História
Sobre a Olimpíada de Neurociências no Brasil e no Mundo.
As Olimpíadas de Neurociências (Brain Bee) são competições de neurociência para estudantes do ensino Médio. Seu objetivo é motivar os jovens a aprenderem sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas que estudam ou interagem com as neurociências tanto ao nível básico como clínico. Estas competições são normalmente realizadas em inglês, mas a partir de negociações entre a Coordenação Nacional Brasileira e o Comitê Internacional foi acordado que no Brasil as olimpíadas poderiam ser bilingues, embora a competição internacional utilize como língua oficial o inglês. Nas competições internacionais não são disponibilizadas alternativas de tradução.
Os alunos que se preparam para a competição local podem estudar, com a supervisão de um professor/orientador, através de livros que estão disponíveis gratuitamente para download da Internet em 16 idiomas diferentes no site da IBRO .
Os temas abordados nas competições englobam as seguintes funções cerebrais:
- sensações,
- movimento,
- aprendizagem e memória,
- linguagem,
- inteligência,
- emoções,
- consciência,
- distúrbios (p.e. doença de Alzheimer, Parkinson, autismo e vício) e
- técnicas de pesquisa e tecnologia médica.
De um modo geral, o formato da competição é composto por perguntas orais e respostas escritas (objetivas e discursivas), mas podem incluir (como no caso da IBB e da OBN) testes de laboratório, atividades práticas de neuroanatomia e neurohistologia, diagnóstico do paciente com atores e análise de imagens (p.e. ressonância magnética).
A ONRJ é uma iniciativa organizada pela Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com um projeto de extensão desenvolvido desde 2004 no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desta forma, esta atividade é não-lucrativa financiada principalmente por contribuições, mas também ajudada e/ou apoiada por parceiros que incluem a OCC, o IBCCF, a UFRJ, a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), a Sociedade Brasileira de Educação e Neurociências (SBNED), a Organização Internacional de Investigação do Cérebro (IBRO), dentre outros.
Cada competidor de uma Olimpíada de Neurociências precisa de alguém que o oriente no estudo e que atue como tutor ou orientador neste processo. Este tutor pode ser um acadêmico, professor, técnico, pesquisador, adminstrador escolar, profissional liberal, pós-graduando, ou qualquer um que tenha interesse e conhecimento em neurociências e tempo para orientar o estudante! Participe!! Mais informações pelo e-mail riobrainbee@gmail.com ou alfredsholl@gmail.com.
Por que Participar?
Uma competição como a Olimpíada de Neurociências é motivadora para os participantes, principalmente quando o motivo é aprender mais sobre o cérebro e seus mistérios …
Existem várias razões para você participar como competidor, orientador ou torcedor nas Olimpíadas de Neurociências! Os participantes adquirem experiências novas e enriquecedoras explorando os segredos por trás das ciências que estudam o sistema nervoso. Além disso, irão participar de reuniões e encontros com outros jovens e pesquisadores renomados provenientes de outras escolas, cidades e países, enquanto aprendem mais sobre as neurociências. A competição é uma excelente oportunidade para que os jovens se exponham a materiais de leitura mais específicos do que aqueles que eles podem encontrar em suas escolas, o que pode estimular o estudo e despertar vocações alem de auxiliar no preparo para seus estudos.
Além disso, os alunos que participam das Olimpíadas de Neurociências concorrem a premiações, as quais podem incluir medalhas, estágios, bolsas de estudo, bem como viagens para outras competições.
Elegibilidade
Qualquer estudante matriculado do ensino médio, entre 14 e 19 anos (completos até Agosto/Setembro), é elegível para competir na ONRJ e se vencedor na competição nacional.
É necessário ter um professor/orientador que guiará o estudo e inscreverá o candidato na competição.
Um candidato só pode competir por um único Comitê Local por ano. Ou seja, você não pode se inscrever em mais de um comité Local, mesmo que as datas das competições não sejam coincidentes!
Objetivos no Âmbito das Ciências Humanas, Tecnológicas e Biomédicas
- Despertar o interesse dos estudantes do ensino médio para as várias ciências que estudam os fenômenos e comportamentos coordenados pelo sistema nervoso, na saúde e em situações patológicas;
- Aproximar os estudantes e professores do ensino básico ao ambiente universitário, promovendo o divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas;
- Estimular o processo de descoberta das capacidades intelectuais pelos estudantes, assim como o crescimento social, econômico e cultural do jovem durante sua formação;
- Estimular a troca de idéias e experiências ao âmbito educacional com o apoio de espaços formais e não formais de ensino, além de estimular a participação em eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Estabelecer o contato e fomentar o estabelecimento e ampliação de relações educacionais e sociais entre jovens residentes em todo o Brasil.
_________________________________________________________________________________________
Esta Olimpíada de Neurociências é um evento sancionado oficialmente pela ©International Brain Bee
© 2012 Organização Ciências e Cognição. Todos os Direitos Reservados. Por favor, envie sugestões de melhorias, correções e comentários para o suporte Web (assessoria@cienciasecognicao.org), aos cuidados de Glaucio Aranha.