Organização Ciências e CogniçãoCNPJ 13.413.391/0001-18

Integrando as ciências da mente, cérebro e educação

Capa do livro Alfabetização: Método fônico, com uma ilustração de crianças em uma sala de aula.

 

Capa do livro Alfabetização: Método fônico, com uma ilustração de crianças em uma sala de aula.

Nota editorial (2026-10-03): notícia de 2016 reproduzida do Instituto Alfa e Beto, sem assinatura nominal recuperada. O experimento de 2015 incluiu 16 adultos alfabetizados e duas escritas artificiais, não uma comparação de alfabetização infantil. Correções abaixo cotejam esse escopo e a seção de instrução fônica do relatório NRP 2000; não reavaliam integralmente Adams 1990 ou os relatórios brasileiros citados.

Um estudo publicado em 2015 pela Universidade Stanford (EUA), uma das instituições mais renomadas do mundo, apresenta evidências experimentais sobre diferenças de atividade cerebral associadas a estratégias de ensino da leitura em adultos. O estudo, de co-autoria de Bruce McCandliss, professor da Escola de Pós-Graduação em Educação e do Instituto de Neurociência de Stanford, fornece algumas das primeiras evidências de que uma estratégia de ensino específica para a leitura tem impacto direto no cérebro. Segundo a pesquisa, os adultos apresentaram melhor reconhecimento das palavras aprendidas com foco nas relações entre letra e som do que das palavras aprendidas por associação de palavras inteiras.

[Nota editorial (2026-10-03): o experimento com adultos registrou diferenças nos potenciais evocados e na lateralização da atividade cerebral; não mediu o número de conexões cerebrais em crianças.] “A pesquisa é emocionante porque utiliza a neurociência cognitiva e a conecta a questões com significado profundo para a história da pesquisa em educação”, disse McCandliss em entrevista ao site de notícias de Stanford. A pesquisa contou também com a coordenação de Yuliya Yoncheva, da Universidade de Nova York, e Jessica Wise, estudante de pós-graduação da Universidade do Texas, em Austin, ambas nos Estados Unidos.

Publicado na revista Brain and Language, o estudo partiu de uma nova linguagem escrita e buscou ensiná-la a um grupo de 16 adultos, sendo que os mesmos participantes aprenderam duas escritas artificiais, uma com instrução fônica e a outra com associação de palavras inteiras. Depois de aprender várias palavras sob ambas as abordagens, as palavras recém aprendidas foram apresentadas em um teste de leitura, enquanto as ondas cerebrais foram monitoradas.

Segundo os exames, a resposta cerebral mais rápida para as palavras recém aprendidas foi influenciada pela técnica de ensino. Aquelas palavras que foram aprendidas pelo método fônico induziram a atividade neural do lado esquerdo do cérebro, que engloba as regiões visuais e de linguagem. Em contraste, palavras aprendidas através de associação da palavra inteira mostraram atividade de processamento no hemisfério direito. McCandliss observou que o forte engajamento do hemisfério esquerdo durante o reconhecimento de palavras é uma característica marcante de leitores qualificados. Segundo o pesquisador, os resultados reforçam a ideia de que a forma como um aluno concentra sua atenção durante a aprendizagem tem impacto profundo sobre o que é aprendido.

Outros estudos investigam benefícios da instrução fônica sistemática em comparação com abordagens sem esse componente ou com menor ênfase nele, especialmente com alunos que apresentam dificuldades de leitura. Em 1990, a pesquisadora americana Marilyn Adams publicou uma revisão da literatura disponível desde 1960 e constatou que esses estudos revelavam a importância da consciência fonológica e fonêmica como fatores associados à predição do sucesso da alfabetização. A notícia atribui a Adams a conclusão de que métodos fônicos, que usam a associação fonema-grafema, quando implementados de maneira sistemática e explícita, são mais eficazes do que os outros.

No ano 2000, a alfabetização também foi tema nos Estados Unidos do National Reading Panel. O relatório menciona cerca de 100 mil estudos existentes sobre leitura, sem afirmar que todos foram analisados. Na seção de instrução fônica, foram selecionados38 estudos, com66 comparações entre grupos, que favoreceram instrução fônica sistemática em relação a ensino com pouca ou nenhuma instrução fônica.

O relatório encontrou benefícios em leitura e ortografia, inclusive em crianças com dificuldades; os efeitos em compreensão variaram por etapa escolar. Houve benefícios em diferentes níveis socioeconômicos, sem diferença estatisticamente significativa entre os efeitos dos grupos de menor e maior nível socioeconômico. A instrução sistemática e explícita foi favorecida. [Precisão editorial,2026-10-03: o relatório não encontrou diferença estatisticamente significativa entre os tipos sistemáticos comparados, incluindo o fônico sintético; portanto não sustenta sua superioridade exclusiva. O componente fônico também não substitui os demais componentes da leitura.]

No Brasil, em 2003, a Câmara dos Deputados organizou um grupo de estudos que buscou produzir uma análise rigorosa das evidências científicas mais atualizadas sobre o tema elaborada conjuntamente por uma equipe de cientistas nacionais e internacionais, que contou com a participação e coordenação de João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, além da participação de Marilyn Adams, Roger Beard, dentre outros. O trabalho resultou no relatório intitulado Alfabetização infantil: novos caminhos. Já em 2011, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) produziu o relatório Aprendizagem Infantil, que também aborda as evidências científicas mais relevantes e robustas a respeito da alfabetização. O trabalho contou com a participação de diversos pesquisadores brasileiros, entre eles o presidente do Instituto Alfa e Beto.

Saiba mais sobre a recente pesquisa da Universidade Stanford (apenas em inglês).

texto disponível em: http://www.alfaebeto.org.br/blog/novo-estudo-comprova-eficacia-de-metodo-fonico-na-alfabetizacao/

acessado em: 06/09/2016

Voltar ao início