FAQs (Perguntas mais Freqüentes)

 

Bem-vindo à nossa página de perguntas mais frequentes! Se você tiver dúvidas ou comentários, por favor contacte-nos para mais informações.

 

1 – Quem é elegível para participar da competição do Rio de Janeiro?

2 – Quais são os benefícios de participar na Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro?

3 – Qual é o formato da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro?

4 – Qual é a língua oficial das Olimpíadas? Posso competir sem saber inglês?

5 – Como posso me preparar para competir em uma Olimpíada de Neurociências?

6 – Onde posso obter uma cópia do Brain Facts?

7 – Onde posso obter uma cópia de Neurociência: A Ciência do Cérebro?

8 – Há exemplos de perguntas que eu possa consultar?

9 – Eu gostaria de participar daOlimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro, mas não resido no Rio de Janeiro. Posso participar?

 ________________________________________________________________________________

1 – Quem é elegível para participar da competição do Rio de Janeiro?

A Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (ONRJ) é um programa lançado para motivar os alunos do ensino médio na busca por conhecimento sobre neurociências. Exigimos que nossos concorrentes estejam matriculados em alguma instituição de ensino médio ou tutorial equivalente, mas não pode ter menos de 14 e não mais de 19 anos de idade na época da realização da competição nacional (Julho). Nenhum candidato pode participar em mais de uma competição por ano, mas alunos de todos os cantos do país podem competir pelo Comité do Rio de Janeiro, desde que em sua cidade de origem não haja outro Comitê Local.

 

2 – Quais são os benefícios de participar na Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro (ONRJ)?

Os prêmios a serem fornecidos para os participantes e os vencedores da ONRJ podem variar. Eles irão incluir camiseta e certificados para todos os participantes, medalha (para o competidor) e troféu (para a instituição representada pelo competidor) para os três primeiros colocados. Conforme os patrocinadores teremos prêmios distribuídos para todos os competidores e alguns itens especiais aos três primeiros colocados, o que pode incluir livros, bolsas de estudos em cursos e equipamentos eletrônicos!  O primeiro colocado fica habilitado a competir nacionalmente. Ao participar, os estudantes não só competem por uma premiação, mas aprendem sobre neurociências e cooperação, tanto no que se refere aos aspectos básico e clínicos como sua relação com o nosso dia-a-dia.

Se o Campeão do Rio de Janeiro vencer o Campeonato Nacional, que ocorrerá em Julho, no Rio de Janeiro, poderá concorrer internacionalmente. Este ano a Competição Internacional  (International Brain Bee) ocorrerá em Viena (Áustria) durante o mês de Setembro/2013 e os vencedores da Competição Internacional recebem os seguintes prémios: o terceiro colocado recebe US$ 1.000,00 (mil dólares), o segundo colocado recebe US$ 2.000,00 (dois mil dólares) e o primeiro colocado recebe U$$ 3.000,00, (três mil dólares) mais um troféu individual, um troféu para a sua escola e um estágio de verão com um internacionalmente renomado neurocientista.

 

3 – Qual é o formato da Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro adotou o mesmo sistema Nacional e Internacional de Olimpíadas de Neurociências, que utiliza perguntas orais e os competidores respondem de modo curto e objetivo. As respostas podem ser orais ou escritas, conforme a prova. Algumas questões são objetivas e outras discursivas sobre os conteúdos que podem incluir: neuroanatomia, neurohistologia, neurofisiologia, neuropatologia (o estudo de doenças do sistema nervoso), diagnóstico de paciente, testes laboratoriais, dentre outros conteúdos. Dependendo do número de concorrentes inscritos, a competição será precedida por uma pré-seleção objetiva a ser divulgada com antecedência pelo site da ONR.

 

4 – Qual é a língua oficial das Olimpíadas? Posso competir sem saber inglês?

As provas são formuladas originalmente em inglês. Entretanto, no caso das competições realizadas no Brasil, temos autorização para as realizar em português e inglês. Vale lembrar que este será o mesmo critério adotado na competição nacional. No entanto, na competição internacional só será permitido o uso do inglês e não há previsão para alternativas de tradução.

 

5. Como posso me preparar para competir em uma Olimpíada de Neurociências?

As questões trabalhadas na Olimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro, seguindo  o mesmo padrão das Olimpíadas  Nacional e Internacional, são formuladas a partir do material contido basicamente em duas publicações. A maioria dos países de língua Inglesa utiliza a publicação denominada Brain Facts (Fatos do Cérebro),  a qual é grátis. Você pode fazer o download do livro Brain Facts 2012 (LIVRO – Brain Facts 2012)  ou a partir do site da Sociedade de Neurociências (Society for Neuroscience).  A maioria dos países de outra língua que não a inglesa utilizam o livro “Neurociências – Ciência do Cérebro”, publicado por The British Neuroscience Association (Copyright British Neuroscience Association 2003, tradução em 2007 por João O Malva –  Instituto de Bioquímica, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal).

Como adotaremos no Rio de Janeiro atividades práticas, recomendamos o uso de livros de neurociências, sites institucionais e outros meios e que abordem neuroanatomia e neurohistologia básicas, assim como os sinais, sintomas e os critérios de diagnóstico de desordens neurológicas comuns e de psiquiatria. Uma indicação para consulta geral em língua inglesa é o site da Enciclopédia de Medicina da Medline Plus, o qual pode ser encontrado na Biblioteca Nacional de Medicina. Maiores informações podem ser obtidas na página Material de Estudo.

 

6. Onde posso obter uma cópia do Brain Facts?

Não há até o momento uma versão em português do livro Brain Facts (Fatos do Cérebro). A versão em inglês está disponível no site da Sociedade para a Neurociência (Society for Neuroscience). Estudantes ou professores podem solicitar uma cópia impressa através do mesmo site.

 

7. Onde posso obter uma cópia de Neurociência: A Ciência do Cérebro?

As cópias podem ser baixado gratuitamente a partir do site da Organização Internacional para a Pesquisa do Cérebro (IBRO)  e clique no link para a Campanha Cérebro, onde você poderá encontrar a versão em 21 idiomas. Estudantes ou professores interessados  em solicitar uma cópia impressa da publicação também deve visitar o site para mais informações.

 

8. Há exemplos de perguntas que eu possa consultar?

Ainda não temos amostras de perguntas utiizadas em Olimpíadas de Neurociências no Brasil. Entretanto, algumas questões podem ser visualizadas em nossa pagina Exemplo de Questões  e que estão disponíveis para guiar os estudos. Todas as questões serão formuladas por um Comitê Internacional e sempre são baseadas nos dois livros indicados pelo mesmo. Assim, recomendamos o estudo destes livros (Brain Facts e Neurociências – Ciência do Cérebro).

 

9. Eu gostaria de participar daOlimpíada de Neurociências do Rio de Janeiro, mas não resido no Rio de Janeiro. Posso participar?

Se não existe um Comitê Local em sua cidade ou região, convidamos você a participar em nossa Olimpíada de Neurociências! Consulte no site da Olimpíada Brasileira de Neurociências se não há um Comitê Local  em sua cidade ou região. Caso não tenha, você poderá representar o Rio de Janeiro!

 

 

_________________________________________________________________________________________

Esta Olimpíada de Neurociências é um evento sancionado oficialmente pela ©International Brain Bee

© 2012 Organização Ciências e Cognição. Todos os Direitos Reservados. Por favor, envie sugestões de melhorias, correções e comentários para o suporte Web (assessoria@cienciasecognicao.org), aos cuidados de Glaucio Aranha.