Motivação para aprender e interesse profissional de alunos do ensino médio

O artigo Motivação para aprender e interesse profissional de alunos do ensino médio, de Maria Luzia Silva Mariano e colaboradores, da Universidade Estadual de Londrina, publicado no volume 26 (2), da revista Ciências & Cognição, buscou identificar o perfil motivacional e de interesse profissional dos alunos do Ensino Médio, levantando possíveis diferenças e relações entre as variáveis e, ainda, verificando se a motivação intrínseca pode prever a área de escolha profissional.

Participaram da pesquisa 524 alunos da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais e Paraná, que responderam a dois instrumentos: uma escala de aconselhamento profissional e uma escala de continuum motivacional. Os resultados evidenciaram uma relação entre motivação intrínseca e a área de Ciências Biológicas/da Saúde.

Foi observado que a motivação intrínseca pôde prever – em cerca de 10% – a área de escolha profissional dos estudantes dentro do campo das Ciências Biológicas e da Saúde. Os dados foram discutidos à luz das implicações psicoeducacionais e do aconselhamento de carreira, visando reduzir as dificuldades para a tomada de decisão profissional dos estudantes.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Citação:

Mariano, M. L. S., Oliveira, K. L. de, Inácio, F. F., & Inácio, A. L. M. (2021). Motivação para aprender e interesse profissional de alunos do ensino médio. Ciências & Cognição26 (2), pp. 277-290. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1677

Ciências & Cognição, Vol. 26, n.2, 2021.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Back To Top