O uso do audiovisual no ensino de enfermagem: reflexões sobre práticas, contribuições e perspectivas

Está disponível no canal do YouTube de Ciências e Cognição a gravação da apresentação “O uso do audiovisual no ensino de enfermagem: reflexões sobre práticas, contribuições e perspectivas“, que registra a fala do Prof. Dr. Américo de Araújo Pastor Junior (UFRJ), durante o evento bilingue XVI Congress of Brazilian Studies Association (BRASA), de 2022.

A gravação pode ser acessada através do link: https://youtu.be/MorZLRwDOm4

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa focada em audiovisuais (vídeos e filmes) no ensino de enfermagem, a partir do reconhecimento de seu uso recorrente e da carência de estudos realizados a partir de contextos reais. O uso do audiovisual no ensino de enfermagem muitas vezes é pautado por ideias que não são baseadas em pesquisas empíricas. Assim, a pesquisa buscou caracterizar a produção científica sobre os usos do audiovisual no ensino de enfermagem e estudar os usos desses meios em contextos reais de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se apoia principalmente no modelo de codificação/decodificação, de Stuart Hall, que concebe a comunicação como um processo marcado por complexidades, circularidades, multilinearidades e multidirecionamentos, em que produtores e receptores de uma determinada mídia negociam ativamente seus sentidos e significados. A revisão da literatura indicou que há predominância de estudos de validação e efetividade, em que os recursos audiovisuais são utilizados majoritariamente como reprodução da realidade, principalmente para desenvolver habilidades clínicas para ilustrar procedimentos ou aproximar os alunos de contextos reais de ação. Os estudos de recepção audiovisual foram realizados em contextos específicos do ensino de enfermagem, em geral, por meio de análise audiovisual e exposição experimental aos alunos das turmas do curso de graduação em enfermagem. Demonstraram que os espectadores tendem a transcender as expectativas didáticas dos audiovisuais e os utilizam como recurso para discutir e pensar sobre sua formação, desafios profissionais e entraves políticos na produção do cuidado no serviço de saúde. Esses resultados somam-se a pesquisas anteriores sobre educação médica e levam a pensar em inovações no uso de audiovisuais na formação de profissionais de saúde como forma de promover discussões para além dos espaços curriculares e conectar-se às experiências e expectativas dos alunos. Isso se mostra como uma oportunidade de utilizar os audiovisuais para promover uma formação profissional ainda mais humanizada.

COMO CITAR ESTE VÍDEO (ABNT):

PASTOR, Américo. PEREIRA, Marcus Vinícius, REZENDE FILHO, Luiz Augusto de Coimbra. The use of audiovisuals in nursing education: reflections on practices, contributions, and perspectives of innovations. Ciências e Cognição [Youtube], 02 de abril de 2022. Disponível em: https://youtu.be/MorZLRwDOm4

Sobre o palestrante

Prof. Dr. Américo de Araujo Pastor Junior é Professor Adjunto, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio pós-doutoral em Ensino de Saúde (EEAAC-UFF) e Cognição Social (UCP). Possui doutorado e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES-UFRJ), bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis e bacharelado em Desenho Industrial (Design – Programação Visual) (UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre aprendizagens mediadas por tecnologias, linguagens e audiovisuais nos espaços formais e não formais de educação em ciências e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao início