Elementos neurocognitivos da atenção seletiva para a compreensão da transição escolar de noções matemáticas

A aprendizagem de noções matemáticas exige estratégias que favoreçam a “atenção seletiva” dos alunos de modo a considerar informações relevantes e ignorar as irrelevantes. O artigo Elementos neurocognitivos da atenção seletiva para a compreensão da transição escolar de noções matemáticas, dos pesquisadores Kleyfton Soares da Silva (Instituto Federal Goiano – IFG) e Laerte Silva da Fonseca (Instituto Federal de Sergipe – IFS), publicado no volume 26(1), da revista Ciências & Cognição, buscou identificar as noções matemáticas mais importantes que requisitam atenção seletiva no Ensino Fundamental (EF) e que são esperadas pelo Ensino Médio (EM).

A pesquisa tem natureza qualitativa de cunho teórico e documental. Considerou-se princípios da epistemologia das noções matemáticas, da análise de funções cognitivas em atividades de trigonometria e dos Níveis do Funcionamento do Conhecimento. Além disso, lança mão de fundamentos neurocognitivos da atenção para a elaboração de uma matriz de referência, que serviu de lente para identificar os tipos e níveis de tarefas que requisitam atenção seletiva.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores apontaram no sentido de que existe um conjunto de conhecimentos no EF (Grandezas e Medidas) potencial motor para dar suporte aos pares de ideias fundamentais, previstos no BNCC, no que se refere às “relações e inter-relações” do EM. Como proposta baseada nas discussões desse trabalho, foram apresentados pelos pesquisadores três tipos de tarefas com o intuito de alcançar as exigências neurocognitivas e didáticas esperadas pela transição escolar entre o EF-EM.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Citação: Fonseca, L. S. da, & Silva, K. S. da. (2021). Elementos neurocognitivos da atenção seletiva para a compreensão da transição escolar de noções matemáticas. Ciências & Cognição, 26(1). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1626

SOBRE OS AUTORES

Laerte Silva da Fonseca (Instituto Federal de Sergipe – IFS) – Doutor e pós-doutor em Educação Matemática (UNIAN/SP), Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS). Especialista em Neuropsicologia (UNIFESP), Especialista em Neuroaprendizagem (Instituto Saber, BR). Graduando em Psicologia (Estácio/SE).

Kleyfton Soares da Silva (Instituto Federal Goiano – IFG) – Doutorando em Ensino de Ciências (USP), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS). Especialista em Neurociência e Educação (UCAM). Docente EBBT do Instituto Federal Goiano.

Ciências & Cognição, Vol. 26 (1), 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao início