Ressignificação do Yoga na Educação em Saúde Escolar

A dissertação de mestrado “Transmidia no Ensino de Yoga: processo de ressignificação semiótica na educação em saúde escolar”, desenvolvida por Nicole Bonavita, no Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/UFRJ), sob orientação do Prof. Dr. Glaucio Aranha (NUTES/UFRJ), investiga o uso da transmidia no ensino de Yoga e o processo de ressignificação semiótica na educação em saúde escolar. O estudo foi realizado com turmas do ensino fundamental e médio em uma escola pública de Belford Roxo, Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar como a transmidia pode ampliar o horizonte semântico dos estudantes em relação ao Yoga, promovendo uma ressignificação desse signo cultural.

O conceito de “semiosfera”, desenvolvido por Iury Lotman, foi central na análise, focando nas zonas de conflito semiótico e na imprevisibilidade das transformações de sentido. Intervenções sequenciais de 50 minutos ao longo de sete semanas utilizaram textos multimodais para criar um ambiente de aprendizado diversificado. Os resultados mostraram ricos processos de ressignificação do Yoga, impactando significativamente a percepção dos alunos sobre a prática como uma atividade promotora de saúde e bem-estar.

Este estudo destaca a importância da abordagem transmídia e da semiótica cultural na educação em saúde, demonstrando como múltiplas linguagens e suportes podem enriquecer o entendimento e a adesão dos estudantes a práticas integrativas e complementares. A dissertação contribui para a valorização e legitimação do Yoga no contexto escolar, alinhando-se com as políticas de saúde e educação que promovem práticas de autocuidado e bem-estar integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao início