14/03 – Fórum Temático de Violência Doméstica: aspectos psicológicos

logotipo_PJERJ_azul

Fórum Temático de Violência Doméstica abordará aspectos psicológicos relacionados com a violência doméstica, por um viés interdisciplinar (Direito, Psicologia e Serviço Social). Trata-se de uma ação promovida pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), para a Semana do Cérebro.

Participarão do Fórum, a Dra. Adriana Ramos de Mello (magistrada), Anna Claudia Campos de Almeida (psicóloga) e Simone de Mendonça Cosendey (assistente social).

Fórum Temático de Violência Doméstica será gratuito e aberto ao público, preferencialmente para psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área.

PROGRAMAÇÃO

  • A lei Maria da Penha e os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (1h)

Sinopse: Conceito de Gênero e discriminação. Conceito de violência doméstica, violência de gênero e violência familiar. Tipos de violência contra as mulheres (assédio sexual, assédio moral, violência doméstica, violência sexual, tráfico de mulheres). Diagnóstico sobre violência doméstica contra as mulheres no Brasil.

Palestrante: Juíza Adriana Ramos de Mello (Juíza Titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca da Capital. Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.)

  • Grupo Reflexivo com homens em situação de violência doméstica (1h)

 Sinopse: O grupo reflexivo de gênero para homens em situação de violência doméstica, desenvolvido desde 2002 pela equipe multiprofissional da CPMA/SG, aparece como uma proposta inovadora de trabalho junto a homens envolvidos em conflitos de gênero. O trabalho envolvido leva os homens em questão a pensar, refletir, rever atitudes consigo mesmo e com a vida.  Tal medida tem trazido excelentes resultados já que não temos notícias de reincidência no delito, até o momento, e as avaliações dos participantes têm sido muito positivas

Palestrante: Anna Claudia Campos de Almeida (Psicóloga atuante no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São Gonçalo e lotada na Central de Apoio e Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas à Prisão da Comarca de São Gonçalo.)

  • Título a ser definido

Palestrante: Simone de Mendonça Cosendey (1h)

Data da Realização: 14/03/2016

Horário: 9:00 às 12:00 (carga horária 3 horas)

Público-alvo: Público em geral.

Local: ESAJ – Escola de Administração Judiciária, Rua Dom Manuel, 29, Sala 517, Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Informações: 3133 – 2103

ATIVIDADE GRATUITA

Inscrições:

Para realizar sua inscrição, envie um e-mail para seori@tjrj.jus.br , informando os seguintes dados:

  • NOME COMPLETO:
  • CPF:
  • TELEFONE:
  • PROFISSÃO:
  • ESCOLARIDADE:
  • Desejo me inscrever para participar do Fórum Temático de Violência Doméstica.