Conferência: “Consciência e Interpretação na perspectiva da Semiótica Cognitiva” – Rio de Janeiro – 13/03/2017

No dia 13/03/2017, de 09:00 às 11:00, será realizada a conferência “Consciência e Interpretação na perspectiva da Semiótica Cognitiva“, pelo Prof. Dr. Glaucio Aranha (OCC; Cec-NuDCEN/UFRJ), no Sala G1-009 do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ.

.

A conferência buscará abordar a questão da Consciência e da Interpretação sob o olhar da semiótica, apontando as possibilidades que se instauram com a emergência da semiótica cognitiva como campo convergente entre as diferentes escolas semióticas e as neurociências. Com ênfase na abordagem lotmaniana, serão destacados ainda os sistemas de modelização primários e secundários como princípios organizadores da percepção do mundo e construção da cultura, como uma forma de consciência semiótica e memória coletiva.

.

 

O conferencista é pesquisador-associado do grupo de pesquisa Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/UFRJ) e da Organização Ciências e Cognição (OCC). É graduado em Doutor em Letras (UFF), Mestre em Comuninicação, Imagem e Informação (UFF) e graduado em Direito (UFJF), com pós-doutorado em Biofísica (UFRJ).

.

  • Data: 13/03/2017
  • Horário: das 09h às 11h (2 horas)
  • Local: Sala G1-009, Bloco G, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saíude (CCS), Universidade Fedeeral do Rio de Janeiro (UFRJ), Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ.
  • Gratuita e aberta ao público.
  • Inscrições pelo e-mail: cecnudcen@cienciasecognicao.org

 

 

 

 

 

 

consciência humana é linguística e/ou semiótica e que, consequentemente, “todos os aspectos dos modelos sobrepostos à consciência […] podem ser definidos como sistemas modalizad

One thought on “Conferência: “Consciência e Interpretação na perspectiva da Semiótica Cognitiva” – Rio de Janeiro – 13/03/2017”

Comments are closed.