No dia 15/03, o projeto Construindo o Saber desenvolverá ações durante a VIII Semana do Cérebro, de 2017. Atividades como a oficina Pintando o Cérebro com Cisticerco, levam ao participante informações sobre a ação dos parasitas no cérebro de forma lúdica.
Este é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa promover a divulgação científica em Parasitologia, Educação e Saúde, de forma interdisciplinar realizando a alfabetização/divulgação científica. Temas transversais aos parâmetros curriculares nacionais (PCN’s), como ambiente e saúde, serão levados em módulos com diferentes oficinas sobre os parasitos (protozoários, vírus, bactérias e helmintos) veiculados pela água e alimentos, mecanismos de transmissão destes patógenos, e insetos veicularores de patógenos, como Aedes aegypt transmissor dos vírus que causam a Dengue, da febre Chikungunya e da Zica Vírus.
Esta iniciativa leva oficinas em módulos:
- Visualização de parasitos (helmintos e protozoários) veiculados pela água, bem como visualização de insetos que podem transmitir patógenos ou causar doenças;
- Pintando o cérebro com cisticerco, que traduz a contaminação humana com ovos de Taenia solium (solitária), devido à má educação sanitária e;
- Higenização das mãos, como uma das importantes medidas profiláticas para se prevenir dos principais parasitas gastrointestinais.
DATAS E HORÁRIOS:
.
- 15/03/2017 (das 09:00 às 17:00 h) – Universidade Federal do Rio de Janeirio (UFRJ)
- Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS), área anexa ao Auditório Quinhentão, subsolo do Bloco K, Campus da Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ – Para ver o mapa: Clique aqui.