III SEMINÁRIO CIÊNCIAS E COGNIÇÃO (III SCC)

e

I ENCONTRO CIÊNCIAS E COGNIÇÃO (I ECC)

Tema: “Novas Fronteiras Cognitivas”

16 a 18 de março de 2011

Rio de Janeiro – RJ

III Seminário Ciências e Cognição I Encontro Ciências e Cognição, com o tema Novas Fronteiras Cognitivas voltou-se para a promoção da articulação de ideias, experiências e conhecimentos entre os professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de educação e neurociências. Com este propósito, o NuDCEN (Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências), da UFRJ, e a revista científica Ciências e Cognição, da Organização Ciências e Cognição, organizaram e apresentaram o evento.

Local: Casa da Ciência – R. Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Público Alvo : Graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área da Educação e das Neurociências, áreas correlatas e interessados na temática do evento.

Apoio : Organização Ciências e Cognição, UFRJ, UFF, FAPERJ, CNPq, Gráfica da UFRJ.

Coordenação : Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (UFRJ), Prof. Dr. Gláucio Aranha (OCC) e Profa. Dra. Luciane Fragel-Madeira (UFF).

Objetivo Geral

–  Estabelecer um espaço propício para debates e exposição de experiências acadêmicas entre os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de educação, áreas correlatas e interessados na temática do evento.

Objetivos Específicos

–  Despertar novas ideias e difundir conhecimentos científicos que contribuam para o campo da neuroeducação;
–  Estabelecer um espaço de referência para que profissionais e pesquisadores possam apresentar seus estudos e pesquisas, provocando a troca de experiências através de áreas temáticas sobre os assuntos ligados à fronteira da Educação e das neurociências;
–  Facilitar o acesso a abordagens multi e interdisciplinares em relação ao tema do evento, por meio de palestras com pesquisadores (doutores) e profissionais com experiência comprovada em suas áreas;
– Estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa e o desenvolvimento da neuroeducação e áreas correlatas.
–  Promover reflexões de ordem científica e técnica, favoráveis à construção de novos horizontes acadêmicos.

ATIVIDADES SOCIAiS:

Com o fim de promover a integração dos participantes e confraternização dos mesmos, estão previstas algumas atividades sociais para as noites e “happy hours” dos dias do evento.

PROGRAMAÇÃO 

DIA 16/03/2011 

Sessão 1
09:00 / 12:30 – TEMA: CONSTRUÇÕES COGNITIVAS E LINGUAGEM

PALESTRANTES:
– “Filosofia e linguagem” – Prof. Dr. Antônio do Amaral Serra (Universidade Federal Fluminense)
– “Cognição, linguagem e deficiência visual” – Profa. Dra. Virgínia Kastrup (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
– “Linguagem na Evolução humana” – Prof. Dr. Beto Vianna (Universidade Federal de Minas Gerais)
– “Linguagem e hipermídia: novos esquemas cognitivos” – Prof. Dr. Glaucio Aranha (Organização Ciências e Cognição)

Sessão 2
14:00 / 17:20 – TEMA: NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DA MEMÓRIA

PALESTRANTES:
– “Desenvolvimento cognitivo e períodos críticos” – Prof. Dr. Claudio Alberto Serfaty (Universidade Federal Fluminense)
– “Aprendizado e memória: das moléculas à cognição” – Profa. Dra. Jainne Ferreira (New York University)
– “Transtornos de aprendizado e comportamento da criança e do jovem: uma visão clínica” – Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz (Universidade Federal de Grande Dourados)

DIA 17/03/2011 

Sessão 1 
09:00 / 12:30 – TEMA: COGNITIVIDADE E NOVAS FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS

PALESTRANTES:
– “Caminhando sem visão e sem medo: Experimento locomotor com dispositivo de substituição sensorial visuo/tátil ” – Profa. Dra. Sylvia Beatriz Joffily (Universidade Estadual do Norte Fluminense)
– “O uso de ambientes de Realidade Virtual e Realidade Aumentada nareabilitação cognitiva” – Profa. Dra. Rosa Maria E. Moreira da Costa (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
– “As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes” Prof. Dr. Clynton Corrêa (UFPR)
– ” Documentário biográfico: criação, memória e aprendizagem ” – Profa. Dra. Denise Tavares (Universidade Federal Fluminense)

NEUROCINE 
(evento paralelo)

14:00 / 17:20 – MESA-REDONDA COM ESPECIALISTAS, APÓS EXIBIÇÃO DO FILME “LONGE DELA” COM TEMÁTICA SOBRE NEUROCIÊNCIAS. DISCUSSÂO ABERTA PARA PARTICIPAÇÂO DA PLATEIA

DIA 18/03/2011 

(Estudos avançados)

Sessão 1 
09:00 / 12:30 – TEMA: BASES CELULARES E MOLECULARES DA APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

PALESTRANTES:
– ” Estratégias para prevenção e tratamento de prejuízos na memória ” Profa. Dra. Monica Rocha (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
– “Oligomeros A beta tóxicos da doença de Alzheimer prejudicam a sinalização de insulina cerebral por mecanismos comuns a diabetes tipo-2” Profa. Dra. Theresa Rachel Bonfim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
– “A interação entre proteínas de ancoragem de receptores glutamatérgicos e d -catenina inibe a polimerização aberrante de actina” Profa. Dra. Jainne Ferreira (New York University) e Prof. Dr. Edward Ziff (New York University) (em inglês)

Sessão 2 

14:00 / 17:20 – TEMA: BASES CELULARES E MOLECULARES DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PALESTRANTES:
– “Drogas, Plasticidade Sináptica e Dependência” Prof. Dr. Ricardo Reis (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
– “Co-exposição a drogas de abuso na adolescência de camundongos: resultados do laboratório de neurofisiologia da UERJ ” Profa. Dra. Yael Abreu-Villaça (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
– “A Role for AMPA Receptor Trafficking in Natural Reward Responses” – Prof. Dr. David S. Tukey (New York University) (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Voltar ao topo