Digital Storytelling na aprendizagem da cultura corporal de movimento com o Yoga

O vídeo “Digital Storytelling na aprendizagem da cultura corporal de movimento com o Yoga” é o registro da comunicação oral apresentada por Nicole Bonavita (PPGECS/UFRJ), durante o evento bilingue ‘XVI Congress of Brazilian Studies Association (BRASA).

Assista o vídeo no canal Ciências e Cognição [Youtube], link https://youtu.be/PKVQLUNPoVE

RESUMO: É possível dizer que o storytelling pode ser utilizado como uma ferramenta de aprendizagem e construção do conhecimento através do compartilhamento do repertório de experiências cotidianas de um sujeito ao longo da vida. Essa bagagem de experiências, quer seja adquirida por meio formal ou não, pode ser usada como instrumento pedagógico de aprendizagem por meio da narrativa. Estas são apropriadas e modificadas, constantemente, pelos indivíduos que ouvem ou leem tais narrativas. O digital storytelling trouxe um novo conceito de metodologia de aprendizagem, propondo o uso de narrativas como facilitador da construção do conhecimento. Viabilizou, assim, a entrada do receptor como sujeito participativo no processo de aprendizagem. Isto porque abre a possibilidade de compartilhamento do ponto de vista deste sujeito-aprendiz à medida que o processo de aprendizagem vai ser oportunizado, com ênfase no uso de dispositivos midiáticos. Estes ampliam as possibilidades expressivas do aprendiz, estimulando a operacionalização de processos ativos de produção, recepção e circulação de informações, formação de conexões (rede de conhecimentos), articulando memórias anteriores aos estímulos apresentados no processamento atual das informações. Estudos mostram que a metodologia ativa do digital storytelling favorece o processo de modificabilidade e ressignificação dos conteúdos pelo receptor, estabelecendo diálogos mais explícitos entre os novos inputs e o contexto do aprendiz. Explora, ainda, diversas formas de produção, do uso de signos linguísticos verbais (orais ou escritos) a signos corporais. Este estudo volta-se para a questão da possibilidade do uso da metodologia de ensino digital storytelling, em multiplataformas midiáticas, como instrumento de intervenção pedagógica na aprendizagem da cultura corporal de movimento (CCM) através do yoga. A CCM é o estudo de práticas corporais ou atividades físicas através de um viés sócio-histórico, com o objetivo de compreender os sentidos e significados dos diferentes contextos em que aquela manifestação corporal foi ou é construída pelo sujeito. Assim, busca-se proporcionar ao aluno a apropriação das narrativas sobre e relacionadas ao yoga, com o fim de gerar espaços interpretativos em relação à prática de posturas (ásanas), para construir novos significantes. O yoga está um objeto de conhecimento sugerido pela Base Nacional Comum Curricular, mas ainda pouco abordado neste viés.

COMO CITAR ESTE VÍDEO (ABNT):

BONAVITA, Nicole. Multimídia e pandemia como promotores de transformação cerebral. Ciências e Cognição [Youtube], 15 de julho de 2022. Disponível em: https://youtu.be/sRhJiEkQX5E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao início