Imprimir Página

Jovens Talentos

Email this to someoneShare on Google+Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on LinkedInBuffer this pageShare on Facebook
Jovens Talentos CeC-NuDCEN Pólo Belford Roxo

Grupo de voluntários e Alunos que atuaram como monitores no Dia do Cérebro na escola: Ciep 178 João Saldanha

O Pólo de Belford Roxo teve seu funcionamento a partir da aprovação do projeto “Curso de Formação Continuada em Neurociências para Docentes da Educação Básica” aprovado pela FAPERJ. O mesmo tem por função desenvolver cursos de formação continuada em neuroeducação cujo conhecimento sirva para auxiliar o background daqueles que se dedicam a arte de educar.

Desde sua criação, o pólo Belford Roxo vem sendo coordenado pelas professoras Maria Luiza Pinheiro de Medeiros e Talita da Silva de Assis, além de contar com a colaboração de outros docentes alocados na instituição. A equipe também é composta por alunos de Ensino Médio que participam da Pré-Iniciação Científica, sendo eles Alan Santos Ferreira e Tainá da Silva de Assis (bolsistas Jovem Talento FAPERJ) e Pamela Cristine Jacinto.

Além da organização e realização do Curso de Formação Continuada, que acontece sempre no período de férias escolares (janeiro e julho), durante o ano letivo os participantes do pólo Belford Roxo participam de atividades de alfabetização científica do CeC-NuDCEN (Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências) desde março de 2010, quando ocorreu a “I Semana do Cérebro: uma Neuraventura sensorial”, havendo uma busca maior pela participação nesses eventos em agosto de 2010, quando o CIEP 178 João Saldanha recebeu a primeira visitação do Museu Itinerante de Neurociências – MIN. De lá para cá, além da participação nas visitações do MIN e em atividades da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, alguns discentes se interessaram de tal forma pela interface escola-universidade que buscaram participar de atividades como Cursos de Férias, onde alguns institutos abrem as portas de seus laboratórios para receber estudantes de ensino médio.

No pólo Belford Roxo também acontecem reuniões semanais do grupo de estudos em Neurociências, um espaço dedicado à discussão de assuntos relacionados ao tema de forma interativa. Dessas reuniões é que se originou o projeto “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro” que busca a partir do desenho trabalhar aspectos matemáticos. Esse projeto encontra-se em andamento.

Se você quiser saber mais sobre essas e outras atividades desenvolvidas pelo pólo Belford roxo acesse a página do CeC-NuDCEN Pólo Belford Roxo ou entre em contato pelo e-mail aniatassis@yahoo.com.br e agende uma visita as nossas reuniões que acontecem todas as quintas feiras de 13:00 às 15:30.

 

Raio X do CeC-NuDCEN Pólo Belford Roxo:

Direção Geral Ciep 178 João Saldanha:

  • Fátima Gonçalves Tavares

Colaboradores Internos:

Colaboradores Externos:

Alunos de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC)

Por Alan Santos Ferreira e Talita de Assis
Jovens Talentos CeC-NuDCEN Pólo Nova Iguaçú

Grupo de Pré-ICs do CeC-NuDCEN Pólo Nova Iguaçú e o coordenador Gustavo Alves

O Pólo de Nova Iguaçu de Ciências e Cognição  surgiu a partir de um projeto, com o apoio da FAPERJ, voltado para o desenvolvimento de cursos de formação continuada em neurociências que auxiliassem a promover a melhoria em escolas públicas, contribuindo para a arte de educar. O primeiro dessas ações de formação continuada foi o Curso de Formação Continuada em Neuroeducação.

Os participantes do pólo de Nova Iguaçu promovem atividades de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências do CeC-NuDCEN desde março de 2011, quando ocorreu a II Semana do Cérebro: desvendando a memória. Este evento atraiu a atenção de alguns alunos do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, motivando-os a participar de eventos de divulgação e alfabetização científica como o Dia do Cérebro na Escola e Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2011 além de cursos de férias voltados para o Ensino Médio, oferecidos pela IBqM/UFRJ e Instituto de Microbiologia da UFRJ.

Nosso pólo, em Nova Iguaçu, está no início. Suas atividades começaram em maio de 2011. Nele são discutidos temas relacionados às neurociências, bem como sua aplicação no dia a dia na escola. O pólo está sendo coordenado pelo professor Gustavo H.V.S. Alves (Prof. DOC I SEEDUC-RJ) com a participação dos bolsistas de Pré-ICs (Pré-Iniciação Científica) da  FAPERJ, Ariane Antônio dos Santos e Arthur Luiz da Silva , além de duas alunas não bolsistas, Ariana Antônio dos Santos e Miriã da Cunha Custódio.

Os Jovens Talentos do Pólo Nova Iguaçu também fazem várias pesquisas para apresentar e colocar em discussão em eventos, como congressos que tenham espaço para Pré-ICs, e desejam criar projetos que busquem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas escola, como nosso projeto. O grupo esta trabalhando, atualmente, com o tema linguagem, sendo desenvolvido no presente momento, tendo por objetivo de montar uma oficina para a III Semana do Cérebro que acontecerá em março de 2012.

As reuniões do Polo de Nova Iguaçu  acontecem todas às quintas-feiras, das 09:00 às 11:30.

Jovens Talentos

  • Ariana Antônio dos Santos
  • Ariane Antônio dos Santos (Bolsista de Pré-Iniciação Científica – FAPERJ)
  • Arthur Luiz da Silva (Bolsista de Pré-Iniciação Científica – FAPERJ)
  • Miriã da Cunha Custódio

Coordenador do Pólo de Nova Iguaçu:

  • Gustavo H. V. S. Alves (Prof. DOC I SEEDUC-RJ)

Coordenadores Gerais (CeC-NuDCEN):

  • Alfred Sholl-Franco (UFRJ)
  • Glaucio Aranha (OCC)
  • Lucianne Fragel-Madeira (UFF)
Por Ariane Santos

 

Link permanente para este artigo: http://cienciasecognicao.org/neuroteen/?page_id=5

2 comentários

  1. Asanka

    disse:Queria morar no RJ para fazer, mas moro em BSB, mas tudo certo, gsoeti do seu blog, vou sempre dar uma olhadinha

    1. cienciasecognicao

      Olá, Asanka!

      Estar em BSB não impede que um dia venha conhecer nosso trabalho aqui no Rio. Agora em março nosso grupo participará da III Semana do Cérebro nos dias 27, 30 e 31 de março aqui no Rio de Janeiro. É uma ação bem legal de divulgação científica, quem sabe na do ano que vem você possa estar dando uma passada pelo Rio para conhecer. Acompanhe nosso blog e se quiser participe. Estamos abertos a sugestões de matérias para posts e interação com pessoas de qualquer parte do mundo. Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>