Religiosidade e Neurociências

Michael A. Ferguson

Por Jainne Martins

Estudos do grupo de Michael Ferguson (PhD), líder de pesquisa do Centro de Terapêutica de Circuito Cerebral de Brigham, sugerem que a espiritualidade e a religiosidade estão enraizadas na dinâmica neurobiológica fundamental e profundamente entrelaçadas no tecido neural. Segundo o autor, houve surpresa ao descobrir que o circuito cerebral para a espiritualidade está centrado em uma das estruturas mais preservadas evolutivamente, a substância cinzenta periaquedutal (PAG). Trata-se de uma região do tronco cerebral que tem sido implicada em várias funções, incluindo condicionamento do medo, modulação da dor, comportamentos altruístas e amor incondicional.

O Dr. Ferguson é professor de neurologia na Harvard Medical School e conferencista na Harvard Divinity School. Antes disso, ele foi Instrutor do Curso de Desenvolvimento Humano, na Cornell University. Dr. Ferguson está se preparando para lançar o novo Laboratório de Neuroespiritualidade em conjunto com o Center for Brain Circuit Therapeutics, em Boston. Ele também está organizando um programa de pesquisa científica médica da Spiritual Therapeutics, no Brigham and Women’s Hospital, um hospital universitário da Harvard Medical School.

 


Jainne Martins Ferreira – É colunista de Ciências e Cognição, na área de divulgação científica. Atua como Diretora do Núcleo de Neurociências na NGI. Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atuou como professora de Morfologia e Fisiologia dos cursos da área de saúde da Unigranrio. Realizou pós-doutoramento na New York University e no Laboratório de Farmacologia e Bioquímica Molecular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7045054695928936

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao início