“Laboratório Aberto de Práticas” e Palestra, no Espaço Ciência Viva (Rio de Janeiro) – 18/03/2017

Como ouvir música, dançar, abraçar, arremessar objetos e brincar, gestos simples do nosso cotidiano, estão relacionados com nosso cérebro? Como todas essas informações chegam e são entendidas por ele?

 

Para compreender e conhecer mais sobre como esse fabuloso órgão funciona nos principais processos do nosso cotidiano, venha participar do Sábado da Ciência de Março do Espaço Ciência Viva (ECV)! Nesta edição, desvendaremos diversos aspectos sobre os principais componentes do sistema nervoso e sua relação com as artes, a percepção do mundo e os comportamentos sociais .

 

O Sábado do Cérebro: Entendendo ConsCiência acontecerá no dia 18 de março , das 14h às 18h; terá entrada gratuita e contará com várias atividades lúdicas e interativas Este Sábado temático integra uma série de outros eventos da VIII Semana do Cérebro. (para mais informações em: cienciasecognicao.org/semana_do_cerebro/ )

 

Dentre as muitas atividades do evento, destacamos a oficina “Capacete do Cérebro”, que une ciência e arte, onde os visitantes participarão da montagem e pintura de um capacete identificando as diferentes áreas do sistema nervoso, correlacionando-as com suas principais funções. Na atividade “Algoritmos”, o participante poderá compreender a capacidade que o nosso cérebro possui de criar algoritmos para resolução de problemas e como seu reforço  interfere na solução de novos problemas. Essa oficina também dará oportunidade a todos os visitantes de solucionarem o quebra cabeça cubo mágico. È genial!!!

Já nas oficinas: “Sabores e cheiros”, “Fantasma do Corpo” e “O corpo no som”, serádesvendando como o nosso cérebro interpreta os nossos sentidos e de que forma, algumas vezes, ele podeaté mesmo nos enganar. No “Canto do Aedes” oficina abordaremos através de jogos e observação ao microscópio as fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti,  transmissor da Zica e alguns dos efeitos neuronais dessa doença.

 

Atendendo a um convite especial, contaremos com a presença da Prof. Claudia Pinto Figueiredo, doutora em Neurociências e Profa. da Faculdade de Farmácia da UFRJ, com a palestra: Para onde vão as memórias dos pacientes com Doença de Alzheimer?, às 16:30 h. Não percam!!!

 

Os mediadores e colaboradores do Espaço Ciência Viva e do Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/UFRJ) aguardam você, seus amigos e sua família, para juntos fazermos essa incrível viagem pelo cérebro humano! Até lá!.

 

DATAS E HORÁRIOS:

.

  • 18/03/2016 (das 13:00 às 17:00 h) – Espaço Ciência Viva
    • Local: Espaço Ciência Viva (ECV) – Av. Heitor Beltrão, no 321 – Esquina de Rua Pareto. Tel.: (21) 2204-0599. Praça Saens Pena – Tijuca. Rio de Janeiro – RJ. Para maiores informações: clique aqui.