão de trabalhos e apresentação oral:

Aspectos neuropsiquiátricos da infecção pelo HIV; Neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizado na infância e na adolescência; Envelhecimento e doenças neurodegenerativas, Memória, cognição e síndromes demenciais; Neuroimagem;  Psicoterapia; Sono; Epilepsia; Neurogenética; Neurobiologia do comportamento: pesquisa básica, modelos animais e pesquisa clínica; Neuroimunologia; Neurofisiologia; Neurocognição; Neuroinfectologia; Neuro-oftalmologia; Otoneurologia; Neurocirurgia; Distúrbios do Movimento; Reabilitação Neurológica; Doenças Neuromusculares; Alterações e Procedimentos Neurovasculares;  Neuropsicologia; Neurociências e Arte; Neurofarmacologia e Psicofarmacologia;  Filosofia da Mente; Neurociências e Educação;  Neurociências, Yoga e Meditação; Neurociências e Esporte; Neuroinformática

 

PREMIAÇÃO DE TRABALHOS

Categorias:

-Pôster Relato de caso

-Pôster Revisão de literatura

-Apresentação oral Trabalho Experimental
O melhor trabalho de cada área será premiado com uma inscrição cortesia para o próximo evento em 2016.

As premiações serão direcionadas ao primeiro autor de cada trabalho.
PROGRAMAÇÃO:

 

QUINTA-FEIRA-01 DE OUTUBRO DE 2015

 

Anfiteatro da UFGD-Campus II

 

7h00-8h00-inscrição, controle de presença, entrega de material

autism

8h00-8h45-palestra: Espectro autista: nova compreensão e abordagem de um enigmático problema- Dr Miguel Ângelo Boarati.

 

8h45-9h30– Espectro autista: avaliação neuropsicológica e detecção precoce-Profa Dra Joana Portolese.

 

9h30-10h00-intervalo

 

10h00–12h00– Mesa redonda: Espectro autista-abordagem multiprofissional com discussão de casos clínicos- Dr Miguel Ângelo Boarati,  Profa Dra Joana Portolese,Profa. Josélia Ferraz,   Profa Dra Elisabete Castelon Konkiewitz.

 

12h00-14h00– intervalo para almoço

 

 

art-by-michael-tolleson1

14h00-18h00– Anfiteatro da UFGD-Campus II: Mini-curso

Mini-curso: Autismo e Neurodesenvolvimento-diagnóstico precoce, psicoterapia e inclusão escolar e social

Palestrantes: Dr Miguel Ângelo Boarati,  Profa Dra Joana Portolese.

mesa-redonda: Dr.  Hugo Kimura, Dr. Thiago Pauluzzi, Dr Wendel Dalprá, Dra. Aletéia Henklain Ferruzzi

15h30-16h00-intervalo

 

 

 

 

 

vertigem

14h00-18h00 -Sala 1-FCS- 50 vagas

Mini-curso :  Otoneurologia: Zumbido e vertigem na urgência médica- avaliação clínica diagnóstico diferencial e tratamento

Palestrante: Dra. Karen de Carvalho Lopes

Mesa redonda: Dra Tabea de Souza-, Dr Mário Orlando Dossi, Dra Ângela Lima-

15h30-16h00-intervalo

 

 

 

 

andrew salgado

14h00-18h00 -Sala 5-FCS- 40 vagas

Neurobiology course- Posttraumatic stress Disorder in Children and Adolescents: State of the ArtProfa Dra Soraya Seedat

Memory consolidation and reconsolidation of traumatic experiences

Prof. Dr.Edward Ziff

Mesa-redonda: Prof. Dr. Edward Ziff, Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz, Profa. Candida Aparecida Leite Kassuya, Dr. Lucas Gazarini, Profa Dra Soraya Seedat

15h30-16h00-intervalo

 

 

 

 

18h00-19h00-intervalo

 

 

19h00-22h00-Auditório da UFGD-Campus II -conferência inaugural e confraternização

19h00-19h30- entrega de material e controle de presença

 

94f99bee23416ca617d633f9aa925843

19h30-20h30: Conferência inaugural: Carta ao pai – de Franz Kafka: reconstrução literária de uma infância traumática? Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20h30-23h00- confraternização com apresentação musical e buffet.

Hall do Auditório da UFGD-Campus II-

 felicidade-acrílico sobre tela

Esperança-acrílico sobre tela

 

 

 

 

Haverá exposição da obra da artista plástica Camila Falchi.

 

 

 

 

SEXTA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2015

Manhã- Auditório da UFGD-Campus II-ciclo de palestras 

7h00-8h00: entrega de material e controle de presença

George by Faye Hall8h00-8h45: Doença de Parkinson: avanços no diagnóstico e no tratamento. O que há de novo?-

                                                        Dra. Lorena Broseghini Barcelos

 

 

journey-through-autism-wendy-middlemass8h45-9h30: Canabinóides na prática clínica: prós e contras. Dr Rafael Guimarães.

 

9h30-10h00: Intervalo

 

10h00–12h00-apresentação oral de trabalhos-sala 5-Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)-UFGD-Campus 2

 

10h00–12h00-apresentação de pôsteres-Hall  do Anfiteatro da UFGD-Campus II

 

12h00-14h00– intervalo para almoço

 

 

 

Adam Lupton b14h00-18h00-Auditório da UFGD-Campus II-

 

Mini-curso: Doença de Parkinson: abordagem multiprofissional-complicações motoras e neuropsiquiátricas-  Dra. Lorena Broseghini Barcelos

Modelos experimentais em laboratório para o estudo da doença de Parkinson- Albert Schiaveto de Souza

Mesa-redonda: Prof. Dr. Albert Schiaveto de Souza, Profa Ms. Ângela Cristina Lima, Profa. Cyntia Letícia Batistetti, Profa. Letícia Oliveira Silva,  Dra. Lorena Broseghini Barcelos

Intervalo: 15h30-16h00

 

 

michael tolleson at peace among hungry ghosts

 

14h30-17h10-sala 1-FCS (50 vagas)

14:30-16:30: workshop com o tema Meditação e o cultivo do equilíbrio emocionalDra. Elisa Harumi Kosaza

16:30-17:10 palestra: Pesquisas  em Meditação e NeuroimagemDra. Elisa Harumi Kosaza


 

 

Adam Lupton a14h00-18h00 -Sala 5-FCS- 40 vagas

Neurobiology course – Biology of Posttraumatic Stress Disorder: What We Know. Profa Dra Soraya Seedat

Animal models of PTSD and of early life adversityPhD. Lucas Gazarini

Mesa-redonda: Dr. Edward Ziff, Dra. Profa. Elisabete Castelon Konkiewitz, Profa. Candida Aparecida Leite Kassuya, PhD. Lucas Gazarini, Profa Dra Soraya Seedat

15h30-16h00-intervalo

 

 

 

livro capa18h00-19h00-Hall do Auditório-UFGD

Apresentação do livro: Criança, Família e Escola: guia prático para pais e educadores. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz & Dr. Miguel Ângelo Boarati, Pulso Editorial Ltda., São José dos Campos-SP, 2015.

 

 

 

 

 

 

SÁBADO, 03 DE OUTUBRO DE 2015

 

Manhã- Auditório da UFGD-Campus II-ciclo de palestras

7h00-8h00: entrega de material e controle de presença

 

 

Michael Tolleson Tutt'Art@ (7)

 

 

 

 

8h00-8h45:Da selva para os laboratórios: etnobotânica e psicofarmacologia da ayahuasca

Dr. Rafael Guimarães

 

 

brain

 

 

8h45-9h30- Neuroimunologia: inflamação, resposta imune e estados mentais- Dr Leonardo Mendonça

 

 

 

 

9h30-10h00: Intervalo

 

 

 

10h00-11h00: Divulgação dos resultados da avaliação dos pôsteres e das apresentações orais e premiações

 

11h00-14h00: intervalo para almoço

 

14h-18h00-Auditório da UFGD-Campus II

 

 

escher

 

 

 

Mini-curso de Neuroimagem: Casos neurológicos desvendados pelo radiologista- discussão e demonstração de imagem.  Dr Luiz Dutra, Dr. Irineu Renzi Jr, Dr Marcel Rozin Perobon, Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz Intervalo: 15h30-16h00.

 

 

0f07e94fff32e84e5d336b3f4f88cda214h00-18h00 -Sala 5-FCS- 40 vagas

Neurobiology course – Does early life trauma predispose to depression and anxiety disorders in people living with HIV?-Profa Dra Soraya Seedat

Inflammatory cytokines and HIV: pain, depression and behavior- Profa. Dra. Candida Aparecida Leite Kassuya

Mesa-redonda: Dr. Edward Ziff, Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz, Dra. Candida Aparecida Leite Kassuya, PhD. Lucas Gazarini, Dr Leonardo Mendonça, Profa Dra Soraya Seedat

 

15h30-16h00-intervalo

 

embolia

 

20h00-Festa de encerramento com apresentação da bateria EMBOLIA– local a ser definido

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Camila Carneiro

    Gostaria de saber se este ano de 2017 haverá uma nova edição desse simpósio, e se sim, em qual mês acontecerá? Obrigada

  2. Boa Tarde , gostaria de saber como consigo contato com a organização do evento ?

  3. Laís Almeida Campos

    Boa Tarde, como faço para receber informações detalhadas sobre a submissão dos trabalhos e as inscrições?

    Grata,

    Att,
    Laís Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *