História da Neurociência: visão geral [videoaula]

O Prof. Dr. Renato Sabbatini, professor da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, apresenta uma videoaula sobre a História da Naurociência (Tempo: 48:02).

 

De 1977 a 1979 foi cientista visitante e pós-doutorado pelo Instituto Max Planck de Neurobiologia, em Munique, Alemanha. De 1972 a 1983 foi Auxlilar de Ensino e depois Professor Assistente Doutor em tempo integral junto ao Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. De 1983 a 2003, quando se aposentou, foi Professor Assistente Doutor, depois Livre Docente e finalmente Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade Estadual de Campinas, tendo fundado e dirigido o Núcleo de Informática Biomédica e chefiado a Área de Informática Médica daquela universidade. Atualmente é presidente e pesquisador/docente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde e professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas.

Adicionar a favoritos link permanente.

9 Comments

  1. Francisca Oliveira

    sou especializada em neuropedagogia, e gosto muito dessas aulas.

    no qual mim ajuda muito.

  2. Pessoal, eu agradeço ao site por ter disponibilizado minha aula, e pelos comentários elogiosos. Esta aula faz parte de um curso on-line sobre história da neurociência que dou há muitos anos (na verdade, é a primera aula, que decidi disponibilizar livremente no YouTube). Caso tenham interesse, vejam a informação sobre o curso em http://www.edumed.org.br/cursos/historia.html

  3. valdete nunes xavier

    Dentro do estudo da Neurociência já existe alguma explicação que justifique, neurologicamente, o desinteresse pelos estudos, pelo saber, por parte de nossos adolescentes?

    • Oi, Valdete!
      Não há respostas simples para a sua pergunta. Em próximas postagens abordaremos o cérebro do adolescente e você poderá ler sobre o circuito de recompensa e o córtex pré-frontal. Os adolescentes respondem muito bem às gratificações mais imediatas e são por isso impulsivos. Eles podem ter mais dificuldade em manter a motivação para comportamentos que só trarão vantagens a longo prazo, como é o caso dos estudos.

      abs e mantenha-se conosco

      Elisabete Castelon Konkiewitz.

  4. valdete nunes xavier

    muito bom o vídeo. Adorei!!!

  5. Aula muito instrutiva do Prof. Renato Sabbatini.

    Com toda certeza, ele apreciaria muito o artigo abaixo:
    O que a neurociência já sabe sobre a gagueira?

    Se possível, repassem para ele.

    Obrigado.

  6. M Simira B G Molina

    Há alguma coisa parecida com esta aula em relação ao processo neural dentro do “armazenamento recuperação da informação” no aprenduzado e uso de línguas estrangeira?. Quem poderia me orientar sobre o assunto?

  7. M Simira B G Molina

    excelente aula. Há alguma coisa parecida com ela em relação ao processo neural dentro do “armazenamento recuperação da informação” no aprenduzado e uso de línguas estrangeira. Quem poderia me orientar sobre o assunto?

  8. Katia Machinez

    Excelente aula, adorei.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *