“Laboratório Aberto de Práticas”, no Rio de janeiro – 14, 16 e 17/03/2018

Oficina de Desenho do Cérebro, do Clube de Arte+Ciência, durante a Semana do Cérebro do Rio de Janeiro (2014)

Para a ‘IX Semana do Cérebro: Envelhecimento e o Cérebro“, os projetos Museu Itinerante de Neurociências (MIN) e Construindo o Saber realizarão, no dia 16 de março de 2018, de 09 às 17:00, a atividade “Laboratório Aberto de Práticas“, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)..

Trata-se de uma série de experiências não-formais de ensino e de difusão científica através da qual os visitantes são convidados a participar de práticas interativas de neurociências. As oficinas e atividades do “Laboratório Aberto de Práticas” unem atividades práticas sobre Morfologia do Sistema Nervoso e Parasitologia (“Anatomia Humana e Comparada” e “Microscopia”), Ludicidade (“Capacete do Cérebro”, Pintando o Cérebro”, “Pintando o Cisticerco”), Criatividade e Imaginação (“Modelando a Imaginação”, “Do Abstrato ao Concreto: Imprimindo em 3D”) e muitas outras..

A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo necessário o agendamento para escolas e grupos com mais de 20 (vinte) pessoas. Para agendar sua escola ou grupo, clique aqui..

A ação conta inteiramente com a participação de voluntários, entre professores, profissionais, alunos de pós-graduação, graduação e ensino médio, os quais passam por treinamento. Seja um voluntário e participe desta ação, clicando aqui..

Os projetos têm por finalidade ajudar os participantes a perceber como o conhecimento das neurociências está presente no mundo que os cerca, estimulando a conscientização geral sobre a importância do cérebro e despertando vocações, alem de estimular o ensino não-formal..

Esta é uma ação coordenada pelo Museu Itinerante de Neurociências, resultando da parceria entre as instituições Ciências e Cognição, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Espaço Ciência Viva (ECV)..

 

Oficina de Microscopia, Semana do Cérebro (Ciências e Cognição)

Lista de módulos/oficinas:.

 

– Módulo Morfologia Sistema Nervoso e Parasitologia

– Módulo Ludicidade

– Módulo Linguagem e Comunicação

– Módulo Lógica e Cognição

– Módulo Integração sensório-motora

– Módulo Eu e o Ambiente

DATAS E HORÁRIOS

.

  • Oficina de Anatomia, na VI Semana do Cérebro do Rio de Janeiro: Fazendo arte com o cérebro
    Oficina de Anatomia, durante a Semana do Cérebro do Rio de Janeiro

    14/03/2018  (das 09:00 às 17:00 h) – Universidade Federal Fluminense (UFF)

    • Local: Instituto de Física – Universidade Federal Fluminense (UFF). Auditório do Instituto de Física da UFF, Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n – Praia Vermelha, Niterói – RJ, 24210-271
      Como chegar: http://www.if.uff.br/pt/contato/como-chegar

      • Entrada para ônibus escolares: Av Litorânea, s/n, Boa Viagem. Campus da Praia Vermelha. Instituto de Física. 2o andar, Niterói, RJ.

 

  • 16/03/2018 (das 09:00 às 17:00 h) – Universidade Federal do Rio de Janeirio (UFRJ)
    • Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), área anexa ao Auditório Quinhentão, subsolo do Bloco K, Campus da Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ – Para ver o mapa: Clique aqui.

 

One thought on ““Laboratório Aberto de Práticas”, no Rio de janeiro – 14, 16 e 17/03/2018”

Comments are closed.