A orientação de conduta por meio da leitura e discussão de textos

Autores

  • Cristina Maria D'Antona Bachert Professora da Academia de Ensino Superior (Sorocaba - SP). Orienta alunos com problemas de disciplina em uma escola particular de ensino fundamental nessa mesma cidade.
  • Maria Helena Mourão Alves Oliveira Professora Titular da PUC-CAMP e líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Linguagem e Leitura(PUC-CAMP).

Palavras-chave:

disciplina escolar, desenvolvimento moral, leitura, aspectos metacognitivos

Resumo

Este artigo propõe a leitura e discussão de textos como recurso de orientação para alunos com problemas disciplinares, em substituição ou complemento às sanções tradicionais utilizadas na escola. Para detectar sua viabilidade foi levantado o perfil de leitor de uma amostra composta por 2 alunos de 5ª a 8ª série de uma escola particular situada no estado de São Paulo que apresentaram atitudes inadequadas em sala de aula. O instrumento de avaliação utilizado foi um questionário elaborado pela Pesquisadora. Os resultados obtidos indicam que este tipo de atividade pode ser estruturada a partir de textos curtos que retratem situações do cotidiano e os problemas que surgem dessas relações. A discussão realizada a partir da leitura poderá incentivar o aprendiz a analisar suas atitudes e, ao elaborá-las, perceber a necessidade de aprimoramento de habilidades nas esferas cognitiva, pessoal e social. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 11: 110-119.

Biografia do Autor

Cristina Maria D'Antona Bachert, Professora da Academia de Ensino Superior (Sorocaba - SP). Orienta alunos com problemas de disciplina em uma escola particular de ensino fundamental nessa mesma cidade.

Pedagoga (Universidade Mackenzie), Psicóloga (Universidade Paulista) e Mestre em Psicologia Escolar (PUC-CAMP).

Maria Helena Mourão Alves Oliveira, Professora Titular da PUC-CAMP e líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Linguagem e Leitura(PUC-CAMP).

Fonoaudióloga (PUC- São Paulo), Mestra em Psicologia Escolar pela (PUC-CAMP) e Doutora em Psicologia Ciência e Profissão (PUC-CAMP).

Como Citar

Bachert, C. M. D., & Oliveira, M. H. M. A. (1). A orientação de conduta por meio da leitura e discussão de textos. Ciências & Cognição, 11. Recuperado de http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/502

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##