Neurossessão-Cinema e Neurociências-por Elisabete Castelon konkiewitz

O “Neurossessão” é um projeto de ensino originado no curso de medicina da UFGD, que visa aprofundar a compreensão do comportamento humano, através da discussão transdisciplinar de obras cinematográficas de notado valor artístico. Na determinação do comportamento, na barreira fluida e dinâmica entre o normal e o patológico, intervêm múltiplos fatores, cuja discussão pode enriquecer a formação de médicos, psicólogos e demais profissionais que lidam com as complexidades do agir e do sentir humanos. A Psiquiatria, a Neurologia, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia e a Antropologia investigam o comportamento e o desenvolvimento do homem sob diferentes facetas e se encontram neste campo heterogêneo chamado Neurociências.


O cinema é uma arte mista relacionada às artes visuais, literatura, música e à dramaturgia, tendo se tornado no século XX uma das mais importantes formas de comunicação e expressão do comportamento e de viver do homem. O seu uso como ferramenta didática já é extensamente conhecido por sua eficácia, pois se trata de uma forma dinâmica, plástica e prazerosa de transmitir conhecimentos e despertar interesses para investigação dos mais diversos assuntos. Através dele, temas abstratos são apreendidos de forma imediata e impactante.
As atividades do grupo “Neurossessão” são desenvolvidas quinzenalmente em um espaço cedido por um acadêmico, sendo utilizado material audiovisual: televisor, som, projetor e DVDs. As sessões são supervisionadas pela coordenadora do projeto e assistidas por médicos e profissionais convidados que auxiliam e guiam as discussões. O procedimento adotado consiste em que um dos participantes realize uma breve apresentação do filme selecionado, buscando contextualizá-lo na obra do autor e no seu ambiente cultural, sendo o filme apresentado em seguida. Depois disso, é feito um levantamento das impressões da audiência, que levam a iniciar a discussão sobre alguns dos temas presentes no filme, que são analisados sob diferentes vertentes: cultural, psiquiátrica, psicanalítica, etc.
Foram apresentados e discutidos até o momento os seguintes filmes:
2013:
1. Funny games-Michael Haneke
2. O império dos sentidos-Nagisa Oshima
3. Street of Shame- Kenji Mizoguchi
4. O último tango em Paris-Bernardo Bertolucci
5. O deus da carnificina-Roman Polanski
6. Persona-Ingmar Bergman
7. O bebê de Rosemary-Polanski
8. Gêmeos, mórbida semelhança– David Cronenberg
9. A viagem de Chihiro– Hayao Miyazaki
2012:
1. Trono manchado de sangue-Akira Kurosawa;
2. Rashomon-Akira Kurosawa;
3. Um dia muito especial-Ettore Scola;
4. Pulp fiction- Quentin Tarantino
5. Dona Flor e seus dois maridos-Bruno Barreto
6. Dog Day-Sidney Lumet
7. O Processo -roteiro de Harold Pinter-direção: David Hugh Jones;
8. Tristana, uma paixão mórbida de Luis Buñel;
9. O pianista-Roman Polanski;
10.Wuthering Heights-Peter Kosminsky ;
11.Nostalgia-Tarkovski;
12.Medéia, Pier Paolo Pasolini;
- O pagador de promessas” (1962), de Anselmo Duarte;
- O cemitério dos vagalumes-Isao Takahata;
- A mulher da areia- Hiroshi Teshigahara ;
- Adeus minha concubina-Chen Kaige;
- A canção da estrada- Satyajit Ray;
- O cheiro do ralo-Heitor Dhalia;
19. The piano teacher- Michael Haneke;
20. Império dos sonhos- David Lynch;
21. O caminho para casa-Zhang Yimou;
22. Macbeth-Roman Polanski;
23. Contos da Lua Vaga–Kenji Mizoguchi
2011:
1) Nascidos em bordéis- Zana Briski;
2) Viridiana-Luis Buñel;
3) Cidade de mulheres-Fellini;
4) Noites de circo-Ingmar Bergman;
5) Através de um espelho-Ingmar Bergman;
6) Repulsa ao sexo-Polanski;
7) O inquilino-Polanski;
8) Viver a vida: Jean Luc Godard;
9) A bela da tarde-Luis Buñel ;
10)Noivo Neurótico, Noiva Nervosa-Woody Allen ;
11)O Casamento de Maria Brown, Rainer Werner Fassbinder;
12)Sonata de Outono, Ingmar Bergman;
13)Tudo Sobre Minha Mãe- Almodovar ;
14)O Processo-Orson Welles;
15)Laranja Mecânica- Kubrick;
16)O Gabinete Do Dr Caligari-Robert Wiener;

Os filmes apresentam uma alta complexidade temática, o que propicia uma discussão multidimensional, envolvendo aspectos culturais e comportamentais, analisados sob diversas abordagens. A interdisciplinaridade tem se demonstrado uma das carácterísticas fundamentais do projeto, dando lugar a uma troca de reflexões entre diferentes campos científicos, o que confere um alto valor educatico a este projeto, especialmente na atual concepção da ciência como rede de saberes.
Este projeto de ensino visa contribuir para uma formação integral e reflexiva dos acadêmicos de diferentes áreas do saber, em relação ao comportamento humano, usando filmes para alicerçar as discussões. Nesse sentido, o projeto tem aberto um espaço de diálogo interdisciplinar na UFGD que, num ambiente acadêmico, porém informal, favorece a construção de um conhecimento diferenciado e mais abrangente, ao tempo que fornece oportunidades de aprofundamento em temas pontuais através da troca entre os participantes. Futuros desafios, que têm sido propostos pelos participantes, podem consistir em realizar algum tipo de produção bibliográfica ou online contendo os resultados das discussões, com o fim de ampliar o número de pessoas beneficiadas pelas atividades do projeto.