Até o dia 23 de janeiro de 2022, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes, da UFRJ.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgou a abertura de inscrições para o ingresso no CURSO DE MESTRADO, do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde. O programa está qualificado no extrato de cursos de excelência, na última avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016), conceito 6.
O Programa de Pós-graduação do NUTES foi criado em 1996 e teve seu curso de Mestrado credenciado pelo MEC/CAPES em 1999. Originalmente voltado para a investigação da Tecnologia Educacional em Saúde, com a renovação do corpo docente e o atendimento à crescente demanda de professores do ensino básico, o programa naturalmente ampliou suas temáticas de pesquisa, de forma a (i) estender a discussão sobre educação em saúde, tradicionalmente relacionada ao ensino superior, para os níveis de ensino fundamental e médio, (ii) incluir uma discussão acerca do papel das tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências na escola básica, gerando assim contribuições para a área de Ensino de Física, Química e Biologia, (iii) integrar dimensões socioculturais relevantes no estudo das relações entre educação, ciências e cultura em ações educativas em ciências e saúde em espaços formais e não formais. Esta ampliação do escopo das atividades do Programa configurou uma nova identidade acadêmica, concretizada em dois níveis institucionais: (i) na reestruturação de sua proposta de formação para responder à crescente demanda da sociedade, de profissionais das áreas da saúde e de professores do ensino básico por investigações acerca das relações entre Educação, Ciências e Saúde e (ii) na mudança do Programa, que estava alocado na área Multidisciplinar, para a área de Ensino de Ciências e Matemática, atualmente área de Ensino (Área 46) que já abrigava programas cujas propostas estavam voltadas para o campo da Educação em Saúde.
Em sua atual configuração a proposta do programa se organiza a partir de uma visão crítica das relações entre educação, ciências e saúde, respondendo aos desafios postos pelo contexto educacional e de formação de professores das ciências e de profissionais de saúde. O trabalho acadêmico é desenvolvido em cinco laboratórios de pesquisa que abrigam grupos cadastrados no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq. A equipe docente conta com 16 professores credenciados, sendo 14 permanentes e 03 colaboradores (Normas para credenciamento de Docentes no Programa – Aprov. CEGNUTES 21/06/2018). Deste total, cinco são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O programa tem tido fluxo regular de formação e tempo médio de titulação adequado aos limites sugeridos pela CAPES. Seu impacto social é atestado pelo alto índice de aprovação dos titulados em concursos públicos, pela atuação de seus egressos em instituições de ensino superior e no sistema de saúde, pelos significativo número de projetos financiados, pela produção acadêmica docente e discente em periódicos e eventos classificados nos estratos superiores do Qualis da área 46, pelo desenvolvimentos de materiais didáticos e de ações de formação permanente. As cooperações acadêmicas do Programa em nível nacional e internacional foram ampliadas, o que tem permitido aos doutorandos realizar estágios doutorais no exterior. Até a presente data, o Programa já formou 247 mestres e 46 doutores, oriundos principalmente das áreas das ciências naturais e biomédicas.
O edital está disponível em: http://www.ppgecs.nutes.ufrj.br/wp-content/uploads/Edital-959-Mestrado-PPGECS-2022.pdf
Mais informações: http://www.ppgecs.nutes.ufrj.br/processo-seletivo/