Representações mentais, imagens visuais e conhecimento no pensamento de Vygotsky

Autores

  • Neli Klix Freitas Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Artes Visuais do centro de Artes (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC)

Palavras-chave:

conhecimento, imagens visuais, representações mentais, linguagem, mediação

Resumo

O artigo aborda questões relacionadas com o processo de aquisição do conhecimento, segundo as proposições teóricas de Vygotsky. Nessa perspectiva, inclui as representações mentais, funções psicológicas superiores tipicamente humanas. Aborda também outras questões na mesma direção, tais como: a mediação, a linguagem, as imagens visuais e a importância de desenvolvimento biológico e social do ser humano. Trata-se de uma complexa trama conceitual implícita no processo de construção do conhecimento, segundo a abordagem de Vygotsky. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 109 - 112.

Biografia do Autor

Neli Klix Freitas, Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Artes Visuais do centro de Artes (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC)

Psicóloga e doutora em Psicologia.

Publicado

2011-02-24

Como Citar

Freitas, N. K. (2011). Representações mentais, imagens visuais e conhecimento no pensamento de Vygotsky. Ciências & Cognição, 6. Recuperado de http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/540

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##