2. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO (o que já se sabe sobre isso?)

2.1. QUAL A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

Como disse nosso amigo Newton, “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes.” É nesse sentido que o levantamento bibliográfico ganha uma grande importância na etapa inicial da pesquisa. É ele quem irá permitir entender melhor sobre o que já se conhece acerca do tema de interesse, o que irá facilitar a formulação de uma hipótese.

2.2. COMO FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

Na realização de uma pesquisa bibliográfica, é importante atentar à confiabilidade da fonte. Uma das fontes confiáveis para análise são artigos científicos, os quais podem ser encontrados em sites como a BIREME, SciELO, PubMed e o Portal de acesso livre da CAPES . A maioria dos artigos estão escritos em inglês, uma língua que tem ganho um caráter padrão dentro da academia. Mas não se desespere caso não tenha muita habilidade com línguas estrangeiras, no SciELO você encontra uma série de trabalhos na língua que preferir.

No caso de busca em artigos estrangeiros, é necessário a utilização correta dos descritores para que não haja ambigudade ou não compatibilidade de pesquisa. Para isso, existe uma plataforma que ajuda na tradução de termos em ciências da sáude. O vocabulário estruturado e trilíngue DeCS – Descritores em Ciências da Saúde – foi criado pela BIREME para servir como uma lingugem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros anais de congressos, relatórios técnicos e outros tipos de materiais. Proporciona um meio consistente e único para a recuperação da informação independente do idioma.

Além disso tudo, você pode utilizar também livros específicos referentes ao seu tema, mas lembre-se de verificar a edição para evitar conteúdos desatualizados.

2.3. FASES DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

2.3.1. Fase Preparatória

• Estudo do assunto: consiste principalmente na conceituação do assunto escolhido através de termos que expressam seu conteúdo.

• Delimitações: evita perda de tempo em revisar fontes bibliográficas que, seja no espaço, seja no tempo, fogem do tema da pesquisa.

• Estabelecimento de palavras-chave: são palavras que identifiquem o seu projeto/artigo e que possam ser utilizadas como descritores.

• Tradução dos termos: é necessário estabelecer a correspondência exta dos termos em outros idiomas.

• Estudo das fontes: é preciso examinar a organização, índices, uso de descritores das principais fontes de levantamento bibliográfico.

2.3.2. Fase de Execução

É a parte mais dinâmica do projeto pois você utiliza as informações obtidas na fase preparatória e as aplica na prática.

Nos próximos posts o método para isso ser feito será detalhado.