Neurologista do HU-UFGD desenvolve vídeos para orientar pacientes e familiares-Ciência & Mulher-Publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência–canal youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrE1N1p5tTnErP5rUA8lrxA

 

 

Neurologista-do-HU-UFGD

A neurologista e psiquiatra é responsável, junto a uma equipe multidisciplinar, pela Unidade do Sistema Neuromusculoesquelético do HU-UFGD

 

Assim como em todas as áreas do conhecimento, os recursos audiovisuais têm se mostrado ferramentas muito úteis no âmbito da saúde, desempenhando papel importante na informação de profissionais e pacientes. Seguindo a tendência, uma colaboradora do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) vem ganhando destaque em redes sociais com uma iniciativa simples, porém bastante didática.

Atuando no HU-UFGD desde 2008, a neurologista e psiquiatra Elizabete Castelon Konkiewitz realiza o tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer e encontrou no vídeo um canal prático para falar aos pacientes, familiares e cuidadores sobre as principais questões que, em 23 anos de profissão, sabe que são as mais frequentes acerca dessas enfermidades.

“Os vídeos são bastante práticos e abordam questões cotidianas pouco enfocadas no universo acadêmico, mas extremamente importantes para as pessoas de fato acometidas pela situação e que veem suas vidas absolutamente transformadas pelas doenças delas mesmas ou de seus familiares”, explica a médica que hoje possui um canal no Youtube, no qual publica o material produzido por ela em parceria com o professor Edward Ziff, pesquisador visitante da UFGD e docente da New York University, nos Estados Unidos.

Elizabete afirma que o diagnóstico da doença de Parkinson e da demência de Alzheimer imediatamente ocasiona diversas dúvidas nos pacientes e em seu grupo social, pois trata-se de uma condição que acompanhará os pacientes pelo resto de suas vidas, mudando seu nível de independência, seu comportamento, sua reação ao ambiente e sua percepção do mundo, além de causar problemas de autoestima, insegurança, medos e ansiedade.

Até o momento, a profissional realizou e publicou uma série de quatro vídeos sobre a demência de Alzheimer (links ao final do texto), nos quais faz um panorama geral da doença no mundo e aponta sintomas e fatores de risco que devem ser levados em consideração para o diagnóstico e a busca pelo tratamento. Ainda, apresenta dados e orientações importantes para familiares e cuidadores que convivem com os pacientes acometidos pela enfermidade.

Também está disponível em seu canal o vídeo “Vivendo com a Doença de Parkinson: Orientações e Práticas para Pacientes e Cuidadores”, que segue a mesma linha da série sobre Alzheimer e apresenta, além de suas explicações clínicas, a demonstração de práticas de exercícios domiciliares desenvolvidos em parceria com a professora Ângela Cristina Lima, fisioterapeuta do HU-UFGD e docente no curso de Fisioterapia da Unigran.
“Os familiares têm ficado bastante agradecidos pelos vídeos, pois o audiovisual é um meio pelo qual há maior compreensão da doença”, conta a médica, que tem planos de, futuramente, realizar materiais didáticos sobre outros transtornos neurológicos.

Unidade do Sistema Neuromusculoesquelético
No hospital, Elizabete está à frente da Unidade do Sistema Neuromusculoesquelético, que tem como meta o diagnóstico e o tratamento das mais diversas doenças do sistema nervoso, como dores de cabeça, epilepsia, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e demências, e do sistema musculoesquelético, como diferentes formas de artrose, artrite, fibromialgia e lúpus eritematoso sistêmico.
Composta por ambulatórios de Neurologia Geral, Epilepsia, Doenças Neuromusculares e Reumatologia, a Unidade presta assistência tanto em nível ambulatorial quanto hospitalar, sendo multidisciplinar o enfoque dado ao trabalho, com a colaboração de médicos neurologistas e reumatologistas e profissionais de Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Serviço Social, Nutrição e Psicologia.

Além disso, a médica atua como professora na Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, de forma que todos os atendimentos são acompanhados e discutidos com alunos da graduação e da pós-graduação. Ainda, no âmbito da pesquisa, desenvolve trabalho para a melhoria da qualidade dos prontuários, que posteriormente se tornarão parte de um banco de dados essencial, e, em cooperação com o setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UFGD, auxilia no projeto de elaboração e implementação de um curso de mestrado profissional na instituição.

Todos os vídeos podem ser encontrados no canal da médica no Youtube: Elizabete Castelon

Abaixo, a lista dos vídeos citados no texto:
Vivendo com a demência de Alzheimer: Parte I – como reconhecer e sinais de alerta
Vivendo com a demência de Alzheimer: Parte II – fatores de risco e prevenção
Vivendo com a demência de Alzheimer: Parte III – tratamento, ativação e qualidade de vida
Vivendo com a demência de Alzheimer: Parte IV – as alterações de comportamento
Vivendo com a Doença de Parkinson: Orientações e Práticas para Pacientes e Cuidadores

UFGD

 Disponível em: http://www.cienciaemulher.org.br/neurologista-do-hu-ufgd-desenvolve-videos-para-orientar-pacientes-e-familiares/
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *