REDENEURO: Rede de Estudos em Neuroeducação

Estimulando a criatividade, a imaginação e a inovação no ambiente escolar através do desenvolvimento de projetos de pesquisa em ciências e saúde

REDENEURO: Rede de Estudos em Neuroeducação
Matériasnotícias

Significados produzidos por estudantes do ensino médio sobre fenômeno das marés em aulas investigativas

Resenha do artigo intitulado Significados produzidos por estudantes do ensino médio sobre fenômeno das marés em aulas investigativas, publicado em julho de 2020 na Revista electrónica de investigación en educación en ciencias (vol.15, n.1), da autoria de Carla Maria Fachini Baptista, Ivani Teresinha Lawall e Luiz Clement.

Por: Letícia Maria Silva

Foi publicado, em julho de 2020, na Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, o artigo Significados produzidos por estudantes do ensino médio sobre fenômeno das marés em aulas investigativas, da autoria de Carla Maria Fachini Batista, Ivani Teresinha Lawall e Luiz Clement, de Santa Catarina. Nele é descrita a aplicação de uma “Sequência de Ensino por Investigação (SEI)” com alunos do ensino médio durante aulas de física. O tema escolhido para avaliar a aplicação da SEI foi o fenômeno das marés. Em relação a este tema foram desenvolvidas estratégias para a compreensão, explicação e “produção ou mudança de significados” pelos estudantes, as quais foram analisadas durante o trabalho. Segundo os autores, a importância do estudo reside na necessidade de buscar estratégias inovadoras de ensino, em especial no que se refere às disciplinas sobre as quais recai um observado desinteresse de muitos estudantes do Ensino Médio.

A SEI utilizada no trabalho foi composta por 10 aulas, com duração de 45 minutos, nas quais a atividade investigativa foi direcionada pela análise de uma Situação-Problema Central (SPC). Dada a amplitude da SPC, os autores desenvolveram quatro Situações-Problema de Apoio (SPA), a fim de guiar as discussões a partir dos conceitos considerados fundamentais. No trabalho, foi descrito especificamente a chamada SPA3.

(Imagem extraída do artigo original)

Para avaliar o impacto da SEI, foram coletadas informações acerca da compreensão dos alunos sobre o tema por meio de um Estudo Diagnóstico (ED). Além disso, foram aplicados, na fase inicial do estudo, dois questionários prévios, um dirigido aos estudantes e outro aos professores. Os questionários foram utilizados com a intenção de identificar os interesses, as dificuldades, as concepções e as expectativas, tanto dos professores quanto dos alunos, no que se relaciona ao conteúdo geral (Gravitação).

Segundo os autores do trabalho, a falta de motivação associada ao aprendizado de física pode estar relacionada à maneira como a disciplina é abordada no Ensino Médio, o que torna proeminente a necessidade de inovar em relação a maneira de ensinar. Para eles, a aplicação do ensino por investigação coaduna também com a uma perspectiva pedagógica favorável à Aprendizagem Significativa (AS), termo cunhado por David Ausubel, uma vez que se procura instigar a reflexão, promovendo a correlação entre as novas informações e os aprendizados já existentes, bem como a construção de significados para o que foi ensinado. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados que indicam uma contribuição positiva da SEI, tanto na produção quanto na modificação de significados acerca do tema trabalhado.

Entendemos que a análise dos significados permite ao professor/pesquisador identificar quais são as lacunas do processo de aprendizagem e então, a partir disso, utilizar organizadores prévios que auxiliem os estudantes na ressignificação.

Por estas características apontadas [..], consideramos extremamente eficiente esta articulação uma vez que a análise realizada permitiu a verificação da produção/mudança dos significados construídos pelos estudantes a partir da implementação das ações didático pedagógicas previstas na SEI.

Para ler o artigo completo, acesse http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662020000100003&lng=es&nrm=iso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *